06 dezembro, 2014

O que me choca é desvalorização do reforço da esquerda parlamentar em nome de uma eleição inexistente. "Candidato a primeiro ministro"? Sinisto, isto!


Na imprensa, o que me choca não é o chavão, o soundbite, a frase feita. O que me choca é a frase curta, recém adoptada e que, se tivesse o povo o devido cuidado, a desdenharia por falta de significado. O que me choca é a ilusão da óptica. "Candidato a primeiro ministro". Sinistro, isto. Sinistro porque mistifica e desvaloriza o modelo constitucional, sinistro porque desvaloriza a composição parlamentar e induz a crença que todo o poder legitimamente se concentra numa só cabeça e esta só pode ser encontrada de entre os "partidos do arco do poder", essa outra frase sinistra.

5 comentários:

  1. É um facto Rogério. Toda esta montagem é para condicionar os eleitores. Podem ser encontrados vários objectivos. O reforço da bipolarização e a canalização para o voto útil. Pretende-se enganar dando a ideia que o número de deputados dos restantes partidos não contam. Conta apenas a concentração dos votos nos "candidatos a primeiro ministro". Ou um ou outro. O resto não conta. Começa bem este Costa como "lider" do PS.
    Há também que denunciar a sua pretensão de maioria absoluta justamente para não ter que fazer alianças. O apelo à esquerda é por isso também uma farsa. Trata-se de dar a imagem de diálogo com os partidos de esquerda, para caçar votos à esquerda, e simultaneamente estar a pensar na maioria absoluta, conseguida com o voto útil da esquerda, para para impor a sua hegemonia e ficar nas tintas para a esquerda.
    Enfim. Esta análise dá pano para mangas.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia nesta manhã fria
    Como eu concordo contigo e digo também que tudo isto é muito sinistro...algumas figuras nem para serventes quanto mais para ministro...
    Ladrões à vista...
    Cuidem-se que eles tem o seu programa mas nunca o nosso nem o interesse do povo nem do país...

    ResponderEliminar
  3. Muita água vai passar debaixo das pontes

    ResponderEliminar
  4. a linguagem dominante é um jogo espelhos... que esconde e revela!

    que fazer?

    abraço fraterno

    ResponderEliminar