09 setembro, 2014

Antónios... O wrestling, a galhofa, a simulação e a sova

Até data recente, entre o wrestling e a "galhofa", as TVs lusas chamavam conhecidos e reputados "lutadores" para um campeonato nacional de manipulação de golpes. Estes jogos, baseavam-se em regras estranhas: o confronto quase sempre era com um adversário ausente,  pois o presente tinha papel ambíguo, ou simulava que atacava ou fazia brilhar os golpes desferidos em outros inimigos. Os espectáculos eram (e continuam a ser) diários, mas a modalidade subia (e continua a subir) ao rubro aos domingos, com dois combates planeados, considerados de luxo.
Entretanto, aos domingos já não bastava... (disse então) que tem sido  possível assistir a 69 horas de wrestling por semana. O equivalente a quase três dias completos em frente à televisão. Marcelo Rebelo de Sousa, José Sócrates e Marques Mendes são (têm sido) alguns dos rostos mais conhecidos de uma lista de, pelo menos, 97 "lutadores" com presença semanal na televisão portuguesa. Mas isto chegava? Não, com certeza. Eis senão quando um António desafia à luta e o outro António aceita a disputa, e cá vão mais umas tantas horas de treino, de ensaio, para que o espectáculo resulte em cheio. O DN de ontem dizia que um António tinha tido 1h e 48 min, mais coisa menos coisa. E que o outro António, por contas certas, terá tido 1h, 2 min. e 5 seg., o que somado dá para esse tal treino de "galhofa" mais ou menos 3 horas. Isto para o treino. Hoje a luta começou com tempo equilibrado, 15 min. para cada lado... mas vai daqui, logo a seguir, há comentadores (os mesmos senhores) e "haver-los-á" por muitos dias a diante a comentar esta e outras lutas já agendadas.. Qual o António que vence? Isso, na "galhofa" não interessa nada o que é preciso é que a malta tenha "galhofa", pois está sempre à espera da sova, de um golpe inesperado...
________________
Agora a sério: se apenas 20% dos militantes votaram para as eleições distritais, para a eleição dos Antónios o partido fica confrontado com  a "militância" dos simpatizantes? Estes terão uma responsabilidade acrescida pois os militantes, esses, já foram à vida.

5 comentários: