24 maio, 2010

Carta Aberta a José Mourinho


Há quem o queira ver como um produto. Como uma valiosa Marca Nacional. Há quem o queira como embaixador ou promotor da qualidade dos produtos nacionais...

Não sei se Mourinho resistirá à tentação de ser uma dessa coisas. Por mim tenho esperança de que ele aceite o desafio que lhe faço aqui inspirado por uma amiga que escreveu no seu blogue a propósito de manifestações nacionalistas, “Mourinho mantém um distanciamento público desse tipo de intervenções o que lhe permite a autoridade da autonomia e a não disponibilidade para se prestar a manipulações - além de manter os seus admiradores sem brechas ideológicas... “Achei linda esta afirmação. Disse-lho e prometi que iria escrever esta carta aberta:


Caro José Mourinho,

Escrevo esta carta com emoções desencontradas, desejos divididos e expectativas contraditórias.

Emoções desencontradas. Reconhecendo-te genialidade, quero partilhar a euforia, ovacionar-te, gritar o teu sucesso como se ele fosse nosso. Mas tal é contrariado pela lástima de ver o teu sucesso a reforçar a toxicodependência do nosso povo que, graças também a ti, acumula ópios de fé e vai esquecendo vidas e destinos…

Desejos divididos. Gostaria de te ver ganhar sempre, sempre e sempre. Mas tal desejo é contrariado pelo receio de que tais vitórias se traduzam em respostas extremas de "scolarização" das janelas, das portas, dos nossos corações, embandeirando em arco valores que não dão pão nem ao corpo nem à alma…

Expectativas contraditórias. Anseios de te ver liderar os “galácticos”, resolver Aldanos e balneários, meter a imprensa espanhola em sentido e ganhar tudo outra vez. Mas tal desejo tropeça na expectativa de te ver assumir outros desafios, longe de ópios do povo e vitórias futebolísticas, ao leme de Portugal, não como marca, não como treinador de futebol, mas sim como líder de uma rota ganhadora contra adversários que tu sabes tão bem estudar…

Todos te reconhecemos competências únicas, gestos de mágico, olhares convincentes, vozes adequadas, arrogâncias e provocações bem norteadas. Sabes lidar com a imprensa golpista como ninguém. Todos os jornais falam de ti. As nossas universidades estudam-te. És tema de teses de mestrado. As editoras publicam-te . Na blogosfera aparece de tudo. Desde discordâncias pejadas de tolerãncia, branco no branco, até às visões à luz da nossa candeia, alumiando humildades desconhecidas ou encobertas…

Precisamos de ti Mourinho: Que descubras as fraquezas dos nossos adversários especulativos e definas a táctica vencedora. Que ponhas um airbus à frente da baliza do nosso desenvolvimento e reduzas a zero os ataques das agências de rating. Treina a nossa equipa dirigente. Oferecemos-te o que quiseres.

Se exigires escolher um governo de salvação nacional, é só dizeres. O povo to dará. Terás milhões a aplaudir o teu trabalho nessa equipa governativa, onde todos saberão estar no seu lugar. Nada de demasiado povoamento ao centro. Lembre-se que tem boas alas. Atacando com a esquerda e com a direita. Todos a defender numa estratégia global. Ataques sem desequilíbrios tácticos…

Aceita Mourinho. Aceita. Precisamos de liderança e de uma estratégia nacional. Cada um anda a fazer o seu jogo. Já não há Concertação Económica e Social que nos valha.

Deste que respeitosamente se subscreve,

Um Mouro Admirador

10 comentários:

  1. Infelizmente, meu caro Rogério, o homem não chega para tanto, mas subscrevo muito do que aqui escreve. Sou fã de Mourinho desde sempre ( ainda ele era tratado como tradutor), mas deixemo-lo ficar no futebol, porque é disso que ele percebe.

    ResponderEliminar
  2. Carlos,
    Nunca na vida me passou pela cabeça dar veracidade ao pedido. As cartas abertas servem para fazer passar mensagens a quem as lê, nem sempre se dirigem a quem se endereçam. Pontos que quero realçar:
    - a deusificação do homem
    - a alienação que por aí vai
    - a necessária concertação
    - a ausência de lideranças capazes
    - contexto cada vez mais favorável a governos de compromisso entre todas as forças políticas...
    Mourinho, que fique por lá, né?

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. lideranças capazes... ora nem mais. é pena que só no futebol é que isso existe.

    tudo o resto... é fado.

    um beijinho :)

    ResponderEliminar
  4. Meu caro

    Mas a competência de José Mourinho é inquestionável. E a superação constante a que se propõe só pode ser uma inspiração para todos, individual e colectivamente. Aliás quando me dizem que ele é arrogante eu discordo. Um tipo verdadeiramente arrogante não se põe deliberadamente à prova todos os dias. Para o chamar arrogante teria de imaginar que o também é. E ser vaidoso dos sucessos que tem não é defeito, é feitio. Pior são os preguiçosos que depois deitam tudo abaixo. E ele, tão inteligente como é, há-de entender pessoas como eu, que se recusam a endeusá-lo e a confundir o reconhecimento e admiração pelo exercício da sua altíssima competência com uma concordância cega e absoluta em relação a tudo o que publicamente faz e diz.

    Deixei um comentário no dia 30 de Abril no Delito de Opinião a propósito das críticas que lhe faziam por ter jogado "feio" contra o Barcelona. Fui lá copiar o comentário e deixo-lho aqui, como me saiu na altura, sem preocupações de estilo.

    “1ª - Quem ganhou o jogo foi o Barcelona. Embora nem sempre um jogo seja simultaneamente bom e bonito, desta vez, quem jogou feio perdeu o jogo. O Inter passou a eliminatória que é outro assunto. A partir do momento em que um jogo concreto é instrumento para passar a eliminatória, do meu ponto de vista, ele deve ser olhado em função disso. E a beleza do jogo não pode ser interpretada a partir de critérios gerais de beleza do jogo de futebol, mas de critérios particulares ajustados à situação concreta. Como articular esta objectividade fria com a natureza das emoções que normalmente se buscam num jogo de futebol pode ser outro problema. Mas, ao Inter , naquele momento importa passar a eliminatória, salvar o seu "espectáculo" e não "salvar" o espectáculo geral futebol.
    .2ª Goste-se ou não do estilo, o Mourinho é muito competente. Encara o treino como um processo complexo e sabe destacar, em cada momento, os elementos que se cruzam nesse processo. Domina as tarefas correspondentes aos vários campos de acção constituintes do treino desportivo na actualidade: planeamento, execução e condução do treino, assessoria, coordenação, avaliação, relações públicas, e... tendo por base uma formação altamente especializada na modalidade futebol.
    Bem, isto sou eu aqui a dizer e, claro que é mais fácil dizer do que fazer [a não ser que sejamos gagos]. “

    Deixo-lho aqui para que fique mais bem expresso o que vou pensando sobre o assunto.

    :))))

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo Rogério,
    Adorei esta linda, sentida e veemente Carta Aberta a Mourinho :)
    Por isso, para além da referência inspiradora, lhe agradeço as suas palavras que, naturalmente! subscrevo!
    Com admiração solidária, receba o meu abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Subscrevo e assino! Embora não acredite que ele aceitasse tal "desafio".
    Somos uma equipa ingovernável, no entanto a esperança é a última que morre.
    Excelente carta e texto.
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Amiga Caminhante

    Caminhe nesse seu caminho. Terá vitórias pessoais e observadas. Poderá observar lideranças capazes, para além do futebol. O problema é outro. É associar essas capacidades ao poder de serem exercidas...

    ResponderEliminar
  8. MdSol,
    Que bom ser merecedor deste seu extenso e oportuno comentário. Sobre as qualidades do homem, ocorre-me que "cada coisa é ela própria e o seu contrário". Se aplicado às pessoas, também é verdade. Não há que endeusar. Confesso que aprendi isso com filósofos suspeitos e outra gente considerada de mau porte, mas confirmei com poetas lusos: "Toda a alma tem uma face negra. Nem eu nem tu fugimos à regra..." (Carlos Tê). É assim que olhamos os homens competentes, né?

    ResponderEliminar
  9. Ana Paula,

    Que bom sentir que me acompanha. Também quer avinagrar o sistema?
    (O Mourinho também tem o mérito de aproximar pessoas, né?)

    Abraço, também solidário)

    ResponderEliminar

  10. Se a esperança nunca morre, viva-se na esperança de que os lideres fortes venham a aparecer. Eles andam por aí e um dia terão o poder...

    Abraço

    ResponderEliminar