18 fevereiro, 2012

Sábado... reflexões marginais


A arte, por vezes, nos diz o que não esperamos que seja dito de forma tão perfeita. É a arte coisa efémera? Dura mais que quiséramos ou esperávamos? Que importa? Que importa que morra, se dissolva ao sabor da impiedosa natureza ou lhe sobreviva aos ventos e se torne eterna?... é no momento que se cria que é útil. Ou porque nos dá alento. Ou porque nos denuncia que algo de medonho se aproxima e é preciso agir. Se seu desígnio é imprimir coragem, então a usemos para contrariar tudo o que requeira actos corajosos. Se for um desafio à acção, então que algo se faça. A arte também pode assumir mensagem de esperança, mas para que a quero eu se esperança passa por esperar e, como diz o poeta: "esperar não é saber/quem sabe faz a hora/ não espera acontecer". Esgotou-se o tempo onde cabia a esperança. Agora é a hora de luta, ainda que nos limitemos a resistir... 

Mas é a arte também um devaneio, um doce enleio, um olhar o umbigo da alma em êxtase ou depressão? Que pena o ser... só retarda o que teremos que fazer.

3 comentários:

  1. A Arte é a melhor mentira, a mais verdadeira, a única em que devemos acreditar.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. E verdade meu amigo, a arte,assim como todas as coisas belas, distraem-nos do objectivo maior, LUTAR!
    Compreendo e sei que até a esperança nos está a atrasar.
    Seja pois hora de reflexão e LUTA!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A Arte é e sempre foi parte intrínseca da luta! Para muitos dos que não se podem deslocar e só esporadicamente podem sair à rua, pode ser a forma de luta possível. Viva a Arte que também é uma arma! :)

    ResponderEliminar