12 junho, 2011

Leve um meu manjerico. Eu, com as quadras fico


I
Cantigas de portugueses
São como barcos no mar —
Vão de uma alma para outra
Com riscos de naufragar.
II
A caixa que não tem tampa
Fica sempre destapada
Dá-me um sorriso dos teus
Porque não quero mais nada.

"A quadra é um vaso de flores
que o Povo põe à janela da sua alma..."
Fernando Pessoa

III
Ora dá cá uma quadra
Que eu te dou um manjerico
Terás tua alma perfumada
E eu ficarei bem mais rico


-------------------------- Rogério Pereira

18 comentários:

  1. Um bom Stº António meu caro Rogério.
    Não se esqueça das sardinhas, de preferência acompanhadas com um bom copo de Ti-Almerinda.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. E eu ficarei bem mais rica
    E melhor acompanhada
    Seremos dois passarinhos
    Em conversa adocicada :)

    beijinhos repenicados ;)

    ResponderEliminar
  3. Uma quadra lhe vou dar
    Gostava que a achasse bonita
    Seu manjerico me perfuma
    Fique com o perfume da Janita.

    Desejo-lhe um bom Santo António, Rogério.
    Bjo.

    ResponderEliminar
  4. Ao Rogério deixo uma quadra
    e vou levar um manjerico
    não levo mais nada
    mas deixo um beijito!

    Bom Santo António, amigo Rogério :)

    ResponderEliminar
  5. Os líricos, ai os líricos
    Não quero amor imenso
    Não quero imensa paixão
    Quero apenas um manjericão!

    ResponderEliminar
  6. Aqui está:

    Meu amigo Rogério
    Quero dois manjericos
    Do seu lindo e vasto império
    Sem imaginar namoricos.

    Que me perdoem os poetas!

    ResponderEliminar
  7. Uma quadra é muito pouco
    Para um poeta tão querido
    Mas se o pedido são quatro versos
    Deixo-os e levo o manjerico.

    Muitos bjs querido amigo

    ResponderEliminar
  8. Vi muitas quadras e poucos manjericos.

    Por isso, não vou deixar nenhuma, que já tem muitas. Não levo o manjerico porque já tem poucos.

    Mas deixo-lhe o voto de uma noite bem divertida com sardinha en/quadra/da e vinho de aroma leve como o do manjerico.

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Era uma vez um santinho
    Que gostava de pregar.
    Não lhe deram cavaquinho…
    Contra a maré, foi remar.

    :)

    ResponderEliminar
  10. Deixo duas, mas levo só um manjerico.


    Santo António sem saber
    era muito pobrezinho
    Desde sempre ouviu pedir
    Para si um tostãozinho

    Sem nunca ver o fruto
    De peditório tão antigo
    Santo António está de luto
    e a bem dizer... Perdido!

    Um beijo

    ResponderEliminar
  11. Longe de teu manjerico e tuas quadras... teus versos sem dúvida, deixam minh´alma mais perfumada!

    Um beijo, Rogério!
    Boa semana!!

    ResponderEliminar
  12. O seu comentário tem resposta, Rogério!!!

    ResponderEliminar
  13. Uma quadra enquadrada
    num espaço que é janela
    por feia e mal engendrada
    acaba por ficar bela

    ResponderEliminar
  14. O manjerico levo, então
    Vou daqui mais perfumada
    A caminho do S. João
    E de mais uma noitada

    :-)

    (Ah! E não sou suicida nem poetisa. Escrevo mesclas do que sinto com o que invento, por vezes num tom mais cinzento; e quem me dera saber poesia...)

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  15. Estive ausente da blogosfera durante estes dias, mas ainda venho a tempo de levar o manjerico, que pagarei com uma quadra de S. João. Valeu? (

    ResponderEliminar
  16. Ainda bem que cheguei atrasada.

    A minha negação para rimas
    Abstém-me de participar
    Desculpa lá Rogérito
    Os manjericos não levar

    Chuac de Santo António

    ResponderEliminar
  17. Rogerito, meu amigo,
    Até me pões a rimar!
    Cheguei tarde e já tenho
    Manjerico p'ra levar...

    ResponderEliminar