01 janeiro, 2012

Homilias dominicais (citando Saramago) - 64



Ontem foram palavras, mais uma vez, de desassossego. Empreguei-as no dia de aniversário, com um balanço e um desejo. Este negava a palavra "feliz" e em troca, na formulação de votos, eu desejava QUE O ANO DE 2012 SEJA O ANO DA CIDADANIA, DA FRATERNIDADE E DA MUDANÇA. Não vejo outro caminho para chegar à palavra não dita e, assim, a esse estádio que, embora omisso, é desejado. Quanto ao balanço sobre 2011 (ontem apenas aflorado), socorro-me daquele que fiz sobre2010 o qual, por sua vez, é cópia do que Saramago fez sobre 2008. As coisas seguem um ciclo inevitável há muito traçado: 
 HOMILIA DE HOJE
"Valeu a pena? Valeram a pena estes comentários, estas opiniões, estas críticas? Ficou o mundo melhor que antes? E eu, como fiquei? Isso esperava? Satisfeito com o trabalho? Responder “sim” a todas estas perguntas, ou a mesmo só a alguma delas, seria a demonstração clara de uma cegueira mental sem desculpa. E responder com um “não” sem excepções, que poderia ser? Excesso de modéstia? De resignação? Ou apenas a consciência de que qualquer obra humana não passa de uma pálida sombra da obra antes sonhada. Conta-se que Miguel Ângelo, quando terminou o Moisés que se encontra em Roma, na igreja de San Pietro in Vincoli, deu uma martelada no joelho da estátua e gritou: “Fala!” Não será preciso dizer que Moisés não falou. Moisés nunca fala. Também o que neste lugar se escreveu ao longo dos últimos meses não contém mais palavras nem mais eloquentes que as que puderam ser escritas, precisamente essas a quem o autor gostaria de pedir, apenas murmurando, “Falem, por favor, digam-me o que são, para que serviram, se para algo foi”. Calam, não respondem. Que fazer, então? Interrogar as palavras é o destino de quem escreve. Um artigo? Uma crónica? Um livro? Pois seja, já sabemos que Moisés não responderá."
Balanço in Caderno de José Saramago/5 de Janeiro de 2009

19 comentários:

  1. Rogério,

    Quer que lhe responda para que serviram as suas palavras desde que por aqui passo? Olhe, são de ânimo, mesmo que avinagradas, são de realismo e de lucidez e por isso me fazem sentir menos só nesta forma de ser que não vai em histórias de encantar...

    As histórias de encantar já nos oprimiram durante 40 anos, já nos alienaram o bastante e não percebo como muitos não entendem que a seu lado há já muita gente que sofre e é preciso acção.

    Também nem todos entendem que pessoas lúcidas e cientes da realidade não significa que não tenham esperança e não sejam optimistas, porventura são as que mais lutam e acreditam, as que mais sorriem para os que precisam de um sorriso, só que são também as que mais se afligem com a dureza da vida de algums outros.

    Por isso estou aqui, porque tal como o Rogério, a Maria do Cheiro da Ilha, a Isabel do Cata Vento, a Filoxera, o Eufrázio, etc, etc, que me perdoem os que não mencionei, são tantos, mais outros, muitos felizmente, que fazem parte da minha vida, me fazem sentir que os ideais de Cidadania e solidariedade não se perderam e que juntos levaremos tudo isto a bom porto.

    E depois de "Moisés" ter respondido, ele próprio irá começar a ler outras palavras suas, as do livro, sobre essas não lhe responderei já, um dia destes...

    Beijos
    Branca

    ResponderEliminar
  2. "Um homem satisfeito é uma fonte que secou".
    Não me lembro agora quem o disse, mas o que importa é realçar a ideia de que por muito que se faça haverá sempre muito por fazer.
    A perfeição não é apanágio dos homens, mas procurá-la é traçar caminhos de realização.


    L.B.

    ResponderEliminar
  3. A lucidez é precisa e você tem-na! Não se cale nunca, por favor.

    (Vou ver do Livro...)


    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. ...pois que seja...falemos então!!

    Falemos daquilo que não se fala, façamos eloquentes discursos arrebatados de musica infinita e sonhemos com a eternidade da palavra...aquela que nunca foi dita...

    Beijos daqui Poeta

    Feliz Ano Novo

    ResponderEliminar
  5. Valeu a pena? O nosso Poeta maior diz que sim, que tudo vale a pena. E eu concordo!

    Beijinhos, cidadão!

    ResponderEliminar
  6. Venho "picar o ponto" e dizer que estou com as comentadoras!... uma vez que já disseram tudo. Foooorça aí para a frente, porque de caldos de galinha e paninhos quentes está o alienado Ocidente, cheio!!

    O Rogério faz falta... sabia, não sabia?

    Feliz Ano Novo... é o que a todos desejo. :)

    Um beijinho para si, Querido Amigo!

    ResponderEliminar
  7. Acabo de ver um filme. Há tempos que não via... um filme... sobre a sobrevivência de uma nação, a tolerância, a paciência... Mandela... Inicio do mais uma ano... Mais um copo... Chá... Sonho... Leio coisas que me comovem... Sabem que recebi, de um amigo, a resposta sobre o préstimo de um testemunho?: Sem a memória de sentimentos e de afectos, a história não é coisa humana que reporte coisas de valer a pena...

    ResponderEliminar
  8. Bom ano, Rogério, e que a musa nunca o abandone para continuas as conversas avinagradas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Caro Rogério
    Tarde, mas aqui estou para lhe desejar um bom 2012. Eu sei que é um lugar comum fazê-lo. Mas no caso do meu caro eu quero desejar-lhe sobretudo um bom ano no que à produtividade respeita. Sabe o papel que teve na divulgação da obra de Saramago... Que assim continue. Não lhe vou "exigir" que escreva outro livro (mas porque não pensar nisso)?
    Ainda só dei umas espreitadelas ao "almas que não foram fardadas" onde se percebe aquela tripla personalidade que ao fim e ao cabo todos temos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Era mesmo um milagre "que o Ano de 2012 fosse O Ano da Cidadania, da Fraternidade e da Mudança" porque só vejo a maioria das pessoas preocupadas com a sua vida e não com a do "seu vizinho", parece que nunca aprenderão que também têm uma porta de entrada e que, mais cedo ou mais tarde, podem ser o espelho do que se passa ao lado.
    Faz-se muito bem a apologia da caridade mas não da união para mudar o estado de coisas e procurar soluções em conjunto.
    Sempre divididos por qualquer coisa, qualquer coisa serve para separar e não para unir e isto até se nota dentro dos próprios partidos políticos. E os que se aproveitam gostam de ver este... cada um a puxar para o seu lado.

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que este é o "Ano da Crise"
    Bom ano mesmo com crise havemos de viver sempre fomos um povo de costumes e por isso há que nos acostumar a ela
    kis :=)

    ResponderEliminar
  12. Tudo pelo melhor

    no lado esquerdo da vida

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Estou consigo.

    Gosto das suas palavras, do que elas significam, da verdade que elas têm.

    Use-as, por favor, ao longo deste longo 2012. Sempre que o fizer, haverá uma flor de acácia rubra a dizer-lhe 'estou consigo'.

    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Rogério, se a sua voz se calar, ficaremos mais pobres!

    Moisés não fala?? Não sei!

    Bom ano.

    ResponderEliminar
  15. Será que foi guardado o comentário?
    Deixa ver ...

    ResponderEliminar
  16. Claro que não, detesto quando isto me acontece!

    Dizia, edições em conflito, até aqui???
    Damn it!

    Dizia algo assim;

    Venham as palavras e os comentários, e mais as homilias, pois algo há-de ficar.
    Diz o ditado "água mole em pedra dura ..."
    Pois então, pode ser que se abra um buração.

    Beijo Rogério,

    ResponderEliminar
  17. bem se a passagem de ano serve para alguma coisa e para motivar a mudanca

    Bjinhos
    paula

    ResponderEliminar
  18. Moisés não falará... mas eu não sou Moisés e, embora reconheça que raramente comento, acredito que isto que fazemos, esta publicação nos blogs, é importante e virá a dar os seus frutos.
    Bom trabalho, Rogério!:)
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  19. FELIZ 2012 COM SUUUUUUUrriisnhos e espirito positivo...que é preciso.

    ResponderEliminar