27 março, 2013

A Lídia Jorge não foi poupada nas palavras, mas ela apenas quis ser rigorosa...


O programa foi inesperado... Teve erros de casting e foi dito o bom e o bonito...
"Cleptocracia, é um termo de origem grega, que significa, literalmente, “Estado governado por ladrões”, cujo objectivo é o do roubo de capital financeiro dum país e do seu bem-comum. A cleptocracia ocorre quando uma nação deixa de ser governada por um Estado de Direito imparcial e passa a ser governada pelo poder discricionário de pessoas que tomaram o poder político nos diversos níveis e que conseguem transformar esse poder político em valor econômico, por diversos modos. (...) O Estado passa a funcionar como uma máquina de extracção de renda ilegal da sociedade, isto é, população como um todo, em contraposição à máquina de extracção de renda legal, o sistema de cobrança de impostos, taxas e tributos dos Estados que vivem em um regime não-cleptocrático[. Todos os Estados tendem a se tornar cleptocratas se não ocorrer um combate real pelos cidadãos, em sociedade. Em economia, a capacidade de os cidadãos combaterem a instauração do Estado cleptocrático é fortemente correlacionada ao capital social da sociedade[3]. A fase “cleptocrática” do Estado ocorre quando a maior parte de sistema público governamental é capturada por pessoas que praticam corrupção política, institucionalizando a corrupção e seus derivados como o nepotismo, o peculato, de forma que estas acções delitivas ficam impunes, devido a que todos os sectores do poder estão corruptos, desde a Justiça, os funcionários da lei e todo o sistema político e económico." in wikipédia

14 comentários:

  1. Ora bem....vivemos numa "cleptocracia" - nem mais!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Rogério,
    Também assisti ao "desconforto" que a palavra CLEPTOCRACIA causou na audiência, pelo menos em alguns dos ilustres participantes. Aplaudi a Mulher, senti a força da Amiga de longuíssima data, que sabe do que fala e para quem fala e SEM MEDO. Pena não haver mais gente suficientemente corajosa para chamar os "boYs" pelo nome. Por isso as lágrimas sentidas... O resto fica aqui dito neste teu post. Bem hajas!

    ResponderEliminar
  3. Definição adequada. Pudera! Se este governo é um albergue de "pickpockets"...

    ResponderEliminar

  4. Não vi o programa, mas a escritora em causa tem uma relação íntima com a palavra, sabendo usá-la a partir da raiz. Para além da palavra há o rigor e a lucidez que lhe admiro, há longo tempo.

    Assisti no Youtube a um excerto da sua intervenção...
    Estranha-se tanta clareza.

    Um beijo



    ResponderEliminar
  5. Só lamento que o programa seja a horas tão tardias (dá jeito para os do contra)

    Nem assim, com estas palavras certeiras, eles têm vergonha.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. E para se ser justo devia ter usada a mesma linguagem quando do governo PS/Sócrates. Ou será que há alguma diferença?

    ResponderEliminar
  7. Ah grande Lídia Jorge! Por isso gosto tanto dela! Não foi nada gaga nas suas intervenções.

    ResponderEliminar
  8. Caro Cid,

    a Lídia não deixou de o fazer. Quando instada pela moderadora (que reagiu questionando se a Lídia não estaria a usar qualificativos fortes demais) ela exemplificou com o estado a que chegou a justiça... e estendeu o rol. Ninguém ficou de fora!

    ResponderEliminar
  9. Uma praga que cresce e engorda por aqui e também a nível europeu.
    Parece-me que não temos governo e que o comando da ladroagem vem do leste.

    «eles caminham com pés de veludo...
    mas comem tudo e não deixam nada...»

    ResponderEliminar
  10. .

    .

    . há lídias e Lídias . felizmente .

    . :))) .

    .

    .

    ResponderEliminar
  11. Ainda bem que há vozes assim! Grande Lídia! Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Assisti embora não seja meu hábito porque não morro de amores pela D. Fátima!
    Gostei de grande parte do que ouvi, sobretudo da Lídia Jorge que tirou o Ângelo Correia (esse homem tão impoluto) do sério, com essa expressão tão realista e certeira e do Viriato Soromenho!

    ResponderEliminar
  13. À escritora Lídia Jorge eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velho (89anos)dirijo o meu elogio e concordo com a sua afirmação pois o termo Cleptocracia é de facto o termo correcto para classificar os que desgovernam Portugal.Como se sabe são os Detentores do Poder Económico e Financeiro que especulam na Bolsa de Valores,o local onde está presente a imagem de Mercúrio,o Deus do Comércio e dos Ladrões.Aproveito esta ocasião para dizer à escritora Lídia Jorge
    que fui colega do seu pai David Jorge,na Instrução Primária e daqui da distante Holanda envio para ela os meus respeitosos cumprimentos.

    ResponderEliminar
  14. Não vi o programa, pois há sempre coisas mais importantes na vida do que ver televisão. E, por vezes, essas coisas coincidem com programação que até interessaria... Mas aqui fica o aplauso para a aplicação tão adequada quanto temerária do termo «cleptocracia». Que, pelo menos, a voz nunca nos doa na esgrima da palavra oportuna e necessária. Uma chapelada mais à Lídia Jorge!
    Porque, hoje, não apenas urge clamar que o rei vai nu, mas sim que é pornografica e destemperadamente gatuno.

    Grande abraço.
    JC

    ResponderEliminar