05 agosto, 2016

A dona Esmeralda e a vizinha do 4º andar, a conversar - (29) ["Ai o que vai ser de mim, como pagar tanto IMI?"]



Vizinha do 4º andar - Ó dona Esmeralda!, estou chocada. Sou uma contribuinte sem fugas e ao fisco não devo nada!
Dona Esmeralda - Mas... que se passa?
Vizinha do 4º andar - O IMI! O IMI! Eu que moro num quarto andar com vista para o mar, quanto terei de pagar? O que vai ser da minha vida? 
Dona Esmeralda - Se lhe é aplicada a taxa máxima, este ano até menos paga!
Vizinha do 4º andar - A sério? Mas então... e o sol que me bate lá no terraço? E a vista que eu tenho do estuário?
Dona Esmeralda -  É só para a construção nova... a menos que queira reavaliar o seu andar para o valorizar!
Vizinha do 4º andar -  Não é isso que a gente ouve e lê...
Dona Esmeralda - Se a manipulação pagasse imposto tínhamos a questão da dívida resolvida, minha querida!
Rogérito (interrompendo, da janela do seu apartamento) - Vizinha, fica em vantagem sobre "projecto do Jamor"  e o do "Alto da Boa Viagem". É justo que os ricos paguem o luxo!
Vão ser construídos cinco edifícios de habitação, comércio e serviços, um hotel, estacionamento, uma marina e uma piscina oceânica

11 comentários:

  1. Aí está uma coisa em que acredito piamente.

    ResponderEliminar
  2. Paga-se o luxo no ato de compra, paga-sr anualmente
    na contribuição autárquica e agora no IMI...
    Conclusão, viver bem só para os muito ricos.
    Talvez por isso, há tanta corrupção e
    a espécie vai proliferando...
    Bj ~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O IMI, foi invenção da direita. Revogá-lo, seria justo.
      Enquanto não acontece isso,
      que pague mais o rico....

      A corrupção, contudo, nem será por isso!

      Eliminar
  3. Ah, se a manipulação pagasse imposto, para além de termos a dívida paga, ainda ficavamos todos ricos...

    Mas, indo directa às palavras do Rogérito, aplaudo-o, claro está, mas só depois de deixar de sentir este apertozinho no coração porque... porque... não é que eu também concordo com os receios dos moradores da zona "ribeirinha" do Dafundo?

    Abraço!


    Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dafundo e... Cruz Quebrada, Caxias e
      todo o frequentador
      do Jamor

      Eliminar
    2. Exactamente, Rogério. É toda uma vasta zona que fica comprometida...
      apesar de estar numa situação pessoal muito, mas mesmo muito difícil e que, de momento, canaliza e monopoliza as minhas poucas energias, não posso ficar indiferente ao destino de uma zona que fez parte de toda a minha infância e adolescência...

      Abraço!

      Eliminar
  4. Suponho que por razões dessas o meu IMI não mexe, mas convenhamos que se as casas são mais caras por causa de serem soalheiras, já não faz sentido pagarem mais imposto por isso. Mesmo quanto à vista, o critério é um bocado subjectivo: a minha irmã viveu um tempo na zona do castelo, e a vista era para uma travessa estreita, para os muros do castelo e, de uma janela, via uma nesguinha de Tejo. Isso é boa vista? :P

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Uma nesga é uma nesga!
    E não seria penalizada, de certeza.
    Não seria, nem será, mesmo se a vista fantástica
    é que as alterações não se aplica a obra já habitada

    ResponderEliminar
  6. Se essa subida do IMI ( ex C.A.) só vai ser aplicada
    a quem adquirir casa, daqui para a frente,
    então, rejubilemos,
    isso vai acalmar a inquietação de muita gente...

    É isto, Rogérito? :)

    (fraco consolo, contudo,consolo...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem adquirir casa daqui para frente? Não, não é bem assim.
      Há, no país, cerca de um milhão de casas devolutas e para venda. Sirva-se, que não lhe aumentam o IMI... É à construção nova que se aplica o aumento... e quanto a mim (que estou contra a existência do IMI - ver links) esta ponderação introduz alguma estratégia nas politicas de habitação (e, até, justiça fiscal)

      Eliminar