14 março, 2016

Nicolau Breyner, a humildade é uma valor em si mesmo (e será assim que eu o lembro)

 

Quando vi "Os gatos não têm vertigens"fixei três impressões que retive desde que vi o filme: A honestidade e a actualidade do tema; o desempenho dos actores; e a humildade de ver o Nicolau aceitar um papel secundário. Hoje ao saber da sua morte ocorreu-me o final e o que podia ser premonitório.
Tivesse sido Nico isto ou aquilo. Poderá ser Nicolau o senhor Contente para toda a gente. Para mim ele é o senhor Humilde... e tal é reforçado por isto que acabo de seleccionar para o lembrar “Os gatos não têm vertigens” | Agora Nós | RTP

15 comentários:

  1. ~~~
    ~ Eu admirava mais nele a bondade,

    o «coração de ouro» que o atraiçoou...

    (Ele fez por isso. Era um bom garfo.)

    ~~~ Um artista inesquecível. ~~~

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia pessoalmente, mas era alguém que muito admirava. Como actor, cantor, realizador e até como homem. E mesmo sem o saber ajudou-me muito, a animar o marido quando um ano depois do Nicolau ter descoberto que tinha cancro, meu marido fez igual descoberta. O exemplo dele, as suas palavras numa entrevista que deu, foram uma injecção de esperança para o meu marido.
    A notícia da sua morte foi um choque para nós.
    Que descanse em Paz.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez junte esse argumento ao meu sentimento

      Que descanse em Paz

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Nicolau, pelo destaque dado à sua morte, pelas opções politicas que tomou em vida, bem podia ser por mim ignorado. Contudo, há sempre um momento em que um homem, nas sua contradições, se pode revelar e ser exemplo. Nem que seja num só momento (e estou certo de que terá tido mais, nem sei nem quantos, nem quais)

      Eliminar
  4. Não o conheci pessoalmente, mas sempre o considerei um dos nossos grandes, grandes actores.

    Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveito a resposta ao teu comentário para uma "pequena" correcção ao que escrevi no comentário anterior. Sendo verdade que Nicolau Breyner alinhou com Soares Carneiro, fez parte da campanha por Durão Barroso e foi candidato autárquico pelo CDS/PP ele teve a coragem de, nas ultimas eleições autárquicas apoiar o candidato da CDU (Beja)... seu depoimento consta de um vídeo que não deve ser esquecido

      https://youtu.be/_pJxXUGkRic

      Assim como não deve ser esquecida toda a sua carreira artística

      Eliminar
  5. Habituei-me a vê-lo e a admirá-lo desde sempre, até sem dar por isso e ontem ao saber da sua morte foi como se perdesse alguém da minha família.
    Que descanse em paz!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. A morte inesperada choca
      (a que se espera também)
      sobretudo quando nos leva
      aqueles a quem queremos bem!

      Eliminar
  7. Quando soube da sua morte a primeira lembrança que me ocorreu foi precisamente a deste filme. Um grande senhor que parte, um grande homem que fica enquanto não se perder a memória...

    ResponderEliminar
  8. Também o seleciono por aí. Não por o achar humilde por aceitar um papel secundário - os atores vêm personagens, penso eu, não a sua celebridade. Intuí que ele fez o papel por gostar do projeto e lhe agradar interpretar uma personagem que está morta. Vou lembrar dele porque também eu gostei do projeto, da história e quando se gosta, recorda-se.

    ResponderEliminar
  9. e cada vez ficamos mais pobres, mas, ele viverá para além da morte.
    :(

    ResponderEliminar