17 outubro, 2010

Homilias dominicais (citando Saramago) - 11

Antes desta homilia, ouvi um herético. Da sua heresia fica uma noticia que eu não sabia. Fica também a palavra de alguém (saiba aqui de quem) :

"Que Europa social é esta? Em Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza, onde estão as garantias de rendimentos mínimos que enfrentem a pobreza? Onde pára a integração dos objectivos sociais e da sustentabilidade social nas políticas macroeconómicas? Onde está a defesa e promoção dos serviços públicos?"


Foto do brasileiro Sebastião Salgado, um dos fotógrafos mais famosos do mundo e amigo de José Saramago.

HOMILIA DE HOJE
Outras leituras para a crise - A mentalidade antiga formou-se numa grande superfície que se chamava catedral; agora forma-se noutra grande superfície que se chama centro comercial. O centro comercial não é apenas a nova igreja, a nova catedral, é também a nova universidade. O centro comercial ocupa um espaço importante na formação da mentalidade humana. Acabou-se a praça, o jardim ou a rua como espaço público e de intercâmbio. O centro comercial é o único espaço seguro e o que cria a nova mentalidade. Uma nova mentalidade temerosa de ser excluída, temerosa da expulsão do paraíso do consumo e por extensão da catedral das compras.
E agora, que temos? A crise.
Será que vamos voltar à praça ou à universidade? À filosofia?
-------------------------------------------in Outros Cadernos "Outra leitura para a crise" – Abril 7, 2009
Circunstâncias muito complexas - Falham os que mandam e falham os que se deixam mandar… São circunstâncias muito complexas as que marcam ou decidem o destino dos homens… Apenas sei que o mundo necessita de ser mais humano e essa é uma revolução pendente, uma revolução que, para além disso, deveria ser pacífica e sem traumas porque seria ditada pelo sentido comum.
--------------------------------------------In ABC (El Suplemento Semanal), Madrid, 28 de Maio de 1995
Uma palavra é quanto basta - Quantas vezes, para mudar a vida, precisamos da vida inteira, pensamos tanto, tomamos balanço e hesitamos, depois voltamos ao princípio, tornamos a pensar e a pensar, deslocamo-nos nas calhas do tempo com um movimento circular, como os espojinhos que atravessam o campo levantando poeira, folhas secas, insignificâncias, que para mais não lhes chegam as forças, bem melhor seria vivermos em terra de tufões. Outras vezes uma palavra é quanto basta.
----------------------------------------------------------------In A Jangada de Pedra, Ed. Caminho, 1986,

12 comentários:

  1. se um heretico incomoda muita gente. dois hereticos incomodam muito mais...

    abraço, meu caro.

    que nunca a mão te doa. nem a voz.
    grato

    ResponderEliminar
  2. Uma homilia que leio no início da semana e que me serve sempre de reflexão.
    Ultimamente, nem sei mais o que escrever, não sei se me devo "dirigir" para o apelo que vai dentro do meu peito contra a injustiça que vejo crescer todos os dias, se me refugio nos sonhos, nos poemas e me perca num mundo de fantasia que pelo menos não amargura os meus dias.
    Sinto que andamos todas nesta luta e correria, entre a catedral e o centro comercial !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Caro Rogério

    Já não sabemos que mar cruzar
    Que barco para embarcar
    Cada dia a angústia aumenta
    Vamos navegando esperando
    Que melhor a ementa.

    P.S. A minha Filhota agradece e retribui, o beijinho que o Rogério deixou para ela no meu blogue.

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Gostei, sim.

    Aflorando o centro comercial e sema veleidade de me tentar assemelhar nem de longe a quem assim escreveu, sempre digo que os centros comerciais( que destestei desde sempre) são também um lugar de tortura para as crianças, uma vez que têm à frente uma quantidade de diferentes artigos que desejam e não os podem ter. E , depois, vêm as lágrimas ou, o que também não é bom, a cedência dos adultos .

    Fala-se muito na defesa do ambiente, mas em vez de se levar as crianças a descobrir a Natureza, enfuam-nas em betão!

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  5. "falham os que mandam e falham os que se deixam mandar"

    De facto não são necessárias mais palavras nem mais pensamentos profundos para caracterizar os tempos de hoje.

    ResponderEliminar
  6. "Falham os que mandam e falham os que se deixam mandar… "

    Sábias palavras!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro Rogério
    Eu que cheguei aqui, acreditando sempre que o mundo tendencialmente haveria de melhorar, estou carregado de duvidas e incertezas. Será que o homem quando atinge o poder deixa de ser ele próprio para se tornar numa máquina que tudo tritura e destrói.
    Nunca em fase nenhuma da minha vida me lembrei tanto do "triunfo dos porcos".
    Hoje estou assim.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Foi-se!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Vão-se todas as conquistas do após Abril!
    Voltaremos a trabalhar até à morte, incluindo sábados... e seremos sempre uns miseráveis!!!!!!!!!!!!!!!!
    ou
    Lutemos, sem medo, contra quem nos ROUBA o PÃO e arrogantemente se passeia como um INOCENTE!

    Abraço


    PS. Não te deixo a minha cara porque está muito feia hoje.
    Odeio tiranos, traidores, e gente que não é nem carne nem peixe... nem amigo sabe ser!

    ResponderEliminar
  9. Passei apenas para lhe desejar ótima semana e dizer que gosto muito das suas palavras, pois elas sempre me levam a reflexão...

    bjs

    ResponderEliminar
  10. Vim só cumprimentá-lo, na hora do regresso.
    Constato, com satisfação, que continua a homenagem a Saramago.
    agora vou visitar outros condóminos

    ResponderEliminar
  11. Eu não insisto no Saramago, ele é que insiste comigo, camarada Rogério!

    ResponderEliminar
  12. Desculpa Rogério!

    Estava demasiado avinagrada ontem.
    Esquece, se for possível!

    Deixo um beijo e duas palavras.


    "Teci com fios de luz
    O manto que te dei
    Para te abraçar
    Cada vez
    Todas as vezes
    Que te lembrares de mim."

    Maria José Areal

    ResponderEliminar