15 abril, 2012

Homilias dominicais (citando Saramago) - 78


----------------------------------------------------------------------------------- Foto de "A Bola"
Foram referidos valores tidos. Abraço, meu caro! 
(que te sigam o exemplo, enquanto é tempo!)

Escrevo estas palavras ainda sobre o efeito da minha presença nessa homenagem. Homenagem a José Manuel Tengarrinha, dois dias depois do 80ª aniversário. Explico porquê: senti, para além das palavras ditas por palestrantes convidados e do próprio, que estava entre gente necessária, com memória, com ideais, não de todo iguais, mas que podiam encontrar caminho comum. Seria esperar de mais que, num almoço, fosse sequer tentado estabelecer pontes ou até enfatizar isso. Bastou-me a percepção de que há gente... e isso é bom. Basta que compreendam que "se o mundo alguma vez conseguir ser melhor, só o terá sido por nós e connosco." - isto escreveu Saramago e é a mensagem que hoje vos trago, tendo ainda presente o que ouvi

HOMILIA DE HOJE 
"Temos razão, a razão que assiste a quem propõe que se construa um mundo melhor antes que seja demasiado tarde, porém, ou não sabemos transmitir às pessoas o que é substantivo nas nossas ideias, ou chocamos com um muro de desconfianças, de preconceitos ideológicos ou de classe que, se não conseguem paralisar-nos completamente, acabam, no pior dos casos, por suscitar em muitos de nós dúvidas, perplexidades, essas sim paralisadoras. Se o mundo alguma vez conseguir ser melhor, só o terá sido por nós e connosco. Sejamos mais conscientes e orgulhemo-nos do nosso papel na História. Há casos em que a humildade não é boa conselheira. Que se pronuncie bem alto a palavra Esquerda. Para que se ouça e para que conste. 
Escrevi estas reflexões para um folheto eleitoral de Esquerda Unida de Euzkadi, mas escrevi-as pensando também na esquerda do meu país, na esquerda em geral. Que, apesar do que está passando no mundo, continua sem levantar a cabeça. Como se não tivesse razão." 
Saramago in "Outros Cadernos..." - Fevereiro.2009