25 setembro, 2016

Dos Yuppies aos Novos Bimbos Urbanos e a forma em como constrói a moda


Yuppie" é uma derivação da sigla "YUP", expressão inglesa que significa "Young Urban Profissional", ou seja, Jovem Bimbo Urbano.


Era usado, na década de 80, para referir-se a jovens profissionais entre os 20 e os 40 anos de idade, geralmente de situação financeira intermediária entre a classe média e a classe alta. Os yuppies em geral possuíam formação universitária, trabalhavam em profissões anunciadas como de futuro, bem qualificadas e seguiam as últimas tendências da moda de então.
Mas como toda a moda muda, agora entrou-se noutra:

os Novos Bimbos Urbanos. 

E como a moda não nasce de geração espontânea, a Goldman Sachs, as redes sociais e as televisões nacionais, bem servidas pelas novas tecnologias, vieram a impor outros comportamentos e aí estão os NBU.
Para conhecer estes novos bimbos pode ler (aqui) todas as modas, umas adoptadas outras impostas

Desse texto, destaco a moda mais generalizada e de certo modo herança dos yuppies. Escreve assim o autor:
Para o fim, a moda mais parva de todas. A moda das empresas que acham que ter trabalho de borla é bom. Aquelas empresas que contratam estagiários e que já sabem que não vão ficar com eles. Que sabem que eles vão dar o máximo e trazer ideias frescas para a empresa, mas que são dispensáveis a partir do momento em que tenham que lhes dar ordenado.
"Procura-se colaborador, recém-licenciado, que saiba falar cinco línguas, saiba fazer mortais encarpados à rectaguarda, saiba cozinhar comida asiática e mediterrânica, tirar cafés, com conhecimentos sólidos das ferramentas office e grande capacidade de sacrifício, de lidar com o stress e que tenha um espírito de equipa fantástico, para se juntar à nossa, já fantástica, equipa. Oportunidade imperdível para aprender e crescer profissionalmente. Salário fixo de 0€. Não é negociável."

14 comentários:

  1. Quo vadis humanidade?
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Não sou mulher de modas, mas procuro ter modos, por isso digo apenas que nunca morri de amores pelos Yuppies e que também não morro de amores pelos NUB (embora desconhecesse o termo, pelo menos até este preciso momento...)

    O problema, o grande problema é que as modas andam, invariavelmente, de mãos dadas com a política...


    Abraço, sem mortal encarpado à rectaguarda...


    Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não será mau que as modas andem de mãos dadas com a política... mas se essa politica for a da neoliberalismo, é mais que um problema, é um drama...

      Abraço, a fazer "o quatro"

      Eliminar
    2. ... pois! Era exactamente a esse específico namoro da moda com o noliberalismo que eu me referia...

      Abraço afónico... porque estou mesmo afónica e com o nariz todo entupido... ;)


      Maria João

      Eliminar
  3. Se os Yuppies já eram patéticos, estes NBUs não ficam nada atrás. Dito isto, todos os estágios não remunerados deviam ser absolutamente proibidos... :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Novos Bimbos Urbanos são o produto da geração de yuppies... e quanto à proibição, só recentemente é que existem condições para a fazer... veremos

      Eliminar
  4. Um tema muito oportuno! De facto, tirar partido do conhecimento e formação dos jovens sem pagar "é o que está a dar". E é, ao mesmo tempo, um dado revelador da qualidade ética/profissional/moral dos empresários de hoje, dos quais se espera um contributo para o desenvolvimento da nossa Economia. Ora bolas! Deste jeito, nada feito.

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e a seguir ao estágio não remunerado,
      o subemprego precário

      mudemos o jeito!

      Eliminar
  5. Rogerito, sabe como chamo a isso?
    Não me leve a mal
    «paneleirices»
    Tal e qual!!

    ResponderEliminar
  6. Não percebo nada de modas, mas sei bem o que é essa moda dos estágios não remunerados ou melhor exploração, ou melhor ainda escravatura, pois convivi com ela de perto e sei os estragos que pode fazer a um jovem.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Infeliz realidade essa a da empregabilidade!

    ResponderEliminar