11 março, 2015

O "acordo ortopédico" e a "Receita pra Lavar Palavra Suja"

Ainda este meu espaço era um ginásio onde gozar e desfrutar o prazer lúdico da escrita, eu escrevia  que as palavras me saíam do corpo e que a Minha Alma só atrapalhava. Nessa altura, tomei a resolução de enveredar pela intensiva (mas ainda lúdica) missão de chamar ao ginásio, depois convertido em templo, as palavras de Saramago. Vai longe esse tempo em que vislumbrava que o envelhecimento das palavras se traduzissem numa concentração da sabedoria que, tal como o vinho, se refinam com o passar do tempo. 
O acordo "ortopédico", como lhe chamaria alguém a quem as palavras certas incomodam, veio atrapalhar-me a missão da procura das palavras-adubo, palavras-semente e de lavrar a própria terra onde as lançar.
Escrevo pior, muito pior. Sempre que escrevo, vem o corrector segredar-me, que essa palavra está paraplégica. Se não ligo e prossigo oiço-o mil vezes a rejeitar-me o texto, essa está manca, essa foi de maca, essa paralítica... é demais, irra! Todas as palavras, das pesadas às que portam asas, adoeceram irremediavelmente. Do outro lado do Atlântico também há queixas, mas não consta que tenham sido infestadas por tais doenças e, por outro lado, encontraram receitas...

6 comentários:

  1. Não instalei o corrector. As palavras ficam inteiras.

    Beijinhos, Rogério. :)

    ResponderEliminar
  2. Não ligues
    Segue o teu caminho

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Adorei o vídeo.
    Quanto às palavras acontece-me uma coisa estranha. Quando escrevo o texto no Word como antigamente, ele dá-me erro e eu emendo.
    Depois copio e colo na caixa de mensagem do blogue e ele dá-me erro de novo e tenho que voltar a escrever a palavra como a tinha escrito inicialmente.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. As talas gessadas, botas ortopédicas,complicações,involuções.
    Quem esclarece, quem põe termo à bagunça?

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada por esta nova descoberta. Adorei e fui espreitar o trabalho dela

    ResponderEliminar
  6. Felizmente não preciso desse acordo, escrevo como aprendi, como sei e ponto final :)

    Adorei o poema que fui pesquisar pois não conseguia ouvir o vídeo.

    beijinho

    ResponderEliminar