28 julho, 2012

Manta Rota: a Fernanda Câncio fez-me cair em mim, e regressei...


Tava eu jogando à bola, numa boa...
quando a Fernanda me fez regressar a Lisboa

Fernanda Câncio é uma jornalista. Uma boa, muito boa jornalista, daquelas que além de fazerem redacção, também  têm coluna de opinião. Não venho falar dela por ser bonita. Nem sequer de sua escrita. Venho falar da coincidência de ela ter colunado, um  texto marado que titulou: "Manta Rota". Não é que me acordou, a marota?  Estilo "Rogério, que fazes aí?". É que ainda tinha de fresquinho a leitura do excelente texto de Gonçalo M. Tavares...
Para melhor me explicar, decido citar. Transcrevo este pedaço, e admirem só o diálogo transcrito e vejam como ele tem a ver comigo:
"- Eu, por exemplo, quando estou prestes a dominar o mundo, a tê-lo por completo à minha mercê, quando estou a um segundo de ser rei, senhor, dono, mestre, chefe grande e máximo de todo o universo e de todos os bailes, sabe o que me acontece? Adormeço. Isso mesmo. Quando estou prestes a dominar o mundo, adormeço.
- Adormece?
- Sim. Bocejo e depois durmo.
- Isso é estranho.
- Pois não sei. Dominar o mundo sempre me aborreceu. Prefiro uma sesta."
Cito isto nem é por ser bonito. Nem sequer por ser bem escrito. É pela mera coincidência de o Gonçalo me ter apelado à consciência de eu, que quero mudar o mundo (e para tal, preciso de o dominar), estando quase, quase a conseguir, pimba!, ponho-me a fugir.
Não adormeço, mas vou de férias, com os netos, a ouvir contos da avó, com fadas e lérias...
O "herói" do Gonçalo adormece. Eu, vou para a Manta Rota. Assim o mundo não muda... Quando um gajo, como eu, decide mudar o mundo e se põe a cavar, o que é que vai mudar? Nada. E isso me alarma...
Mas o que é que isso tem a ver com o que a Fernanda foi escrever? Onde é que aconteceu o clique que me fez acordar e regressar? Eu passo a explicar. Explico com o texto dela, naquela parte em que chama salazarento ao salazarento e depois pede desculpa por ter chamado salazarento ao salazarento. Porque um salazarento só é salazarento se realmente o for e, para ela, não parece ser o caso do tal senhor... Um homem assim, como eu, não aguenta e tem de vir à liça dizer a coisa inteira. Diz a Fernanda, à sua maneira:
"...o uso deste qualificativo para um governante eleito democraticamente é um exagero e um insulto. Mas apelidar um discurso ou uma atitude de salazarenta não significa, é claro, dizer que o alvo da observação é antidemocrático ou visa impor uma ditadura; pode referir uma estética ou um referencial de valores. E muito mais relevante que a discussão sobre se Passos se inspira em Salazar é o que este seu discurso implica."
Com jornalistas assim, um gajo não pode ir de férias... Mas já cá estou!

10 comentários:

  1. Caro Rogério
    Digo-lhe em primeiro lugar que sou adepto da sesta (não comece já a pensar que sou "colega" do Marocas. A confraria da sesta foi inspirada por um Alentejano dos quatro costados que há muitos anos vive em Ansião, no norte do meu Distrito e com o qual partilhei coisas muito dificeis e complicadas.
    Pronto alguem fez muito bem em acordá-lo. Poça se nos apanham a dormir é que nos lixam mesmo...
    Bem vindo
    Com um fraternal abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  2. Estiveste de férias mas estiveste muito atento. Eu sou mais do outro tipo. Isto é, quando um jornalista escreve o que a jornalista Fernanda Câncio escreveu eu adormeço. Quer dizer, bocejo primeiro.

    Bem vindo!

    ResponderEliminar
  3. Na Manta Rota?!
    Cuidado com encontros de 1º grau! :-))

    ResponderEliminar
  4. E ainda bem que voltou, bolas! Já estava a fazer falta! E como está a sua vizinha do 4º andar? Terá também ido até à Manta Rota?

    Também gosto bastante de ler a Câncio (desde o tempo daqueles versos que lhe diziam: «Ó Fernanda, canse-o!» de quando ela andou com o Sócrates...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Pois é! Quanto à Fernanda Câncio, há muito que guardo o tempo que gastaria a ler as suas crónicas para gastar com outras vozes.
    Sobre o G.M.Tavares, a "história" é outra.
    Bem, se a Câncio e a "Manta Rota" o fez voltar já valeu bastante o seu (dela)"cronicar".

    Bem-vindo!

    ResponderEliminar
  6. Interessante o diálogo do Gonçalo M. Tavares. Quanto à Fernanda Câncio, a memória recorda-me que, ainda há pouco, tecia as maiores loas em prol do José Sócrates. Em artigos de opinião, pois claro.
    Resta-nos o regresso do Rogério. Há salvamentos que carecem da participação de todos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Olha que pena!
    Esperava mais um tempinho e ainda fazia um joguinho de bola com o PPC em pessoa e aproveitava para lhe dizer umas quantas verdades que o homem parece desconhecer. Aí, na Manta Rota, pois claro, aonde havia de ser?
    Bom regresso e força para dominar este mundinho novo.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Tinha que ser uma Fernanda (não uma qualquer, claro) a tirar-te a bola dos pés :)

    Estás um atleta.
    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Claro que coloquei no Jugular um comentário, não ordinário nem ofensivo, mas que foi omitido pela prerrogativa conhecida.

    Não esperada outra coisa da Fernanda, mas tinha esperança ter outro comportamento dessa banda (o Jugular). Mas... quem sou eu?

    ResponderEliminar
  10. Que bom as pessoas poderem escrever o que querem, elogiando ou denegrindo quem quer que seja.
    Tão bom dizer que Fernanda Cancio é uma boa jornalista. Boa em quê? Se por acaso aqueles que a elogiam forem pessoas educadas, honestas, respeitadoras, cumpridoras dos seus deveres leiam a reportagem que ela fez há dezassete anos ofendendo uma família de bem com a REPORTAGEM ESCRAVATURA EM LOURES. Perante tão graves acusações proferidas pela jornaleca o Ministério Publico mandou averiguar de imediato e a Policia Judiciária batia-me á porta para verificar o lo9cal onde as escravos eram alimentados a comida de cão, sequestrados e mal tratados.Em Portugal sou desconhecido e por isso nem Ministro nem dono de grandes Empresas, nem pessoa influente, porque mandou o Ministério Publico arquivar todas as acusações da Jornaleca.Querem saber mais, contactem comigo que mostro a incompetência de tal pessoa. Gravações,filmes etc.
    Só agora tomei conhecimento deste blog, motivo porque só agora comento.
    Mário Carmo .

    ResponderEliminar