10 abril, 2011

O povo islandês dá o exemplo. A coisa não vai ser fácil...


Enquanto o PS criava unidade nas hostes para ir fazer não sei o quê, o PCP estava na rua a dizer sei bem o quê, o povo islandês votava. E tendo votado é conhecido o resultado:

Os islandeses votaram em referendo que o Estado não deve pagar a dívida de cerca de quatro mil milhões de euros à Holanda e ao Reino Unido, de acordo com os resultados preliminares divulgados hoje. Saiba mais sobre o significado disso aqui. Se não se quiser dar a grandes leituras, fique sabendo que os islandeses votaram a não sujeição da sua economia a décadas de pobreza, bancarrota e emigração da sua força de trabalho. O nosso povo seguir-lhe-á o exemplo!

Conheça um pouco da história, recente:

17 comentários:

  1. Grande povo islandês.

    Era bom que o nosso povo seguisse o seu exemplo. Mas deverá encarneirar, como sempre, votando nos mesmos de sempre.

    ResponderEliminar
  2. Mudanças nem sempre ganham a luta contra a estabilidade das idéias constituídas, mas vale a pena o grito de alerta e as tentativas de vitória do diferente, ainda mais quando os ventos são mais propícios para os outros lados.
    Um grande bj querido amigo

    ResponderEliminar
  3. Acho que não vamos seguir o Exemplo da Islândia nem por sonhos, porque primeiro já perdemos a soberania á muito tempo, e o pior é que vivemos bem com isso, segundo somos completamente dependentes da U.E, se nos virássemos, literalmente passávamos fome, pois não temos qualquer produção(a U.E assegurou-se bem que deixávamos de produzir, para ficarmos nas mãos deles)
    Acho que o nosso País sozinho não vai conseguir nada, talvez se a Espanha cair e os PIGS se unirem de vez aconteça alguma coisa de positivo.

    Saudações

    ResponderEliminar
  4. O nosso povo seguir-lhe-á ?? Isso não passa de wishfull thinking... infelizmente! Bom domingo!

    ResponderEliminar
  5. querido amigo, o que mais me faz "espécie" é que que quase ninguém fala do exemplo da islândia... porque será?

    beijinho terno...

    ResponderEliminar
  6. Vamos esperar que os países agora em dificuldades venham a conseguir unir esforços e tomem a decisão de se impor perante os gananciosos.

    E sempre poderemos dizer como há uns tempos atrás...
    Não pagaaamos,
    Não pagaaamos,
    Não pagamos, não pagaaaaamos!


    Abraços

    ResponderEliminar
  7. E se fizéssemos uma revolução???
    PORTUGAL TORNOU-SE INDEPENDENTE DA UE!!! Seria uma bomba... e porque não??Lembro-me da Revolução francesa, o Porto cercado atirando boa carne ao invasor e eles comendo as tripas e...assim nasceu o famoso prato: Tripas á moda do Porto!
    Está na hora de mudarmos o menú...
    Beijos
    Graça

    ResponderEliminar
  8. O video é excelente muito pedagógico. Só que a Islândia não chega a ter um terço da população de Lisboa... e não pertence à União Europeia. Quem quiser tirar Portugal da União Europeia prepare-se para começar a fazer campanha, mas ainda não vi ninguém chegar-se à frente...

    ResponderEliminar
  9. Caro Rogério
    A ideia é boa, descontando a utopia.
    Mas da utopia nasce muita vez a possibilidade de realizar grandes coisas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Caro Rogério,

    É com relatos assim que instigamos a sociedade a pensar.

    No Brasil temos um dito popular, que não sei se é igual por aí:

    "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".

    Um beijo grande,

    ResponderEliminar
  11. Outro sonho que não se concretizará meu amigo!
    Também questiono, como a minha amiga caminhante, porque será que não se fala muito deste exemplo?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Porque não se fala do exemplo da Islândia? Com a comunicação social amestrada que temos, como seria tal possível!?
    E quanto à classe política que se vai alternando no poder, está-se mesmo a ver que lhe passará pela cabeça pôr a questão em referendo aos portugueses!
    Já me tinham dito...

    ResponderEliminar
  13. Na Islandia a "vingança" serve-se fria.

    ResponderEliminar
  14. É a segunda vez que os islandeses batem o pé à lata finança. Aprimeira tinha sido há poucas semanas, como então noticiei no CR, via El Pais, porque sobre isso a nossa comunicação social diz ...nada!

    ResponderEliminar
  15. E fizeram muito bem! Mas para isso é preciso ter consciência política, social e de cidadania que nós não temos.
    Ah! E também é preciso ter to**tes...

    ResponderEliminar
  16. Acho que a Islândia e o seu Povo vão ter que reconsiderar mais tarde ou mais cedo. Depois do resultado do 2º referendo, está na cara que, logo que façam um novo, e não prevejo nada de bom entretanto pelas palavras de muitos Islandeses que ouvimos em entrevista, lá acabarão por ceder e ficar nas mãos dos gananciosos do costume.
    Isto é tudo uma questão de tempo que, infelizmente, adia mas não resolve.

    ResponderEliminar
  17. Claro que a comunicação social não diz nada! sendo Pinto Balsemão um membro permanente do clube Bilderberg, o único português, fundador do Índex para jornalistas em vigor em Portugal, e President of a European Publiser Council, aqui não passa nada. E para esses senhores, os Bilderberg, que fizeram o Tratado de Lisboa, a Islandia é muito mau exemplo... na perspectiva deles, claro.
    Afinal o nosso País não produz, como diz o Carlos Janeiro, porque é mesmo para ser propriedade dos estrangeiros em conluio com os vendilhões como Durão, Mário Soares, Cavaco e Eanes. Dá imenso jeito à Alemanha ou eixo franco alemão, ter cá uma base aérea e naval, devido à situação geo-estratégica, chamada de centro do Mundo, com uma área marítima da amplitude da portuguesa, na qual os "autóctenes" não podem tocar!
    Vão-nos impingindo uns submarinos, que nos saem bem caro... agora esperam-se bombardeiros e porta-aviões!... e assim se desintegra um Povo e uma Nação soberana.

    ResponderEliminar