03 março, 2014

Lutando contra a rejeição liminar da discussão que tarda, exactamente desde 1997

imagem extraída de um folheto de 1997, leitura obrigatória

Os comentadores encartados fogem dos cenários, simples hipóteses que sejam, que possam servir para aprofundar questões técnicas e políticas sobre as consequências de permanecer ou sair. Na altura própria (1997) fizeram o mesmo e voltaram as costas ao referendo. Hoje continuam, uns porque ficaram expostos ao reconhecimento do erro e à assumpção da responsabilidade de ter empurrado o país para este rumo desgraçado. Outros, porque não são mais que zelosos representantes dos credores e dos que vão engordando com o cerco das inevitabilidades. Acabarão por entender-se? Sim, como sempre... o objectivo de uns e outros é prolongar o baile de máscaras de agressivos discursos desentendidos, mas que no fundo preservam o mesmo!  Ambos usarão a rejeição liminar da discussão necessária e concentrarão a discussão em aspectos marginais. Dirão de outras propostas que são irrealistas, radicais, irresponsáveis e não sei que mais. Tiremos-lhes as máscaras: É que só há dois caminhos: "Ou se desvaloriza a moeda ou se desvalorizam salários. Não há milagres!"

8 comentários:

  1. Como é que vão fazer as contas quando a China tossir?
    Desconfio que as habilidades monetárias do dólar têm os dias contados e o € vai pela pia a seguir.

    ResponderEliminar
  2. Como é que se desvaloriza a "moeda" sem primeiro passar para o Escudo?

    ResponderEliminar
  3. Hoje ao almoço estive a ler a entrevista de OT. Como sempre, realista e equilibrada mas temo que esteja a ser demasiado optimista quando relativiza as consequências de uma saída do euro. Uma discussão a aprofundar.

    ResponderEliminar
  4. Penso que o problema foi termos aderido ao euro...agora, há que remediar com urgência. Senão qualquer dia, deixaremos de sentir o sol e entraremos num buraco negro.
    Sabe Rogério, custa-me tanto falar destas coisas!! É que eu, ainda acredito na consciência humana, nos valores que norteiam o ser humano em amor e em verdade.

    Deixo-lhe um abraço muito amigo!

    ResponderEliminar
  5. Só não fugimos do EURO porque as Famílias Donas dos BANCOS PRIVADOS tugas estão com a corda no pescoço e fugir do EURO significaria um esticão tal que ficariam tetraplégicos... Só não saímos desta pocilga porque os Donos de Portroikal não querem PERDER a maioria da massa monetária que têm actualmente!

    Para a populaça seria apenas uma brisa!

    Afinal de contas quando alteramos para o euro o típico comportamento salafrário do Tuga praticamente duplicou o preço em muitos bens/serviços, e os salários NADA! Pelo que agora não seria de esperar comportamento diferente!

    Abr
    Voz

    ResponderEliminar
  6. Houve quem avisasse que iria correr mal...
    E correu! :(

    ResponderEliminar
  7. Estou de acordo com a Rosa dos Ventos. E nenhum cenário me parece animador.

    beijinho

    ResponderEliminar