15 setembro, 2011

Redacções do Rogérito (7)

Tema de hoje à escolha: "O SNS faz hoje 32 anos" ou "Da escola: da rede e das  dimensões que contam" (o miúdo usou os dois)

 Hoje foi o meu primeiro dia de escola e estou muito contente com tudo o que aconteceu nesta escola que é muito nova a estrear e tem muitos corredores e salas para a gente passear o que se revela muito eficaz pois as longas caminhadas deixa as pessoas pequenas cansadas e quando chegamos à sala o que apetece é ficar quieto e calado o pior é que muitos foram dar à sala errada e tiveram que fazer o caminho todo ao contrário e quando chegaram já a aula tinha acabado de tão grande e comprido aquele edifício ser até parece o hospital onde visitei a Dª Esmeralda onde ela ficou internada e quando chegámos para a ver já a hora da visita tinha acabado e nesta escola é quase igual   só diferente diferente foi o professor de matemática que mandou a apresentação à fava e entrou logo na revisão da matéria dada no ano passado com explicações e demonstrações sobre cálculo de percentagens disto e daquilo e até dos gastos na saúde que á um serviço já crescido que faz hoje anos e ele para desfazer desenganos até explicou que andam para aí a enganar com a matemática das percentagens dos custos e sobre aquilo que se gasta em percentagem da produção da riqueza pois o valor da produção sendo muito pequenino para o que se gasta dá uma percentagem grande e um outro país com uma produção de riqueza grande dá uma percentagem de despesa mais pequena e assim se comparando um país pobre com um mais rico fica a despesa do pobre a parecer muito maior do que a do rico e o professor disse a finalizar que o que conta é o que cada pessoa gasta e chamou-lhe gastos "per capita" que é um nome fácil de decorar e até bem catita e que se usado Portugal passa a ser menos gastador do que se faz supor pois naquela explicada percentagem ficamos à frente da Dinamarca da Holanda da Suécia e da Espanha mas se for o gasto por capita ficam eles a ser mais gastadores coisas que não são faladas pelos jornalistas e outros senhores e quando acabar a redacção vou dizer à Dª Esmeralda que não precisa de ficar desolada com os gastos que o Estado teve com a doença dela e vou dizer-lhe também que o meu professor de matemática é fixe e não se chama Soares e ainda que o pior ainda está para vir na minha escola se o aquecimento não funcionar com o frio que vai lá fazer e com as correntes de ar.

CONSELHO - Para quem não se adapta a um texto não pontuado, pode consultar o anexo onde as questões abordadas têm igual nexo (e são fáceis de ler e de entender): Em anexo: Documento do Observatório das Desigualdades sobre gastos com a saúde. Se tal dificuldade for de um professor, pode distribui-lo aos alunos como exercício de pontuação (fará um bom serviço à Nação). Boa?

12 comentários:

  1. ora Rogério

    ando com sorte tenho 'apanhado' textos ótimos para os alunos e para os Pais e EE em muitos dos blogues que sigo este de facto é um deles e assim entre outras ações que pratico estou a fazer mais um serviço à nação pedindo aos alunos que o pontuem como sugere é que a pontuação tem muito que se lhe diga que o afirmo eu que estou para aqui a escrever sem ela e a ver-me às aranhas mas o importante da questão e da redação do Rogérito é os números serem o que são só passíveis de se entenderem quando transformados por palavras em textos o que revela a minha (de)formação profissional e com esta deixo um beijo para o Rogérito e outro para si

    ResponderEliminar
  2. Muito bom este texto do Rogerito... e mesmo sem pontuação, acerta nos pontos todos!! beijinho

    ResponderEliminar
  3. O pior está para vir com a suspensão das obras de reabilitação das escolas e com a alteração do financiamento do ensino privado. Fico parva como foi dada tão pouca atenção a esta facto que vai decisivamente condenar o ensino publico a pobres e beneficiar o privado para quem pode pagar. Uma vergonha.

    ResponderEliminar
  4. Amigo Rogério,
    atingiu o alvo em cheio!
    Um texto a dar bem conta daquilo em que estamos metidos.
    Que povo é este? Por onde pára a massa crítica?
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Apesar de tudo o que foi feito de mal, de tudo o que tem saido errado. Como estou na linha da frente da profissao, dou os meus parabens a todos os profissionais, que apesar das mas politicas, das falhas na gestão, ( e francamente ) da roubalheira. continuam todos os dias a dar tudo o que teem pela profissao

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  6. Parece-me que o Rogérito está mais crescidito.
    Os seus textos, mesmo sem pontuação, primam pelo rigor da informação.

    Inteligente e muito diligente, este menino. Parabéns!!

    ResponderEliminar
  7. menino rogérito, ainda é mais travesso que a menina mel, que, ora lhe dá para o "ponto", ora lhe dá para a "vírgula" ou, nem tanto... mas o que é certo é que, sem pontos nem vírgulas, coloca o ponto no i de indignação pelo ao que de, misero e triste, este país nos levou ...

    gratidão, Rogério. é um prazer vir aqui
    Mel

    ResponderEliminar
  8. O Rogérito é um miúdo esperto que nos brindou logo com dois temas que nem precisam de pontuação para nos fazerem aflição.
    BOA!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. O que eu gosto deste Rogérito!! Eheheheh. ;)

    ResponderEliminar
  10. Parece simples mas não é

    colocar as pintas nos is

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Sou uma que tem uma enorme dificuldade de ler sem pontuação, me desconcentra e cansa...mas é defeito meu!
    bjs
    Jussara

    ResponderEliminar