14 abril, 2015

Eduardo Galeano, in memoriam

CORPALMA, ALMORPO e SENTIPENSANTE, uma trilogia que Galeano bem descreveu, mas que nunca resolveu...

Ainda mal conhecia  Galeano e já me apresentava como sendo a uma trilogia EU, MINHA ALMA e MEU CONTRÁRIO. "É ignorância ou distracção não perceber que o que fazemos resulta, em cada acto, da conivência dos três. Mas ainda pior, é tomar o entendimento de que MINHA ALMA é o meu ser espiritual, no sentido metafisico do ser. Nada disso. Se me permitem, (...) aconselhar sobre o melhor entendimento a dar, gostaria que vissem em MINHA ALMA aquela parte de mim que é sensível e sensorial, onde reside a parte substancial dos afectos, embora não a totalidade (somos mais complexos que essa divisão geométrica: dum lado a razão e do outro o sentimento). Outro aspecto: a MINHA ALMA é tangível, localiza-se entre zonas bem definidas do cérebro, e desenvolve-se em tecidos diferentes sendo o mais palpitante um músculo. O músculo do coração. Outra precisão: MINHA ALMA é, por tudo isso, mortal. É até, será, julgo, a primeira a morrer. Na sequência da morte, seguir-se-á MEU CONTRÁRIO e só então EU, que acabarei por morrer com o desgosto de os ver desaparecer..."

Ainda terei de perguntar a Galeano se foi assim que lhe aconteceu. 

3 comentários:

  1. Prestei-lhe homenagem no Facebook e tenho imensa pena de que tivesse morrido.

    Gostei da tua entrada aqui.

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
  2. Só agora tomei conhecimento deste desaparecimento que muito me entristece.
    Muitas vezes o citei no meu blogue pois tinha por ele uma grande admiração.

    Um dia o meu amigo saberá essa resposta.

    beijinho

    ResponderEliminar