24 março, 2015

SAPOnews, 12h01min, numa mensagem (ignorante e pateta) informava-me da morte do Poeta. Sapo parvo. Os poetas não morrem, a não ser na cabeça e nas mensagens dos não-Homens

Nota para não Escrever

Se o conhecimento é uma forma de escrita, mesmo sem palavras, uma respiração calada, a narrativa que o silêncio faz de si mesmo, então não se deve escrever, nem mesmo admitindo que fazê-lo seria o reconhecimento do conhecimento. Pode escrever-se acerca do silêncio, porque é um modo de alcançá-lo, embora impertinente. Pode também escrever-se por asfixia, porque essa não é maneira de morrer. Pode escrever-se ainda por ilusão criminal: às vezes imagina-se que uma palavra conseguirá atingir mortalmente o mundo. A alegria de um assassinato enorme é legítima, se embebeda o espírito, libertando-o da melancolia da fraternidade universal. Mas se apesar de tudo se escrever, escreva-se sempre para estar só. A escrita afasta concretamente o mundo. Não é o melhor método, mas é um. Os outros requerem uma energia espiritual que suspeita do próprio uso da escrita, como a religiosidade suspeita da religião e o demonismo da demonologia. A escrita - inferior na ordem dos actos simbólicos - concilia-se mal com a metamorfose interior - finalidade e símbolo, ela mesma, da energia espiritual. O espírito tende a transformar o espírito, e transforma-o. O resultado é misterioso. O resultado da escrita, não.
Herberto Helder, in 'Photomaton & Vox'

uma espuma de sal bateu-me alto na cabeça,
nunca mais fui o mesmo,
passei por todos os mistérios simples, e agora estou tão humano: morro,
às vezes ressuscito para fazer uma grande surpresa a mim mesmo,
eu que nunca mais me surpreendo:
sou mais rápido — (...)

Herberto Helder, extrato de que gosto in "Servidões";

11 comentários:

  1. A dança das palavras do H.Helder imprime em mim, a sensação de o conhecer pessoalmente. Continuarei com "passos em volta" no seu universo...
    Caro Rogério, tem razão. Um poeta não morre.

    ResponderEliminar

  2. Quem morreu foi o homem... e não o poeta.
    Ele que ultimamente tanto falava na morte, chegou a vez dele de ser ceifado.

    Um abraço Rogério

    ResponderEliminar
  3. A poesia é eterna. Os poetas viverão enquanto houver no mundo quem os leia.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. O Poeta não morreu...não, meu amigo!
    Beijo meu

    ResponderEliminar
  5. ~
    ~ Libertou-se da «Lei da Morte»...

    ~ ~ Permanecerá... Sempre! ~ ~

    ~~Bj~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~

    ResponderEliminar
  6. Tem razão o poeta não morre, pois a morte não pode alcançar tanta grandeza.

    Um beijinho comovido

    ResponderEliminar
  7. Ele continua por aí
    Com a força toda que merece
    O que interessa é o que ousou

    ResponderEliminar
  8. Não mate o mensageiro, Rogério, ele não tem culpa!

    "Onde está o mar? Aves bêbedas e puras que voam
    sobre o teu sorriso imenso.
    Em cada espasmo eu morrerei contigo."

    Os espasmos serão eternos. O Poeta, também!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  9. ele deixou a sua obra, isso é uma continuação do Poeta!

    :)

    ResponderEliminar
  10. Gostei do texto que escolheste do Herberto Hélder.
    E gostei mais do comentário que deixaste, sobre a passagem do poeta para outro plano, que os "não-homens" designam como morte.
    Um abraço.

    ResponderEliminar