25 novembro, 2013

O dia que hoje se comemora e a necessidade de preservar a memória

A violência doméstica é um flagelo? É! Todos os jornais exibem estatísticas sobre mortes de mulheres e casos de violência física e não só. O DN dedica ao dia o editorial sob o título "Violência de Género". Podia ser rigoroso.
Podia escrever que em 1999, a Assembleia-geral das Nações Unidas (ONU) designou oficialmente o dia 25 de Novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. A decisão liga-se a acontecimentos históricos relacionados com a resistência à ditadura de Turjillo. A data é uma homenagem às irmãs Mirabal (Maria Teresa, Pátria e Minerva), presas, torturadas e assassinadas em 25 de Novembro de 1960, por serem opositoras políticas ao regime. A data devia ser lembrada por isso e pela necessidade de se eliminarem todas as formas de violência e não apenas a que, neste contexto, dá mais jeito. Preservemos a memória!

10 comentários:

  1. quanto mais se falar melhor será ma isso só por si não invalida que continue a haver violência principalmente naqueles sítios onde a tv e intenet ainda nao chegaram e onde existem mulheres que sofrem caladas por vergonha
    kis .=)

    ResponderEliminar
  2. Não li o editorial do DN ( a bem dizer, não tenho lido jornais nos últimos dias, e hoje só tenho andado pelos on line), mas não me espanta que no DN não se tenham preocupado em enquadrar a data. Já se tornou habitual. Não sei se é por preguiça, ou por pensarem que toda a gente sabe...

    ResponderEliminar
  3. ... entretanto hoje

    é homenageado Eanes
    uma referência do descalabro

    ResponderEliminar

  4. Muito bom, este documentário.

    Lamentável que o Dia Internacional de luta contra a violência à mulher faça tanto sentido, em pleno séc. XXI.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Um flagelo! Como é o da pedofilia. E os senhores juízes (nem todos, claro!) sem saberem como avaliá-lo(s) e julgá-lo(s)!

    ResponderEliminar
  6. A violência é execrável, muito mais quando é cometida contra os mais fracos.
    Admito a violência em casos extremos, como numa revolução para recuperar/ganhar direitos fundamentais.

    Beijinhos Marianos, Rogério! :)

    ResponderEliminar
  7. As Mariposas permanecem na memória dos "Homens justos", hoje e em todos os dias.

    ResponderEliminar
  8. O pior meu amigo é sabermos que muitas destas mulheres morrem sem que a sua experiência sirva de exemplo para outras mulheres.
    Morrem inutilmente e quem as mata não é justamente punido por tal acto.


    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigado pelo falares nesse assunto dramático. Um bem haja.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar