24 setembro, 2012

Geração sentada, conversando na esplanada - 13 (a troika que se lixe)

(Ler Conversa anterior)
""não há como fugir à troika" - Marcelo Rebelo de Sousa, ontem, na TVI 
"...isto está a falhar... eu acho que é preciso discutir a renegociação da dívida. Essa questão irá ficar em cima da mesa..." - André Freire in "Prós e Contras"
 

...e o senhor engenheiro levantou-se, ligeiro, e foi mostrar aquele video...

Não me surpreendeu a decisão da Gaby ao afirmar ir, no sábado à manifestação. O grupo a pouco e pouco vinha a demonstrar uma atenção crescente sobre temas que nunca abordava e, ao abordá-los mostrava, quase que em bloco uma disponibilidade para passar a ter papel mais activo no domínio cívico (excepção para a Rita, que ainda insistia nos tiques apanhados nos "Morangos com açúcar")
- Viste ontem aquele sacana?, interrogou a Ana?
- Ó filha, esse coiso é um magiar manipulador. E é escutado... tem mais audiência do que muita gente pensa...
- Mais que a "Casa dos Segredos"...
- ...e é eficiente. Topas a linguagem do gajo? Quem não lhe compra o recado, naquela alegoria do médico e do doente? É preciso ter lata em falar da "adesão psicológica do doente" ao tratamento que lhe é imposto... e já sabem os próximos seis meses " têm que ser usados para "recolar" as relações entre médico e doente. Ele o fará e bem...
- Porque é que vocês não vêem o "Prós e Contras"? Por vezes a Fátima comete erros de casting e lá aparece alguém...
- Ó filha, é uma seca...
- Pois, mas sempre vamos ouvindo coisas diferentes. Se quiseres, ouve os primeiros vinte e poucos minutos, e depois desliga. Nesse tempo curto, fica tudo dito...
- Por exemplo?
- Sobre a renegociação da dívida... 
- Como na Islândia?, isso não dá nada, nem lá deu...
Nesta altura do diálogo, o senhor engenheiro, perante a surpresa de todos e, até, do seu cão rafeiro, saltou da mesa, ligeiro, e dirigiu-se à Gaby:
- Posso?, perguntou estendendo a mão a solicitar-lhe o iPad.
- Pode!
E o senhor engenheiro em menos de um fósforo encontrou no youtube o que lhes queria mostrar. Todas atentamente seguiram o video, de mim já conhecido!