14 outubro, 2012

Homilias dominicais (citando Saramago) - 103

REMBRANDT - "A expulsão dos vendilhões do Templo" 

Das palavras ditas por D. José Policarpo não trago aqui nem uma, pois habituei-me a neste espaço só trazer palavras dignas. Talvez lhe deva um perdoar cristão  ou talvez não. Mas tenho que admitir que Policarpo anda todo trocado. Do texto bíblico à Constituição. É o texto bíblico que dá a Jesus a iniciativa violenta de expulsar os vendilhões do templo. Contudo, cumprir a Constituição não é remeter os cidadãos a mero rebanho como o alto dignitário da Igreja reclama em nome da Democracia.
E actos violentos são constitucionais? Sim, (lembra um amigo) como legitima defesa, como forma de resistência contra actos ofensivos de direitos, liberdades e garantias. Perdeu D. Policarpo boa oportunidade de defender a Bíblia e a Constituição se tivesse, aos fieis ontem reunidos no Santuário, explicado que Jesus resistia quando no templo atacava... Se explicasse a legitimidade de Jesus, certamente retiraria a Saramago tão severa generalização, a propósito da Bíblia e, ainda, se tinha colocado do lado do povo que ainda espera alguma coisa de terrena, desta Igreja.

HOMILIA DE HOJE
“a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana”

José Saramago, in lançamento do livro Caim

9 comentários:

  1. Caro Rogério
    Para além de lhe agradecer o link não podia deixar de subscrever o texto. Como se tem visto e ouvido há outras vozes que não são indiferentes ao justo clamor popular.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar

  2. São palavras de quem está longe do mundo real, longe das dificuldades, das famílias, longe das pessoas quando a sua obrigação, como membro de uma instituição que se diz solidária, deveria estar perto, muito mais perto.
    Enfim... Incompetências.

    Lídia

    ResponderEliminar
  3. Os Cardeais

    tambem são filhos de deus?

    ResponderEliminar
  4. Grande poste o teu. Saramago aplaudiu certamente.

    ResponderEliminar
  5. "urge um empenhamento dos cristãos para que possa erguer-se uma nova governança, com qualidade para inventar o futuro"

    Carlos Azevedo, bispo


    um abraço, Rogério

    ResponderEliminar
  6. José Policarpo, se fosse honesto e não estivesse exclusivamente preocupado em defender os interesses do Vaticano ( não pagamento do IMI, por exemplo), deveria também explicar às pessoas que andar de rastos/joelhos ao redor de imagens e santuários nada resolve!

    E, já agora, deveria explicar também porque razão a Igreja gastpu largos milhões de euros naquela igreja faraónica de Fátima e, no entanto, as pessoas continuam sujeitas ao tempo e m pleno ar livre enquanto os sacerdotes se encontram resguardados num gaiola de vidro.

    Boa semana

    ResponderEliminar
  7. ...esta ovelhinha anda muito danada... e, de momento, ando a treinar... os coices ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Meu amigo há atitudes e palavras que só mostram a verdadeira essência de quem as profere.
    Saramago sabia o que dizia.

    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar