17 maio, 2010

Tudo voltou à normalidade, ainda em tons de azul...

Azul. Azul era a cor de ontem. Alguns, viam todo o universo pintado de azul como se todo o universo estivesse do lado da sua cor. Azul é também a cor dominante para quem olha a vida em tons de cor-de-rosa. Azul suave. Azul do céu infinitamente vazio. Azul…


Obras de Pablo Picasso - Fase azul (1901/03)
Ah, como eu gostaria que este azul deixa-se de o ser…

7 comentários:

  1. Infelizmente, estamos quase a entrar no laranja, oxalá eu me engane, mas acho que não.

    ResponderEliminar
  2. Porque teria Picasso escolhido a fase azul para produzir as imagens mais tristes da sua obra?

    Está o Rogerio a querer dizer que a situação actual tem comparação com a Espanha de 1900?

    Maiúka

    ResponderEliminar
  3. Também estou como a Isa.Qualquer dia temos Laranja amarga ;-)
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Minhas amigas Fê e Isa, não será já tempo de se mudar de fruta? Mais laranjas... brrrrruuu..

    ResponderEliminar
  5. Cara Maiúca,

    Ao certo não sei. Sei que nesse periodo Espanha passava por uma situação que viria a dar mais tarde à guerra cívil e ao Regime de Franco.
    A fase azul de Picasso coincide com os últimos anos da regência de Maria Cristina de Lorena periodo onde se agravou o problema marroquino e a conflitualidade social, irromperam os movimentos autonomistas internos. Foi o inicio do fim do Império Colonial espanhol...

    ResponderEliminar
  6. Fase azul

    O cobalto me assombra em meu avesso e me descansa ao mesmo tempo

    Obrigada - gostei de vir, Rogério.

    Barbara.

    ResponderEliminar
  7. Cada marca azulada deixa a melancolia aparecer..Picasso, apesar de ser um homem de muito talento, viveu uma vida cheia de shocks, tanto na família( perda de seus entes) quanto na situação política do país, como retratado em "Guernica".
    Passado tempos, a parte sentimental decai nesta fase e põe viva a intrínseca da arte e ser humano. sobre essa fase de Picasso, perguntas e mais perguntas surgem, mas há tantas observações nestas obras e elas, relacionam com o nosso ponto fraco quando em análise profunda, são em vias, muito abstratas.
    O mistério azulado, é dádiva de algum passado que não se preenche no presente em que estava Picasso quando arquitetou as obras nessa fase e isto permite a entrada da objeção com muitos momentos de superficialidade,. Essas falhas em nós mesmos deixam abaixo uma camada vazia...o azul de tristeza, por alguma coisa, vindo ao encontro da pintura do que alma de Picasso estava dizendo para ele mesmo.

    ResponderEliminar