08 setembro, 2010

Moçambique, causas remotas dos efeitos de hoje - 5

Ontem era a notícia. Se o aumento dos preços era pressão do FMI, foram necessárias vitimas do povo para o Governo moçambicano ter força para contrariar essa pressão. Os Governos dos países pobres tem cada vez menos força. Os povos... Os povos ainda podem ter (sobretudo se a usarem)

Curiosamente algumas das medidas tomadas seriam benvindas em Portugal. Julgo que sem a pressão do povo, o Governo PS (e quem se prepara para viabilizar o OE) essas medidas aprovadas ontem pelo Governo de Guebuza, não prevalecerão aqui. Quais? Veja aqui...

Resolvido o problema? Claro que não. O FMI apenas teve uma pequena contrariedade com este recuo. Voltará à pressão. O Governo? A Frelimo? Esses terão que relembrar e cumprir com as recomendações de alguém que, há 36 anos atrás, assim discursou:

"(…) O poder, as facilidades que rodeiam os governantes podem corromper o homem mais firme. Por isso queremos que vivam modestamente com o povo, não façam da tarefa recebida um privilégio e um meio de acumular bens ou distribuir favores. A corrupção material, moral e ideológica, o suborno, a busca do conforto, as cunhas, o nepotismo, isto é, os favores na base de amizade, e em particular dar preferência nos empregos aos seus familiares, amigos ou a gente da sua região fazem parte do sistema de vida que estamos a destruir. O tribalismo, o regionalismo, o racismo, as alianças sem princípios constituem atentados graves contra a nossa linha e dividem as massas. Porque o poder pertence ao povo, quem o exerce é servidor do povo. (…) Os desvios da linha suscitam as contradições, as brechas por onde penetra o inimigo, o imperialismo e as forças reaccionárias. Para que se mantenha a austeridade necessária a nossa vida de militante e assim se guarde no sentido do povo e dos seus sacrifícios, todos os militantes da Frelimo que receberam tarefas de governação do Estado tal como no passado deve renunciar às preocupações materiais, nomeadamente aos vencimentos. É evidente que por maioria de razão não se pode tolerar que um representante nosso possua meios de produção ou explore o trabalho de outrem. Combatemos durante dez anos sem qualquer preocupação de ordem financeira individual, empenhados apenas em consagrar toda a nossa energia ao serviço do povo. Está é a característica do militante, do quadro, dos dirigentes da Frelimo. Como o fizemos sempre, de acordo com as nossas possibilidades, procuramos assegurar ao militante que cumpra uma tarefa, o mínimo de condições materiais indispensáveis ao seu trabalho, ao seu sustento e da sua família. Mas também não nos devemos esquecer que muitas vezes combatemos e vencemos descalços, esfarrapados e com fome. Sublinhamos ainda que, assim como fizemos guerra sem horário de trabalho, sem dias de descanso, nos devemos empenhar com o mesmo espírito na batalha da reconstrução nacional”.


Parte do discurso de Samora Machel na tomada de posse do Governo de Transição/1974

A forma como foi silenciada a boca de quem proferiu tão sensatas palavras e o esquecimento que se seguiu a tais recomendações e avisos, são causas não muito longínquas dos efeitos de hoje. Relembrando isso termino esta série de 5 posts, consciente de apenas ter aflorado várias questões que mereciam melhor aprofundamento...

Se quiserem continuar a acompanhar a evolução dos acontecimentos, podem seguir o trabalho de Carlos Serra. (não concordo com tudo o que analisa e escreve, mas é uma boa fonte)

12 comentários:

  1. A ganância do poder mata os bons políticos e destrói uma nação.
    Não conhecia esta discurso de Samora Machel.
    A ideologia é linda a prática é impossível. São todos empurrados pela cegueira do dinheiro e do poder, compadrio e favores..........

    ResponderEliminar
  2. Luis Coelho,
    As ganâncias tem hierarquia. Sabia?
    Primeiro a ganância do dinheiro que não é cega,
    só depois a ganância do poder que lhe é instrumental, bem como as suas ferramentas operacionais por si referidas (compadrio, troca de favores)...
    A ideologia não só é linda, como é também a unica forma de contrariar isso...
    Perdendo ideias,
    o Homem fica entregue à bicharada...
    restando dele:
    nada!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Li o seu comentário ao Luis e acho que nós, já estamos entregues à bicharada porque a corrupção, os compadrios, os favores... parecem uma muralha que já avança sem control nenhum e não vai parar, até não restar mais nada neste país, senão as dívidas e mais dívidas.


    Bjos

    ResponderEliminar
  4. O que se passa em Moçambique é semelhante ao que acontce em Angola:uma elite ligada ao poder com tudo enquanto a maioria da população nada tem.

    Impissível que resulte bem.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Isa
    Não diga mais...
    Perdeu ideias?
    Perdeu ideais?
    Eu
    Eu não estou convencido
    de que tenha desistido...

    A luta continua!

    ResponderEliminar
  6. São
    Tem razão
    São as leis da física
    As mesmas causas,
    geram os mesmos efeitos
    Anulem-se as causas...
    Como?
    Havemos de descobrir
    a mim
    ninguém fará desistir

    Boa?

    ResponderEliminar
  7. Rogério,

    O discurso é bonito. Receio é que, mesmo que Samora não tivesse morrido, a situação não fosse muito diferente... infelizmente.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Acho que a Ariel tem razão. E será muito desconhecimento meu ou, ainda assim, existem nuances importantes entre Angola e MOçambique?

    :))))

    ResponderEliminar
  9. Abaixo a indiferença

    de facto

    a luta continua

    ResponderEliminar
  10. Ariel
    Samora morreu?
    Ou foi morto?
    O que é que aconteceu?

    A minha impressão é que o curso das coisas terá sido influênciado pelo seu desaparecimento da liderança da Frelimo.
    Quanto ao resto, não sabemos, né?

    ResponderEliminar
  11. MdSol
    As pressões estão a acontecer do mesmo lado, pressionando no mesmo sentido, com os mesmos instrumentos de pressão e num mesmo contexto internacional. Se há diferenças (e há) é de intensidade, pois Angola é mais "apetitosa" que Moçambique...

    ResponderEliminar
  12. Puma

    é isso:
    abaixo a indiferença
    que algo mexa e se agite
    para que a barbárie não vença...

    ResponderEliminar