13 fevereiro, 2011

Homilias dominicais (citando Saramago) - 27

No Fórum Social Mundial de 2003, foi lida uma carta de José Saramago. Li-a há 27 semanas atrás e decidi, na altura, fazer um post salientando passagens dela citadas. Desde essa data me tornei apóstolo de suas palavras e, todas as semanas, faço como o camponês sineiro da cidade de Florença que tocou pela morte de “Ninguém que tivesse nome e figura de gente” pois as Homilias, que escrevo desde então, são “toques a finados pela Justiça, porque a Justiça está morta.
Hoje, se Saramago fosse vivo em corpo, voz e mão, escreveria outra carta ao Fórum Social Mundial que encerrou na passada sexta-feira. Diria provavelmente palavras semelhantes, mas sublinharia que o sino de Florença e o aí acontecido há quatrocentos anos foi, no Cairo, substituído por outra tecnologia fazendo como que um tocar a rebate mobilizando a multidão à praça de Tahrir fazendo também ressuscitar a Justiça e com ela a Democracia. Escreveria ele palavras que Lula da Silva terá escutado, mesmo sem as escrever. Por ainda ecoarem as que escreveu em 2003, Lula terá dito isso que disse e o que anunciou fazer:

HOMILIA DE HOJE

"Que fazer? Da literatura à ecologia, da fuga das galáxias ao efeito de estufa, do tratamento do lixo às congestões do tráfego, tudo se discute neste nosso mundo. Mas o sistema democrático, como se de um dado definitivamente adquirido se tratasse, intocável por natureza até à consumação dos séculos, esse não se discute. Ora, se não estou em erro, se não sou incapaz de somar dois e dois, então, entre tantas outras discussões necessárias ou indispensáveis, é urgente, antes que se nos torne demasiado tarde, promover um debate mundial sobre a democracia e as causas da sua decadência, sobre a intervenção dos cidadãos na vida política e social, sobre as relações entre os Estados e o poder económico e financeiro mundial, sobre aquilo que afirma e aquilo que nega a democracia, sobre o direito à felicidade e a uma existência digna, sobre as misérias e as esperanças da humanidade, ou, falando com menos retórica, dos simples seres humanos que a compõem, um por um e todos juntos. Não há pior engano do que o daquele que a si mesmo se engana. E assim é que estamos vivendo.
Não tenho mais que dizer. Ou sim, apenas uma palavra para pedir um instante de silêncio. O camponês de Florença acaba de subir uma vez mais à torre da igreja, o sino vai tocar. Ouçamo-lo, por favor."

Carta de José Saramago para o 3º Fórum Social Mundial - (texto integral)

14 comentários:

  1. penso que finalmente, as pessoas estao a acordar e a perceber que a vida, nao e so idas ao coliseu ver gladiadores

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  2. São precisos muitos sinos e muitas palavras como as de Saramago.

    ResponderEliminar
  3. São precisos muitos mais sinos como os de Saramago. Se bem que em certos países convém tocar devararinho...

    ResponderEliminar
  4. Olá.

    Os sinos só costumam tocar a rebate se há fogo ou algo de mau aconteceu, que de resto é só para chamar prá missa, mas, nem ali se safam, apregoam umas e fazem outras, têm pena dos pobres mas levam-lhes a esmola, enfim...

    Um beijinho da laura

    ResponderEliminar
  5. Gostei da referências aos simples seres humanos. Normalmente não contam para nada. Se pensarmos bem, a atençao dos governos devia estar concentrada nos simples seres humanos e não nos povos respectivos. Povos e seres humanos parece que vai dar ao mesmo, mas não...

    ResponderEliminar
  6. Quando, ontem, passei por aqui, estranhei porque... faltava qualquer coisa, se calhar passei cedo demais :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. «...promover um debate mundial sobre a democracia e as causas da sua decadência, sobre a intervenção dos cidadãos na vida política e social, sobre as relações entre os Estados e o poder económico e financeiro mundial, sobre aquilo que afirma e aquilo que nega a democracia, sobre o direito à felicidade e a uma existência digna, sobre as misérias e as esperanças da humanidade...»

    Está tudo aqui, parece tão fácil, mas continuamos exactamente com as mesmas dúvidas, as mesmas questões.
    Acho que o sino está silencioso.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ainda há camponeses
    Ainda há sinos
    E não acredito em más sinas...
    Ãpenas há que acordar
    de um longo, longo
    sonambular...

    ResponderEliminar
  9. Participei no primeiro Forum Social, em Porto Alegre, e desde então em mais três ocasiões. Pergunto-me sempre por que razão havendo tanta gente interessada e disposta a ir à luta para mudar as coisas, tudo parece continuar na mesma.
    Sei a resposta (parcialmente), mas não a revelo aqui, porque me arrolou como testemunha e não quero perder essa distinção.

    ResponderEliminar
  10. Olá amigo
    Tenha uma linda semana.
    grande abraço

    ResponderEliminar
  11. As pessoas estão sempre dispostas a mudar tudo, desde que não lhes toquem nos seus interesses, é próprio da natureza humana não há volta a dar....

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Carlos,
    isso não se faz
    mostre lá do que é capaz...

    Wanderley, boa semana, também!

    Ariel,
    A história está farta de contestar o que disse.
    Vai devagar...
    (o que é uma chatiçe)

    ResponderEliminar
  13. Saramago esse mago da escrita, que nos deixa perplexos.

    ResponderEliminar
  14. Eu que já tive a ventura de ver e subir à cúpula majestosa de Santa Maria de Fiore e à torre de Gioto nunca deixarei de tocar o sino. Nem de escutar Saramago.

    Boa semana

    ResponderEliminar