05 maio, 2013

Para sempre

Para Sempre
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
(Carlos Drummond de Andrade)

12 comentários:

  1. Tão lindo este poema!
    Peço desculpa, mas vou roubá-lo, para outro sítio, ali ao lado... :)

    Beijos e um dia feliz, porque as recordações quando são doces, mesmo que com emoção sempre nos fazem os dias belos.

    Branca

    ResponderEliminar
  2. Que lindo, este poema! Não conhecia.

    ResponderEliminar
  3. Que foi feito do meu comentário!...
    Fui eu que me esqueci de o gravar
    Tanto que eu usei o verbo amar
    A minha mãe deve tê-lo sentido
    este verbo nos seus sentidos

    Não vou dizer da mesma forma
    sob o impulso da emoção
    do poema imenso de Drummond
    mesmo assim me ouço em canção

    Querida mãe, quase nos 90
    sempre que nos encontramos
    segredas-me com cumplicidade
    Aquele enredo daquele milagre
    dizes tu que foi
    e eu acredito, mãe

    Só uma verdadeira mãe
    pode ter vivido tão energicamente
    aquele momento, mãe.

    Eu a sofrer
    porque não te queria fazer sofrer
    e sem nada poder fazer

    E tu mãe, acreditaste num milagre
    e o milagre aconteceu
    e tu ficaste tão feliz, mãe
    por veres a minha felicidade
    de não te ver infeliz, mãe

    Mãe,
    Eu acredito que foi um milagre
    Que foi um santo que to disse
    que nunca mais o viste
    mas que ele to disse, disse
    eu acredito, mãe.

    Um grande abraço
    prolongado
    Muitos beijinhos
    neste meu sobressaltar alado

    Bom dia, Mãe!

    (Rogério, um grande abraço, desculpa aproveitar este espaço para desabafar, tinha de ser agora, desta forma...)


    ResponderEliminar

  4. Hoje estou a deixar lágrimas por onde passo.

    Beijinho

    Laura

    ResponderEliminar
  5. Uma mãe é tudo isso para sempre!

    Uma grande escolha meu amigo.


    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Que aconteceu ao meu comentário?

    Para as Mães e pera as Filhas que s-ao Mães.

    ResponderEliminar
  7. jdr

    Meu caro, esmero-me para nada deixar escapar...

    ResponderEliminar
  8. Já consigo ler este poema sem o nó na garganta, pois não tenho a mãe desde os 10 de idade.
    Foi-se o nó depositar-se no coração e lá ficou, primeiramente como vidro cortante mas com o tempo o vidro com o calor da minha própria experiência de ser mãe , tornou-se areia e com a experiência de ser avó, de areia passou a terra fértil.
    Vidro, areia, terra fértil porque assim a vida e a maturidade pediram.
    Imagino o aroma da flor que por sorte poderei deixar , talvez.

    ResponderEliminar
  9. Tão lindo este poema!
    Peço desculpa, mas vou roubá-lo, para outro sítio, ali ao lado... :)

    Beijos e um dia feliz, porque as recordações quando são doces, mesmo que com emoção sempre nos fazem os dias belos.

    Branca

    ResponderEliminar
  10. Pudessem os PAIS ser eternos..... :) Adorei! beijinho pai

    ResponderEliminar