01 junho, 2015

Hoje, dia Mundial da Criança? Não, é engano!


- Mãe?
- Hã? 
- Hoje é o meu dia de levar lanche?
- É!, amanhã será o teu irmão...
- E posso dar um bocado ao Tiago?, ele no outro dia deixou-me dar uma dentada no pão que levava...
A mãe parou de varrer, encostou a vassoura e abraçou-o. Abraçou-o muito "Sim, claro que podes, desde que não fiques tu com fome".


12 comentários:

  1. Passos, o inefável idiota que outras cabeças iluminadas puseram no Poder, afirmou com gélida indiferença" Todos os ajustamentos são dolorosos" a uma inteligência rara chamada Judite de Sousa , que por ser casada com Fernando Seabra (autarca do PSD) nem um reparo sequer fez e deixou passar em brancas nuvens...

    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Passos, o inefável idiota que outras cabeças iluminadas puseram no Poder, afirmou com gélida indiferença" Todos os ajustamentos são dolorosos" a uma inteligência rara chamada Judite de Sousa , que por ser casada com Fernando Seabra (autarca do PSD) nem um reparo sequer fez e deixou passar em brancas nuvens...

    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. A indiferença dos políticos dói. Dói quando nos roubam as pensões. Muitas são tão pequenas e tão duramente castigadas.Muitas destas pensões ainda compram o pão para os meninos e também para os pais desempregados.

    ResponderEliminar
  4. A tal nova geração de pobres anda por aí.

    ResponderEliminar
  5. "Não existe revelação mais nítida da alma de uma sociedade do que a forma como esta trata as suas crianças"

    Nelson Mandela

    FELIZ DIA DA CRIANÇA

    ResponderEliminar
  6. As crianças são as maiores vitimas. Do governo, que se alheia das suas necessidades, de pais que descarregam nelas as suas frustrações, e até de outras crianças. E que futuro se pode esperar de quem não tem presente?
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  7. Meu amigo, estive para publicar hoje no meu blogue esta reflexão de Eugénio de Andrade, não o fiz mas faço-o aqui pois acho muito apropriado ao seu post.

    "Em Louvor das Crianças

    Se há na terra um reino que nos seja familiar e ao mesmo tempo estranho, fechado nos seus limites e simultaneamente sem fronteiras, esse reino é o da infância. A esse país inocente, donde se é expulso sempre demasiado cedo, apenas se regressa em momentos privilegiados — a tais regressos se chama, às vezes, poesia. Essa espécie de terra mítica é habitada por seres de uma tão grande formosura que os anjos tiveram neles o seu modelo, e foi às crianças, como todos sabem pelos evangelhos, que foi prometido o Paraíso.
    A sedução das crianças provém, antes de mais, da sua proximidade com os animais — a sua relação com o mundo não é a da utilidade, mas a do prazer. Elas não conhecem ainda os dois grandes inimigos da alma, que são, como disse Saint-Exupéry, o dinheiro e a vaidade. Estas frágeis criaturas, as únicas desde a origem destinadas à imortalidade, são também as mais vulneráveis — elas têm o peito aberto às maravilhas do mundo, mas estão sem defesa para a bestialidade humana que, apesar de tanta tecnologia de ponta, não diminui nem se extingue.
    O sofrimento de uma criança é de uma ordem tão monstruosa que, frequentemente, é usado como argumento para a negação da bondade divina. Não, não há salvação para quem faça sofrer uma criança, que isto se grave indelevelmente nos vossos espíritos. O simples facto de consentirmos que milhões e milhões de crianças padeçam fome, e reguem com as suas lágrimas a terra onde terão ainda de lutar um dia pela justiça e pela liberdade, prova bem que não somos filhos de Deus.

    Eugénio de Andrade, in 'Rosto Precário'

    ResponderEliminar
  8. - Nem preciso te escrever dos motivos da fome . Mundo cão.Infame, doente e desgraçadamente mundo. Do capitalismo.

    ResponderEliminar
  9. Filhos dos Homens que nunca foram meninos

    ResponderEliminar
  10. fome que nos envergonha a todos ( ou devia )

    abraço, meu caro Rogério

    ResponderEliminar
  11. Situação muito dolorosa, muito lamentável, muito triste. Entretanto os "figurões" da espécie de governo que nos coube em (má) sorte por responsabilidade de muitos continua alegremente a dizer que tiveram quatro anos com um «final feliz» e que o país está muito melhor e que têm os cofres cheios e outras imensas barbaridades. Mas há ainda quem ande a tudo fazer para que eles lá continuem...

    ResponderEliminar
  12. É pelo estômago que o TIRANO domina a PLEBE.
    Entende ele que ainda há muita margem para AJUSTAMENTO. A outra dizia "comam croissants". Este pensa: os supranumerários que comam coiratos; aumente-se pois as respostas sociais "quer-se dizer" as cantinas sociais.

    ResponderEliminar