07 março, 2014

Qual natureza humana, qual tanga? - 5

O Homem tem tido uma evolução tendencialmente mais humana.Quando está quase a conseguir humanizar-se, pimba, desumaniza-se desumanizam-no, com entretengas...
Escrevi isso aí em tempos. Fiz uma revisão a escritas antigas instigado por leituras de hoje. Não desisto do meu optimismo povoado de dúvidas e de sonhos, tal como Saramago:

8 comentários:

  1. Como não acontecer quando, já na escola, se incentiva a competitividade? A pedagogia do "um" contra o "outro" em vez da de "um" com o "outro"??
    Triste! Restam uns quantos, a remar contra a maré! Mantenhamo-nos firmes!

    Beijinhos Marianos, Rogério! :)

    ResponderEliminar
  2. Mudança difícil enquanto houver ausência de convicção e a forte presença de carreirismo, assim não vai ser possível, não vão dar valor ao povo que é a maior riqueza do país.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  3. A regressão à selva está em marcha. Se repararmos no que andam a fazer, retirar a capacidade de pensar às pessoas, reduzí-las ao mínimo:
    -Toma lá neste cacete - cassetete? - e vai à caça.

    ResponderEliminar
  4. O animal humano desde à longos séculos é apenas uma mercadoria que é formatada e utilizada conforme os desejos dos que dominam as actuais sociedades

    Felizmente já sosseguei o meu espírito, pois sei que enquanto os níveis de Consciência e Ética estiverem enterrados sob camadas espessas de Interesses e Moralidades, nada mudará, pelo menos no sentido optimista que o Rogério ainda sente!

    Este animal que se auto-designou de Homo sapiens sapiens... De sapiens não tem nada, mas de Homo está repleto!

    Qual foi a única coisa que mudou? Foram as pedras

    Abr
    VOZ

    ResponderEliminar
  5. A natureza humana - no seu melhor e no seu pior... - é profundamente condicionada pelo sistema sócio-político em que floresce.. ou "murcha". Esta treta da competitividade intrínseca ao capitalismo, não é nada propícia ao "florescimento", não...


    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,
    Atualmente é nos transmitido pelos governantes ao serviço do capital que devemos olhar só para nós e os outros que se lixem, somos vitimas do puro egoísmo e não da natureza humana, esta é solidaria.
    Abraço
    ag

    ResponderEliminar

  7. O individualismo é o "Monstro" dos dias de hoje ao serviço do capital.

    Lídia

    ResponderEliminar
  8. As palavras no seu melhor sentido: a humanização1

    ResponderEliminar