31 março, 2015

Joana de Vasconcelos, a obra obrada* e "A Arte Que Merecemos"

Cada regime tem os seus nomes sagrados... Na ironia despejada na espuma dos dias, no desencanto de um orçamento que não dá à cultura nem sequer um por cento, esperar que a arte irrompa com pompa não é uma boa espera. Mas se não é o que merecemos é o que temos. E é grande:

SETE METROS

Uma obra
obrada pela joana grande
só pode enorme
seja qual for a forma
que a obra obrada tome
(Só gostaria de saber
o que o personagem do Bordalo
dirá do galo)
Rogério Pereira

«...Todo o poder político tende a monumentalizar a sua ideologia, aquilo em que realmente acredita. Assim, escolher uma artista que produz obras de grande escala, feitas por grandes equipas coordenadas pela vontade central de uma iluminada, é monumentalizar uma certa forma de gestão e de empreendedorismo enquanto arte, e do artista enquanto gestor de objectos ou eventos de grande escala. Não é muito diferente da contratação de Souto Moura ou de Cabrita Reis para as barragens do Douro. Nestes casos, a decisão final é privada, mas a mensagem é a mesma: uma grande empresa faz-se representar por artistas-empresários. Escolher Joana Vasconcelos é dar a entender que o Estado é também ele uma grande empresa.
Depois, o modo como acabou por se escolher a artista, directamente e sem consultar os interesses do mundo da arte, ignorando instituições e comissários, por exemplo, também diz muito sobre este Governo.(...) E é claro que mesmo ao nível da forma, a obra de Vasconcelos é uma monumentalização do empreendedorismo enquanto estética. Construir obras de arte a partir de panelas não é muito distinto de vender conservas ou aguardentes gourmet. Agarra-se num certo produto, que até já foi indício de pobreza e torna-se aquilo num produto de luxo, exaltando a pobreza como uma espécie de desígnio nacional, e muito obviamente monumentalizando as políticas deste governo.»
in "A arte que merecemos"
_______________
* Obrar = cagar, defecar

5 comentários:

  1. Obra obrada à imitação do dono, diz o pobo.
    Pimba!
    Gostei muito, muito, da fotografia dos santinhos. Parece-me estarem no altar. Serão do Bordalo?

    ResponderEliminar
  2. Obrar coisas com tão grande dimensão, além de dar um trabalhão, deve dar uma grande dor de barriga :)
    O Bordalo falecia !

    beijinho

    ResponderEliminar

  3. Merecemos agora tão pouco de quase tudo!

    Bj.

    Lídia

    ResponderEliminar
  4. Tanta e tão grande obra, assim, protegida, deixa-nos com a pulga atrás da orelha.

    Beijinhos, Rogério. :)

    ResponderEliminar