21 junho, 2010

Os sete a zero... e a elevada motivação dos meus netos!

A nossa selecção, tal como os meus netos, aplicaram-se com elevada atitude e motivação. Basta que o treinador encontre as palavras certas. Eu, Mouro, contei-lhes que com esforço e aplicação conseguem-se coisa imensas, enormes. Contei-lhes como se consegue que uma flor passe da quase-morte para "A Maior Flor do Mundo"...

No fim do jogo, como é costume, os meus netos assaltaram-me com mil perguntas, tentando confirmar o seu bom entendimento das tácticas empregues por Carlos Queiroz:

  • Marta (13 anos) - , será que o Queiroz também lhes falou da "minha flor"?
  • Miguel (11 anos, irmão da Marta) - Cala-te, não percebeste nada. Aquela bola era a do "meu escaravelho"...
  • Duarte (6 anos, o tal lourito) - Eu, que sou o "Coentrão", porque não marquei um golão?
  • Diogo (1o meses, o tal "ranhosito") - Tá, tá, tá, bummmm?
  • Eu - Tá! Tá mesmo munta bummmm!
NOTA1: Julgo que a história de Saramago poderá servir para motivar a nossa grande equipa. Pode fazer-nos renascer deste cinzentismo, goleando, não os adversários, mas a adversidade! Actos solidários, precisam-se!
NOTA2: "E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar" (Saramago, 2001).

8 comentários:

  1. Rogério

    Assim de repente dei uma volta por aqui e ali para encontrar alguma inspiração para escrever qualquer coisa sobre o jogo que hoje quase fui forçado a ver, não fossem os 2 ou 3 intervalos que fiz, para alimentar aquele vicio, gramava o jogo todo.
    Mas de futebol não percebo pêva e mais vale estar quieto do que teclar para aqui umas teorias que ninguem ia perceber. Mas que foi um massacre foi, só espero que não aconteça nada aos desgraçados dos jogadores e aos seus treinadores... Se fosse ao contrário a gente sabia como era, mas que o Queiroz levava por inteiro aquele "ordenadito" à isso, levava...
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Estou com uma valente alergia a futebol, até me estou a sentir uma ET
    Bjo

    ResponderEliminar
  3. ÚLTIMA HORA

    Eleito pela Fifa o melhor em campo na goleada sobre a Coreia do Norte, craque dá troféu para o companheiro Tiago por considerá-lo o destaque do jogo. Recebi agora mesmo um telefonema do Tiago comunicando-me que me dá o troféu como reconhecimento das minhas tácticas...

    Vou reencaminhar esta honra para os meus netos...

    Boa?

    ResponderEliminar
  4. Olá Rogério!

    Acho que as tuas tácticas não caíram em saco roto, vê só que perguntas inteligentes te fazem os teus netos...ah?!!!!

    Boa mesmo, se os adultos fossem pelo menos lendo histórias "ditas" infantis, deixavam de ver as "cacas" que a televisão transmite, excepto às vezes às 2:00da manhã, ou no canal 2, e começariam a ver que afinal aquilo das novelas e de toda a "bullshit" que lhes impigem é só mesmo isso "caca"...

    Beijinhos

    Na Casa do Rau

    ResponderEliminar
  5. Rogério,
    Não tenho vergonha de dizer, mas não percebi. Pode explicar este seu post?

    ResponderEliminar
  6. Folha Seca, Isa, Fernanda,
    Deixem-me explicar à nossa Maiuka o sentido do post e alguns factos ainda não divulgados...

    Maiuka, foi assim:

    Estava eu a iniciar uma das minhas prelecções aos netos, quando me dei conta que o Diogo (10 meses) levava algo de estranho à boquita (anda assim, por causa dos dentitos). Logo percebi tratar-se de um microfone. Estava sobre escuta. A partir daí percebi que queriam ouvir o que o Mouro tinha para dizer. Disse-o na convicção de que tinha audiência alargada, que todos os jogadores estariam a ouvir a minha mensagem. Peguei no livrinho de Saramago e li-o em voz alta. Depois seguiu-se o diálogo com os meus netos. A mensagem passou às crianças e, se passou para elas, fiquei convencido que tinha passado para o jogadores... Repeti, vezes sem conta: Há que vir cá atrás (ao rio) e ir lá á frente (à flor murcha) e lançar forte (regando a flor). Façam isto uma, duas, mil vezes e irão ver a flor crescer 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 vezes. Foi assim que se passou. Meireles, Simão, Tiago, Hugo Almeida, Ronaldo, todos levaram a água à flor murcha... Percebeu?
    Se não percebeu veja o vídeo e depois reveja o jogo...

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. As crianças são o melhor do mundo e as suas não fogem à regra!
    Saramago sabia o que escrevia!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Ó Avô Rogério,

    Eu também quero ser tua neta.
    Tens um modo perfeito de ensinar os netos.

    Coo vês estes são os posts que me deixam deliciada.

    Vou voltar se as conversas com os netos continuarem assim tão didáticas para crianças e... alguns adultos que eu conheço mas não andam por aqui.

    Abraços de Avó para Avô

    ResponderEliminar