02 janeiro, 2016

"Os Gatos Não Têm Vertigens" - Ou eu estou a ficar piegas ou há críticos que só escrevem balelas....

Acabo de ver, em casa, sem pipocas a serem mastigadas...
Todos sabemos que, nos dias que passam a realidade tratada numa tela e passada numa sala fica a léguas da realidade, aquela vivida tal e qual.
E depois, que tem de mal?, se o que for passado nos faz pensar na vida?
Que este e aquele e o outro são personagens estereótipo, não discuto...  Mas numa sociedade de estereótipos, tal não me importa muito...

27 comentários:

  1. Eu sou mesmo piegas. Sempre fui.

    Gostei muito!!!

    Concordo com a sua "critica". À ficção cabe a função de recriar e não apenas de reproduzir o real. Fazer pensar e não pensar pelos demais.

    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olívia,

      Fui procurar referências

      ...e, afinal
      ser piegas
      tende a ser banal

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9mios_Sophia_de_2015

      Eliminar
  2. Orgulhosamente piegas! Porque gostei do filme. Uma ideia muito interessante, muito bem desenvolvida e muito bem interpretada. Que querem mais?
    Quem não gostou, que se deleite com o Pátio das Cantigas em versão 2015...
    Abraço e bom ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Guida
      que sejas bem aparecida

      Quem não gostou nem sei. No meu texto refiro (sem citar) o que li de dois críticos - do Público - diz um deles:

      "É por isso que é penoso ver um cineasta tão estimável, e um dos poucos que sabe o que é filmar para cinema, a atolar-se sem apelo nem agravo com Os Gatos Não Têm Vertigens."

      Acho que percebo o tipo e até adivinho do que ele não gostou!

      Eliminar
    2. Estarás a pensar o mesmo que eu, sobre o que o tal crítico não gostou? Até aposto...

      Eliminar
    3. Guida,

      Eles não gostaram de várias coisas... mas a gota de água terá sido a manif e a forma em como esta foi comentada.

      Se era esta a tua aposta... :))

      Eliminar
    4. Li essa crítica depois de ter visto o filme no cinema, em Dezembro passado. E fiquei de boca aberta, além de perceber que ali havia "gato" e talvez afetado por vertigens, rss :)

      Eliminar
  3. Também estive a ver e gostei. Até porque não tem um tom piegas! Foi uma bela história de amor. E alguém tem alguma coisa contra o amor?

    Beijinhos e Bom Ano! (sem pieguices...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graça,

      Sim, uma bela história de amor
      Mas também:

      - Um libelo contra o isolamento dos velhos
      - Um testemunho sobre a forma de se ultrapassar a marginalidade
      - Uma mensagem de confiança sobre o futuro
      - Um desafio à participação cívica

      tudo isso, sem pieguices, como dizes

      Eliminar
  4. Ainda não vi. Gostei da apresentação. Gosto da Maria do Céu Guerra e do miúdo o João Jesus. Vi o "Pátio das Cantigas" versão Leonel Vieira e gostei tanto que nem o vi até ao fim.
    Um abraço e BOM ANO

    ResponderEliminar
  5. O entendimento entre dois seres que se encontram carentes de companhia e afecto, que se completam numa união que só lhes traz alegrias e renova a vontade de viver, por acaso conhece a diferença de idades que possa existir?
    Ser feliz e colmatar o estado de solidão, é o mais importante, o que conta numa relação. Amorosa ou de profunda amizade.
    Ainda alguém se lembra do último marido de Edith Piaf? De seu nome artístico Théo Sarapo? O mundo escandalizou-se com esse casamento e acusou o jovem de se aproveitar da fragilidade da cantora...pura especulação!
    Foi este jovem que fez Edith ter um final de vida feliz!

    Não vi este filme, mas ainda hei-de ver, e sei que irei gostar!

    Um abraço, sem demagogias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita

      Por acaso, a perspectiva aqui (neste filme, sublime) até nem é essa... veja...

      https://youtu.be/AK6h5s8_8p4

      Eliminar
    2. Rogério,

      Segui o link mas não vi tudo porque é de quase duas horas o que me leva a supor ser o filme na íntegra, e eu quero vê-lo com tempo.

      Parece-me que o Rogério é que não entendeu o meu ponto de vista.

      Entre tantos terraços que há em Lisboa foi aquele, da mulher que vive só, que o jovem escolheu para se abrigar. Puro acaso ou destino...

      Neste diálogo:
      - "Tu não tens uma namorada?-
      Resposta do jovem:
      " Para que preciso de uma namorada se te tenho a ti?"

      Repare que em cima faço referência a um grande Amor ou profunda Amizade...Qual é a diferença? Muita...ou nenhuma!!
      O importante é que sintamos ter alguém em quem confiar, percebe onde quis chegar?
      Se a perspectiva do filme não é essa, então, voltaremos a falar quando eu tiver visto tudo.

      Se o filme foi mal visto pela crítica, não me interessa nem é isso que ponho em causa.

      Eliminar
    3. Acho que entendi, mas de facto, o filme não é (fundamentalmente) sobre uma relação amorosa (embora seja um filme de amor).

      Nele há de tudo. É um trabalho que levanta várias questões importantes, tais como, a ditadura fascista e a repressão, a vida de rua a marginalidade e os problemas dos jovens, a prostituição, a viuvez, a solidão, a velhice, o encaminhar para os lares, o decidir de venda de bens dos outros pelos mais novos ainda com o defunto por enterrar, e o estimulo a enfrentar confiança nas capacidades dos jovens.

      Respondi à Portuguesinha, que devia ser um filme a passar em muitos lugares... e sobre ele, claro, também se podia falar de amor!



      Eliminar
  6. Obrigado pelo link. Já vi e gostei. Muito. Uma história bem dos nossos dias.
    Um abraço e bom Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou
      Guarde
      e reveja mais tarde

      Abraço deste seu amigo
      e um bom Domingo

      Eliminar
  7. Se viste nos Telecines, vê também o VIRADOS DO AVESSO, que passou dias depois. Esteve no ar no dia 1.
    Eu agora a ir ao cinema é só para ver filmes portugueses. Prefiro ser surpreendida por estes, a correr o risco de me sentir decepcionada com um americano.

    Não vejo mal algum em se fazerem filmes deste género. Afinal, porque é que temos de aceitar as "balelas românticas" americanas e não podemos aceitar as nossas? Gente que morre e vira fantasma com quem a conjugue conversa, ajuda ao próximo, solidão, o genro "vilão" que deixa cair a máscara no final... Qual o mal nisso? Ao menos, entretém e passa uma mensagem positiva ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portuguesinha

      Apenas entretém e passa uma mensagem positiva?
      Se quer que lhe diga,
      no facebook, respondendo a uma amiga
      fui mais longe. Escrevi assim:

      Se houver, por aí, um cine-clube que promova à discussão pública do filme... que o leve aos Centros de Dia, das paróquias e IPSS... que o leve aos centros de acolhimento e tutela de menores...
      (há tantos, institucionalizados...)
      que o leve a passar em clubes de bairro...
      ah, e já agora que se convide gente do MURPI e da INTERJOVEM...

      Boa?

      Eliminar
  8. Não vi o filme pelo que não me posso pronunciar sobre o mesmo. Passei de viés os comentários acima e o que eu posso afirmar é que no ceu e no inferno está gente cheia de preconceitos mas na terra há mais. Ainda com bafio do antigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agostinho,

      Vale a pena ver. E aqui fica

      https://youtu.be/AK6h5s8_8p4

      Eliminar
  9. Pela minha parte... adorei o filme... e descobrir este blog... parabéns por este espaço!
    Boa semana! Bom ano!
    Abraço!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana

      e ainda bem que veio

      Abraço (vou retribuir e visitar o seu espaço)

      Eliminar
  10. Pela minha parte... adorei o filme... e descobrir este blog... parabéns por este espaço!
    Boa semana! Bom ano!
    Abraço!
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Para mim foi uma autêntica surpresa, não da interpretação brilhante da Maria do Céu, mas do jovem actor João Jesus.
    Emocionei-me, porque gosto de ser piegas :)

    Um brinde aos filmes que nos fazem felizes.

    Beijinho

    ResponderEliminar


  12. O filme é de uma unidade perfeita.

    Emocionar-mo-nos não é mera coincidência...

    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Vi quando estreou no cinema e gostei muito. Pode-se dizer que não é um grande filme mas é bem interpretado, bem filmado, e tem uma história terna.

    Beijinhos, Rogério. :)

    ResponderEliminar