09 setembro, 2016

Com as aulas à porta, vamos ao que importa! - III

Ler folheto aqui
Esta medida, hoje (re)confirmada pelo Ministro, ilustra que não estaremos a anos-luz de um sistema de ensino que muitos acham inatingível. 
Sim, é possível! Desde que se resolva o que falta resolver...
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A propósito do post inicial, escrevia-me uma amiga:
«Meu querido, temos de deixar passar muito tempo até chegarmos a ter esse tipo de abordagem ao processo de ensino-aprendizagem no nosso país. Países como a Finlândia tinham zero por cento de analfabetos há cem anos - isto dá-lhe uma ideia do nosso atraso?! Nós, por aqui, ainda acreditamos que os exames é que são o motor do sucesso...»
Resposta minha: 
Minha querida, os exames de que fala já foram à vida.  Quanto à Finlândia, há cem anos atrás pertencia ao Czar da Rússia e só se tornou independente após a Revolução de Outubro e com o reconhecimento da sua independência por parte de Lenine.  O salto na educação ocorre em finais dos anos sessenta. Esta parte da História o vídeo a reporta. Boa?

8 comentários:

  1. Gostei de ver, Rogério...
    O grande problema da educação em Portugal deve-se essencialmente
    à enorme falta de cultura dos governantes...
    Ótimo fim de semana.
    ~~~~~~~~~~~~~

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    1. À falta de cultura?
      Nem penses, têm é outra: Nada mais dócil que um povo ignorante

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  2. O actual sistema educativo da Finlândia pivilegia o raciocínio lógico (reporto-me ao que ouvi no vídeo) e isso, aliado ao "tempo livre/criativo" e à garantia da plena satisfação das necessidades básicas, faz maravilhas. Pelo menos, fê-las comigo... mesmo que não pareça, eheheheh...

    Abraço!


    Maria João

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  3. Gostei de ver. Quem dera ver em Portugal algo parecido.

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  4. Tenhamos então esperança que o actual governo ouça e ponha em prática as boas ideias do seu partido.

    Um beijinho

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    1. Chegam pressões de Bruxelas
      não sei se teremos força para elas

      não bastam as boas ideias, Fê. Não basta a vontade...

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