27 fevereiro, 2013

Medo, medos... (5)

 Cá em casa, um livro está fazendo sucesso , "O Livro Dos Medos". Já lhe foi lido normalmente e detrás para a frente, mil vezes. A tal ponto que ele já sabe, em todas as páginas, todas as frases e, em cada frase, todas as palavras. Contudo, a quem encontra pede sempre (e novamente): lê. Hoje calhou-me a mim e ele me escutava como se ouvisse pela primeira vez. Distraidamente, saltei uma linha em frente e de pronto ele corrigiu... Não posso deixar de me interrogar o porquê, se ele fixa coisas com a capacidade impressionante de, depois, quase sempre muito depois, repetir com tino e com o sentido acertado, o que ouvira uma única vez.
Foi então que descobri, com aquele ar triunfal de quem descobre a pólvora: "Ele já teve todos os medos que estão escritos no livro, o livro além de falar de medos fala dele próprio e dos seus sentimentos, é isso!" (há livros assim!)
Depois da descoberta, fiz agenda: amanhã terei de lhe falar de coragem e mostrar-lhe coisas sobre outros medos, não para que os perca, mas para que possa enfrentá-los e, sei lá, talvez até vence-los...
 
Outros escritos sobre o tema: aqui, aqui, aqui e também aqui

11 comentários:

  1. Aqui em casa era assim, mas com A Branca de Neve...
    Um bj

    ResponderEliminar
  2. O meu neto ainda não entrou na fase dos medos!
    E como não tem medos não tem a noção de perigo!

    ResponderEliminar
  3. Adorei os "gafanhotos fritos com molho de joaninha"! :))

    Esses medos parecem-me vencidos... deixa-o digeri-los bem, primeiro. Outros virão...

    Abraço grande!

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que ando agora na fase dos medos....porque não os perdi todos na infância. Só pode. Mas coragem acho que tenho,sem me contradizer.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Tenho medo de quem tem medo
    medo de quem medos tem
    medo de mim mesmo
    quando o combato
    e reconheço

    ResponderEliminar
  6. O pior dos medos é o "medonho" futuro que querem impor às nossas crianças.

    ResponderEliminar
  7. Os gaiatos são assim. E nós ficamos de boca aberta com as suas estranhezas e perplexidades. Que também as têm!
    Uma delícia, os netos!

    Beijinhos para o menino dos "medos" (ah! e para o avô também...)

    ResponderEliminar
  8. Quem por estes dias tem medo sou eu, mas não vou ceder sem luta.

    ResponderEliminar
  9. Há livros que têm o "dom" de ir ao encontro dos anseios das crianças, dando resposta às suas questões mais íntimas.

    Um livro para crianças é uma coisa tão séria, tão séria que, até hoje, não publiquei nenhum dos meus contos, embora os leia por aqui e por ali. Sei que agradam, não sei se formam sem formatarem.

    Um beijo

    ResponderEliminar