19 março, 2010

Propostas pª melhorar a capacidade educativa - 1


1ª Proposta: Retirar conclusões práticas do Seminário Internacional no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, em Dezembro de 2007. Não temos acesso às comunicações nem às conclusões. Contudo, dou crédito a Belmiro de Azevedo e assumo, como minha, esta proposta de melhoria da capacidade educativa. O que posso esperar? Tudo o que o título do seminário sugere: Descentralização e autonomia. Mas também maior capacidade para adequar a escola às diferentes realidades sócio-culturais e económicas.

2ª proposta: Levar a escola à descoberta da realidade social e dos valores: Valores da liberdade, do trabalho e da cidadania. O video abaixo é um exemplo, apenas um, do que pode ser feito.

3ª Proposta: Discutir e retirar conclusões práticas da proposta de Projecto de Lei nº 149/XI/1.ª, apresentado na Assembleia da República e que visa criar os Gabinetes Pedagógicos de Integração Escolar (GPIE). Da introdução do projecto retiro este pequeno extrato:"A Escola como local de ensino e de aprendizagem deve necessariamente comportar as dimensões sociais do comportamento, numa perspectiva que se enquadre na orientação da formação integral do indivíduo. A preparação para uma vida colectiva, em sociedade e participativa deve constituir um iniludível objectivo da escola, no cumprimento do seu papel enquanto pilar da Democracia."

PS: Acabo de receber os parabéns pelo meu post em que denúnciava o "Estatuto do Aluno", eu e um psiquiatra conhecido. Isso mesmo, foi o Cavaco que, querendo tirar o mérito à ministra, veio elogiar o meu blog.

1 comentário: