24 setembro, 2016

Surpresas de Outono

Foto de Benvinda Neves
A surpresa veio da Teresa. Ela jura que fui eu quem escreveu isto, num comentário por mim deixado, em Setembro de 2010. Surpreendido, agradeci por ela me ter lembrado ter sido eu a produzir tal escrito. Este:
Que seria de nós sem o Outono? 

Pergunto-me em inquietas especulações 
Coitado do Vivaldi
Reduzido a 3 estações
Coitadas das árvores
onde meteriam elas 
as suas folhas amarelas?
Coitados dos poetas e pintores
privados da melancolia
do cinzento e de outras cores
Coitado de mim
sem uma estação assim.
Rogério Pereira

15 comentários:

  1. Tem um excelente Outono e neste ano de jubilosa efemeridade,
    aproveita para namorar muito.
    A ilustração está ótima.
    Bj ~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do Outono
      o que mais gosto
      direi adiante

      namoro sempre, muito
      (mas não com esta Teresa)

      Eliminar
  2. Que bom que a Teresa guardou o comentário, possibilitando-nos de o ler 6 anos depois. A foto está muito bonita.
    Outono é a minha estação favorita para fotografar, mas como habitualmente ela é madrasta comigo a nível de saúde, é sempre aquela que mais temo.
    Que ele seja benigno para toda a humanidade.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, a Teresa, que muito raramente me comenta
      foi capaz de inesperada surpresa
      e sentir que lhe fiquei na memória
      comove

      Eliminar
  3. A melancolia aperta no outono. Não sei se por causa dela é que amarelecem as árvores. Mas sei que acredito plenamente em Vivaldi. Porque, como diz Sophia, "o homem não é só necessidade. É também desejo."
    Parece-me muito humano Vivaldi!


    Bom domingo!

    Lídia

    ResponderEliminar
  4. O Outono é, na verdade,
    Necessário à própria Vida,
    Mas... chega o frio. Que saudade
    Do V`rão que está de partida...

    Quando a racionalidade
    Se me impõe, não há saída...
    Falo de outra realidade,
    Não da minha recaída,

    Nem desse frio que me invade,
    Nem desta ossada dorida
    Antes da devida idade

    Em que a dorzita é devida...
    Que enorme arbitrariedade
    A da dor, se garantida!

    Maria João :)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João
      Este Outono está parecido com o Verão
      E se entretanto vier mais frio
      Não tarda aí São Martinho

      Eliminar
    2. Venha então o São Martinho
      E possa eu vê-lo chegar
      Que, agora, qualquer ventinho
      Me faz com febre ficar...

      Na Primavera passada
      - por sinal, num dia três... -
      Fui, numa urgência, internada,
      Quase me calei de vez,

      Tudo porque a Primavera
      Chegou vestida de Inverno
      E eu, que nos versos sou "fera",
      Julguei que ia pr`ó... inferno...

      Não sou mulher de ter medos,
      Mas... confesso, tenho frio
      E passo por mil degredos
      Num corpo pouco sadio...

      Só espero não ir parar
      Outra vez ao hospital
      Quando o frio (re)começar
      A deixar-me, outra vez, mal!


      Maria João

      Abraço!

      Eliminar
  5. Coitado do passarinho
    que ficaria mal
    e voaria baixinho
    sem pousar no seu beiral :)

    Um beijinho outonal

    ResponderEliminar
  6. Há flores em todas as estações
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas sabes, poeta?
      Só em Maio é Primavera!
      Colheremos flores
      Durante a expectante espera

      Eliminar
  7. ainda não está no sítio, o Outono, mas só de sentir o calor a esvair-se vem a calma...

    ResponderEliminar