22 novembro, 2012

Ainda a Greve Geral e as manipulações de um jornal...


Com chamada de primeira página, saiu um extenso artigo usando um estudo antigo (pré-troika) para fazer vingar uma tese moderna... O tal estudo "data de 2010, ano em que José Sócrates governava e António Dornelas, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE e ex-secretário de Estado de António Guterres (e, insuspeito, participa agora em tribunais arbitrais sobre pré-avisos de greve), dizia "que "não há uma causa única" para este declínio da participação nos movimentos colectivos de protesto". (todo este texto foi + ou - copiado daqui)

Não havendo uma causa única há uma que se destaca, a "chantagem" dos patrões e os apertados orçamentos familiares: "Uma sondagem da Universidade Católica Portuguesa, divulgada no início do mês, indica que 59% dos portugueses apoiam a greve geral marcada para a próxima quarta-feira, embora apenas um terço tenha afirmado que vai aderir. A indisponibilidade em fazer greve é menor nos funcionários públicos (26%) do que entre os trabalhadores precários (só 7% admitiram aderir)." - a sondagem referia-se a uma greve geral realizada em Novembro de 2010.

Claro que o artigo antigo e o destaque agora dado pelo Expresso não é inocente e alimenta argumentos de certa gente, e até de um meu amigo que, de pronto, se põe a discorrer sobre os malefícios do sindicalismo. E cismo...

Cismo no que lhe responderam e no que eu lhe disse (mais ou menos isto): 
Desligar a evolução do sindicalismo da hecatombe que ocorreu no aparelho produtivo é ser pouco sério na análise das questões sindicais. Ignorar que a terciarização da economia colocou a precariedade num lugar em que a entidade patronal passa a ter poderes ilimitados, é querer ser cego e cegar quem queira pensar. Ignorar que a grande malha de empresas é constituída por unidades em que o patrão é também empregado, é um erro deliberado... O afundamento da economia retrai a luta mas não a mata. O medo será ultrapassado. Tarde ou cedo. Mais cedo que meu amigo espera e o Expresso deseja...
(imagens com dados da pordata)

10 comentários:

  1. Rogério,
    não vou discutir a validade das tuas teses quanto às causas da "hecatombe sindical". Até nem discordo totalmente embora me pareça redutor pôr o ênfase no medo.
    Antes de me reformar fui, como sabes, responsável por uma empresa com cerca de 50 jovens licenciados. O que mais me espantava é que era eu, durante almoços ou convívios, o único que referia a existência de sindicatos e mesmo o dia-a-dia da política.
    E não era por medo pois, no caso em apreço, todos sabiam que eu tinha sido dirigente e militante sindical e, portanto, que nunca exerceria qualquer perseguição (poderiam até pensar o inverso).
    Ou seja, a vida é muito mais complicada do que esta lógica de de "os bons"e "os maus". Mas adiante...
    Mesmo que admitamos que tens toda a razão, eu também tenho. Se tudo mudou como dizes e os resultados foram os conhecidos prova-se, como eu digo, que o sindicalismo não foi capaz de encontrar respostas.

    ResponderEliminar
  2. Fernando

    O meu texto não reduz a questão ao medo...

    É tão válido o estudo feito pelo Dornelas como a sondagem da Universidade Católica (ou se calhar não)... a (minha) grande tese é a profunda alteração no tecido económico onde as cinturas industriais deram lugar às catedrais do consumo e ao desenvolvimento do sector terciário... ouve uma alteração profunda na estrutura social da sociedade portuguesa a par das práticas de precarização do trabalho... se os sindicatos podiam fazer alguma coisa para evitar isso? Ó meu caro amigo... nem sei o que te diga...

    ResponderEliminar
  3. Rogerio,
    Achei bem colocada a sua visão! Eu não o faria tão bem...

    bjsMeus
    Catita

    ResponderEliminar
  4. Meu amigo...sabes que há jornalismo...e Jornalismo!

    Concordo contigo

    ResponderEliminar
  5. Rogério,

    Gostei muito do artigo e considero que os sindicatos foram fundamentais na aquisição progressiva dos direitos dos trabalhadores que eram há algumas dezenas de anos atrás praticamente inexistentes.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. A Luta pela conquista e consolidação dos direitos dos trabalhadores, foi dura e extremamente difícil.
    Tal como está a ser dura e difícil a manutenção desses direitos.
    Mas Sindicalismo é isso mesmo: Luta permanente!

    ResponderEliminar
  7. O jornalismo , tal como diz a nossa amiga Blue Shell, divide-se em bom e nem por isso.

    Há muito medo , principalmente no privado; há muita falta do dinheiro...e, francamente, pensso que o sindicalismo (eu fui dirigente sindical) deveria repensar( -se) certas questões.

    Se a quem faz greve , o respectivo sindicato pagasse o vencimento, talvez uma greve de vários dias conseguisse fazer tremer a sério o Governo de tirno.

    Fica bem

    ResponderEliminar
  8. Tudo se move

    mas sem sindicatos seríamos
    um deserto
    a arremessar calhaus
    assim e porque tudo se move
    seremos nós organizados
    a decidir àcerca das pedras
    e das suas alternativas

    ResponderEliminar
  9. Fiz todas as greves. Tornei-me dirigente sindical.
    Dou-te razão!

    ResponderEliminar
  10. Independentemente de concordar ou discordar do que aqui escreve ( e na generalidade concordo...) a verdade é que o sindicalismo tem de se adaptar aos tempos actuais e isso não está a ser fácil.
    Quanto à notícia do "Expresso", não me pereceu que tivesse a intenção que lhe atribui, mas admito que seja eu a estar enganado. De qq modo, nos números ninguém de bom senso pode acreditar.

    ResponderEliminar