15 setembro, 2018

ALA, o génio


António Lobo Antunes passou a figurar na Biblioteca La Pléiade. A notícia veio acompanhada de entrevista. Registo, dela (como já antes fizera), o esforço da câmara que agarra o grande plano do seu rosto, vendendo dele a sinceridade do olhar e das rugas. Não tenho dúvidas, à força de tanto encenar, o rosto tornou-se um personagem de encenação. A arrogância não é ostensiva e é servida adocicada, perante a câmara, rendida. Em tempos recordei palavras suas dizendo ele que no mundo, haveria apenas cinco grandes escritores" e deixava no ar,  com charme insinuante,  que seu nome poderia muito bem ser um deles. Quanto a prémios literários? Desdenhava-os e afirmava te-los quase todos. Sobre o Nobel, dizia, só é diferente dos outros, porque é maior.
Na entrevista, agora, afirma que há coisa ainda maior que o Nóbel. E foi-lhe atribuído. Curioso destino juntar o seu génio àquele outro por ele antes tão desqualificado: 
«O livro do não sei o quê [Livro do Desassossego] aborrece-me até à morte. A poesia do heterónimo Álvaro de Campos é uma cópia de Walt Whitman; a de Ricardo Reis, de Virgílio. Pergunto-me se um homem que nunca fodeu pode ser um bom escritor.»

Sem comentários:

Enviar um comentário