18 novembro, 2016

Os deprimidos (sinopse do conto)


Ando há muito com um conto metido na cabeça e é desta vez que me decido. Começa amanhã e termina (espero que termine) no domingo.

Sinopse:
Tudo se passa em 2090. As personagens, Bruna e Miguel, são um jovem casal. Ela gere um micro-oficio que administra dois deprimidos: Miguel entrega-se à mesma actividade mas a sua dimensão é já de maior responsabilidade pois emprega 26 deprimidos com diferentes escalões. Cumprem um horário generoso de 20 horas semanais o que lhes permite usufruir todos os benefícios de uma sociedade avançada, onde avanços tecnológicos inimagináveis reduziram ao mínimo o esforço humano e também a necessidade de trabalho. Este é assegurado por uma imensa prol de deprimidos, agrupados por diversos níveis de depressão. O primeiro nível é de elevada aptidão e competência, o nível 5 corresponde ao deprimido inútil que é segregado dada a falta de préstimo. O conto inicia-se com os primeiros sintomas de Bruna e o anúncio de uma quase certa gravidez.
É um conto que escrevo não como divertimento mas como um aviso. Muitos dirão que pinto o futuro de muito negro e que tal é impossível. Mas... o impossível é tão só e apenas aquilo que ainda não aconteceu. Por outro lado, haverá a tranquilidade de pensar que ainda faltam muitos anos para 2090 chegar.

Imagem publicada aqui

13 comentários:

  1. O que me "assusta", Rogério, é pensar que pode ser muito premonitório, o teu conto, embora este termo "premonitório" não seja lá muito do meu agrado... e não me sossega nada, mesmo nada, pensar que faltam muitos anos para 2090.

    Se eu não vivesse/escrevesse/existisse em função do futuro dos que se me seguirão, não seria eu... e também estaria, muito provavelmente, deprimida.

    Abraço!

    Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quero deixar o medo, mas o aviso.
      E, minha amiga,
      estás excluída
      da depressão que se adivinha

      Os candidatos são hoje jovens e é entre a juventude que essa nova depressão (não a que conhecemos) se irá espalhar.
      Serão os efeitos, espero que não inevitáveis, da actual precariedade...

      Eliminar
    2. Eu sei, eu sei... em relação a esse ponto, estou atentíssima, há muito tempo, mas não sou uma boa contista, como tu... fico-me pelos poemas nos quais os versos "me fogem", quase sempre, em direcção à esperança... é como se qualquer coisa cá por dentro quisesse contrapor uma alternativa ao previsível...

      Outro abraço!

      Eliminar
  2. Não há como fugir ao progresso. Se, no futuro, as máquinas se substituírem totalmente aos homens, estes terão de se reinventar. Penso que a depressão não se cura com trabalho nem se contrai pela falta dele. É outra coisa...

    Mas, fico à espera desse conto.

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os "meus" deprimidos nada tem a ver com o que me diz.
      A questão nem é a marcha inevitável do progresso mas sim o acesso às vantagens que traz à humanidade. Desde a minha adolescência que me apaixona o tema progresso técnico vs progresso moral.

      Recomendo que leia a minha resposta à Maria João
      Recomendo também que saia do seu paradigma. O meu conto é de ficção cientifica...

      Eliminar
  3. Conto ou previsão de um futuro certo? Ainda bem que não chego a assistir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por muitos serem
      a assim fazerem
      é que os vindouros
      assim padecerão
      (gostava de não ter razão)

      Eliminar
  4. HORIZONTE XXI

    Se me permite a ousadia, que tal acrescentar ao conto um outro estrato social a que poderia chamar algo como "radicais livres", um grupo da população excluído mas que de alguma maneira encontrou uma forma de viver feliz, a construção deste estrato social deixo ao seu talento.
    O futuro sempre me apaixonou e ainda, penso que nasci demasiado cedo.

    Mais uma vez, a ousadia.
    Abraço livre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me leve a mal
      mas não lhe antecipo o final
      ____________
      Sou do meu tempo
      não nasci nem tarde nem cedo

      Eliminar
  5. Amigo Rogério, sou fã de filmes e livros de ficção científica, portanto já estou um pouco "preparada" para o seu conto, vou ler com bastante interesse .

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Passo a passo, construamos o futuro. Nós temos muito a dizer!

    Beijinhos, Rogério :)

    ResponderEliminar
  7. É como descobrir um novo Rogério, uma nova conversa, desta nada avinagrada... Belo ponto de partida...

    Abraço

    ResponderEliminar