08 junho, 2010

O dinheiro voa, voa, voa! Por vezes salta, salta, salta. Anda...

Este post tem várias partes, se não tiver tempo, leia a parte que lhe é dedicada. Contudo há dois conceitos que são comuns a todas elas. São de consulta obrigatória, eles são "Circulo Virtuoso da Economia" e "Circulo Vicioso da mesma, dita Economia".

!ª Parte, dedicada à minha mulher, desesperada por ainda não termos planeadas as férias
Cavaco Silva lançou o repto. Não, não foi só um. Foram dois, sendo um deles mais ou menos encapotado. Ao primeiro, “Vá para fora cá dentro”, respondi de imediato, embora não tenha a certeza de ter interpretado bem. Estou candidato a acampar nos jardins do Palácio de Belém, pois entendo que por “cá dentro” Cavaco se estaria a referir à sua acolhedora residência presidencial… Como entender de outra maneira? Com “as medidas do costume” onde estará o poder de aquisição para aceder a um T2 no mercado paralelo, dois quartos num hotel de 3 ou 4 estrelas…O segundo repto, mais ambíguo, resulta do facto de ele parecer estar a passar recados ao Governo e, assim, estar alinhado com o meu "Circulo Virtuoso da Economia". Escrevo isto ao entender que Cavaco, ao defender que o consumo interno junto dos operadores nacionais de turismo e restauração, iria estimular a economia e, também, evitar a saída daquele dinheiro que deveria ser canalizado para as PME. A ambiguidade resulta do facto de, no seu longo curriculum político, Cavaco Silva ter estado sempre, sempre ao lado do povo… endinheirado. O mesmo é dizer, que sempre se manifestou pelo "circulo Vicioso da dita Economia". De forma sustentada por todos os ex-ministros da economia…

2º Parte, dedicada ao meu amigo “Folha Seca, desesperado por ver o dinheiro voar para o PSI20
As PMEs poderiam ser o motor da economia. Poderiam ser a solução para o desemprego. Poder podiam, mas não são. Por várias razões e já vimos que, contradição das contradições, Cavaco Silva “gostaria” que fossem. No “Circulo Virtuoso”, não se atingiria o poder aquisitivo de milhões de portugueses que assim, poderiam manter a sua dieta intocável, comprar umas roupitas no pequeno retalho, andarem calçados como as pessoas,, comprar leite e pão com o IVA na conta certa e aceder a serviços públicos (agora em risco). Quem pagava o equilíbrio das contas? Outros que não os mesmos. Houve propostas para isso… O crédito privilegiaria as Micro e Pequenas
Empresas com menos de 10 trabalhadores (que segundo a Prodata, são cerca de 94% do total das empresas, incluindo as do PSI 20!). As Médias empresas, também em risco são cerca de 19 mil (segundo a Prodata, o que corresponde a cerca de 8,5% do total de empresas…) . Estão em risco porque estão descapitalizadas e mesmo as de exportação estão vendo as suas encomendas em risco, agora aumentado pelas medidas da Sr.ª Merkel com medidas semelhantes que levam os milhões de alemães a reduzir o consumo. Salvem-nas Lula da Silva, Hugo Chaves e o Rei de Marrocos, entre outros…

Sem consumo e sem crédito, ou com ele muito mais caro, as PME levarão um rombo do caraças. E como empregam 2/3 da população activa. Adeus ò vindima… Queriam “clusters” sectoriais? Bancos de Terras? Energia mais em conta? Combustíveis a preços acessíveis? Boa execução do QREN? Mas não vão ter. Não vão ter, nem os patrões falidos terão onde se agarrar, em situação de patrão desempregado

-

-
3ª Parte, dedicada a apoiantes de Manuel Alegre, desesperados pelas divisões da esquerda

Apoiem o gajo, mas apertem com ele! Isto de vir dizer, como ele disse ao 18º minuto da sua entrevista, que a política económica de Lula da Silva é que é bom (lembro que Lula é o pai do “Circulo Virtuoso da Economia brasileira), tem que ser apoiado. A imprensa de referência omitiu qualquer comentário a essas afirmações. Se as mantiver, fará o pleno da esquerda e terá com ele, cerca de 200 mil pequenos e médios empresários e muitos muitos dos seus trabalhadores… Se ele recuar, nada de Fernando Nobre. Podem, em alternativa, apoiar o próprio Lula (se é verdade que Pepe, Deco e o Levezinho é que vão safar a selecção de todos nós, porque não há-de Lula salvar o Portugal desses mesmos?).

4ª parte, dedicada aos “Gato Fedorento, desesperados por terem deixado de ouvir falar em “Nano, Mini, Micro, Pequenas e Médias Empresas”

Desde as últimas eleições, que a imprensa deixou de falar disto:


13 comentários:

  1. Deixaram de falar nas nano,mini,micro :))) pequenas e médias empresas porque, praticamente, estão todas em vias de extinção, ficamos, finalmente, a ser um país pequeno que passa a pertencer, a uma grande empresa, Sócrates & CªLda :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei do titulo (cantiga do gafanhoto?)

    Não sendo empresaria, não sendo para já apoiante de Manuel Alegre e já tendo visto os Gatos, meti a colher entre si e a sua mulher. Foi essa a parte que li... Pode decidir as férias em cima da hora. Há muitas casa de férias disponíveis.

    Beijo da Maiúka

    ResponderEliminar
  3. Li li todas as partes, mas o que o Rogério escreve sobre a Alemanha, volto aqui para comentar.
    Para já respondo à primeira parte:
    Obedeço ao Cavaco e faço férias em Portugal.
    Antes de partir, deixo um desafio e um selo.
    O selo não representa a Justiça, nem nenhuma das outras virtudes, representa sim, o "ematejoca azul".
    Guarde-o bem aqui!!!

    ResponderEliminar
  4. Caro Rogério

    Obrigado pela parte do post que me dedicou. Tenciono acrescentar qualquer coisa, durante o dia de hoje. Para já uma noticia que acabo de ler e que se enquadra.
    Abraço

    "Boas novas para as PME

    09/06/10 00:05 | Económico --------

    As pequenas e médias empresas (PME) têm uma boa e uma má notícia. A boa é que vão ter mais 1.250 milhões de euros de crédito à disposição no novo programa PME Investe VI. A má é que vão passar a pagar taxas de juro muito superiores.

    Com efeito, as micro e pequenas empresas estavam, até aqui, a pagar a taxa Euribor em vigor mais um ‘spread' de 0,75% e vêem esse ‘spread' aumentar para 2%. Também as médias empresas, com classificação de PME Líder, que pagavam 1,75% de ‘spread' sobre a taxa Euribor, vão passar a pagar 2,75%, podendo ir até aos 3,37%, consoante o grau de risco de cada uma. Esta é uma consequência da subida do preço do dinheiro nos mercados internacionais e da necessidade de o Estado, no âmbito do plano de austeridade, reduzir a bonificação das taxas de juro. A nova linha de crédito para PME é, basicamente, idêntica às anteriores com algumas ‘nuances' importantes. A primeira diz respeito ao montante, de 1.250 milhões de euros, quando o normal nas anteriores era de 750 milhões. Além disso, a nova linha PME Investe VI vai dar um tratamento especial às empresas exportadoras, que terão uma cobertura de risco de crédito até 60%. Apesar de não resolver os problemas estruturais do tecido empresarial português, trata-se de um instrumento que vai apoiar as dificuldades de tesouraria das PME, com taxas de juro comportáveis para as empresas e para o Estado. Esta notícia é tanto mais importante quanto surge num momento em que os bancos estão a fazer uma selecção apertada e a colocar entraves à concessão de crédito às PME."

    ResponderEliminar
  5. 1-Sempre fiz férias cá dentro, já desisti de ter outra ambição.
    2-Também vejo o dinheiro voar e eu a não conseguir alcançar.
    3-Ainda não sei quem vou apoiar pois a mim ninguém me apoia.
    4-Os "gato fedorento" também, já me cheiram mal.
    Conclusão:
    Todas as partes me eram dedicadas :-)

    Já adicionei no meu post o seu "ponto 10" .
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Isa,
    Essa não!
    Com que então:
    "ficamos, finalmente, a ser um país pequeno que passa a pertencer, a uma grande empresa, Sócrates & CªLda :
    seria a maior desdita
    um verdadeiro monstro da concentração capitalista

    Acredite, eu não vou deixar...
    (tenho poderes insuspeitos)

    ResponderEliminar
  7. Maiúka,
    Tem razão
    Acampar no palácio presidencial
    Não!

    Há muitas cazas, de facto. Fiz 6 mails, recebi 8 ofertas. Entre 630 e 900€/ T2/semana...

    Acho que o Folha Seca, vai interceder por mim, para a obtenção de crédito. Tenho direito pois, segundo os Gatos Fedorentos, sou uma nini-micro empresa...

    Bjs da minha Teresa, agradecida

    ResponderEliminar
  8. Folha Seca
    Boas noticias para as PMEs?

    passar dos actuais 1,75% de ‘spread' sobre a taxa Euribor e passar a pagar 2,75%?

    Bom, verdade se diga eu não sei o que é um "spread" mas se diz que isso é bom, eu acredito...

    (acho que os bancos também acreditam...)

    Abraço deste
    "Aprendiz de Financeiro)

    ResponderEliminar
  9. ematejoca
    disse-me que obedeceu a Cavaco. Mas na verdade a sua viagem da Alemanha significa entrada de dinheiro de fora para dentro a troco do seu "matar-saudades". Estamos, assim e rigorosamente, perante uma exportação. O Cavaco sobre isso disse nada.

    Deu-me uma prenda sua
    Deu-me uma prenda bela
    Deu-me "ematejoca azul".
    Vou mostra-la, orgulhoso, no meu melhor sitio. DEpois assegurar que fique lá no meu baú...

    Beijos e gracejos

    ResponderEliminar


  10. Todas as partes lhe eram dedicadas? Foi sem querer, juro.
    Não lhe quero assim tanto mal... obrigar um passarinho azul a ler aquela tralha toda...

    Beijolas e graçolas

    ResponderEliminar
  11. Foi um gracejo, meu caro Rogério, eu não obedeço nem ao Cavaco, nem a ninguém!!!

    A minha viagem a Portugal não significa um "matar-saudades".
    Um dos sonhos da minha vida foi viver na Alemanha. Dizem até, que eu sou mais alemã do que o próprio Papa.
    A minha "exportação" é devida à minha vontade de fazer férias longe da família, não interessa aonde, podia até ser na África, apesar de eu ser alérgica ao sol e ao calor.

    Abração ainda de Düsseldorf!

    ResponderEliminar
  12. Caro Rogério

    Quando lhe “encomendei” este post, foi a propósito do saco em que meteram a maioria esmagadora das empresas e consequentemente responsáveis também pela esmagadora maioria dos postos de trabalho ainda existentes neste país.
    A minha indignação é a classificação demasiado genérica de PMEs, que vão de 10 a 250 trabalhadores, ou seja cabe quase tudo, ficando de fora as, EDPs, CIMPORs, CTT, BANCOS e afins.
    Quando, especialmente nos últimos tempos muito se fala dos apoios que as PMES necessitam, intencionalmente ou por ignorância mete-se no mesmo saco a pequena oficina que faz uns portões e tem 11 trabalhadores e factura milhão e meio de euros e uma J.P. Sá Couto qualquer com 249 trabalhadores e factura um balúrdio. Estamos a falar duma empresa que tem que enfrentar a concorrência e dar orçamentos à tangente para ganhar a obra ao seu concorrente e a empresa a que lhe são ( por obra e graça do Espírito Santo) entregues sem concurso, a encomenda de uns milhões de computadores pelo preço que querem (salvo seja).Este exemplo pode não se enquadrar no que respeita ao nº de trabalhadores, mas é só um exemplo.

    Agora quando se trata de obter os tais apoios por aí propalados, sem qualquer duvida que medindo o risco, a 2ª é preferida em relação à primeira , não sobrando nada e meu caro Rogério isto já funciona assim há muito tempo, veja-se o dinheiro que a Europa para aqui despejou em fundos estruturais. Quem os recebeu?
    Vejamos o ultimo “invest” que rapidamente esgotou os setecentos e cinquenta milhões de euros ( acho que era isto) onde foram parar, alguém sabe? Eu conheço algumas pequenas empresas que se candidataram, não conheço nenhuma contemplada e este “apoio era com o spreed a 0.75%

    Podíamos exemplificar muito mais, mas como comentário já vou longe, concluindo:
    PMES há muitas e aparentemente têm direitos iguais “mas umas mais do que outras”
    Renovo os agradecimentos
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. As nano, mini e micro empresas vão ser "papadas" pelos glutões, como no Monopólio , por isso eu vou mesmo passar férias fora do país e, quem sabe, deixar-me ficar por lá, porque essa ideia de passar uns dias em . Bento não me agrada. Ouvi dizer que o casal importou a moda das marquises para lá.

    ResponderEliminar