31 maio, 2025
29 maio, 2025
E O PAPA FRANCISCO TAMBÉM VAI ESTAR NO MEU TEATRINHO
Sim, estará nas palavras que deixou escritas e serão a deixa para que uma convidada para a mesa-redonda pegue nela. Ora leia:
7. Desafios para a educação*
O desenvolvimento duma tecnologia que respeite e sirva a dignidade humana tem implicações claras para as instituições educativas e para o mundo da cultura. Ao multiplicar as possibilidades de comunicação, as tecnologias digitais permitiram encontrar-se de novas formas. Todavia continua a ser necessária uma reflexão contínua sobre o tipo de relações para onde nos estão encaminhando. Os jovens estão a crescer em ambientes culturais impregnados de tecnologia, o que não pode deixar de pôr em causa os métodos de ensino e formação.
A educação para o uso de formas de inteligência artificial deveria visar sobretudo a promoção do pensamento crítico. É necessário que os utentes das várias idades, mas principalmente os jovens, desenvolvam uma capacidade de discernimento no uso de dados e conteúdos recolhidos na web ou produzidos por sistemas de inteligência artificial. As escolas, as universidades e as sociedades científicas são chamadas a ajudar os estudantes e profissionais a assumir os aspetos sociais e éticos do progresso e da utilização da tecnologia.
A formação no uso dos novos instrumentos de comunicação deveria ter em conta não só a desinformação, as notícias falsas, mas também a recrudescência preocupante de «medos ancestrais (...) que souberam esconder-se e revigorar-se por detrás das novas tecnologias». [13] Infelizmente, encontramo-nos mais uma vez a combater «a tentação de fazer uma cultura dos muros, de erguer os muros (…), para impedir este encontro com outras culturas, com outras pessoas» [14] e o desenvolvimento duma coexistência pacífica e fraterna.
* Para leitura integral do texto ver https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/peace/documents/20231208-messaggio-57giornatamondiale-pace2024.html
27 maio, 2025
A FISÍOLOGIA DO CÉREBRO FACE AO USO INTENSIVO DO TELEMÓVEL
- Interdição de acompanhar, conviver ou socializar (par de bonequinhos, na região frontal) - o adulto tem a anormalidade de só o fazer de forma muito selectiva com a classe a que pertence. Desde cérebro jovem que lhe são reprimidas "más companhias" e grandes conversas com cérebros que não sejam similares aos do agrupamento onde este cérebro se desenvolve;
- Interdição de ver em volta -Este cérebro é muito viajado. Alguns que analisei registam viagens desde muito pequeninos. Contudo, olham sem que tenham autorização para ver. Usam o "o telescópio" (representado na imagem) desde que não vejam e guardam do Mundo a visão do bilhete postal, muito animadas por reels apropriados à galhofa.
- Interdição de ler para conhecer - Leituras só as indispensáveis para progredir nos estudos e em temas obrigatórios. Estes cérebros manifestam sérias dificuldades em saber quantos Cantos tem "Os Lusíadas", confundem autores (Thomas More com Thomas Mann) e nutrem uma relutância enorme por outros (com Saramago em grande destaque)...
- Interdição na comunicação com o hemisfério esquerdo - É, em qualquer cérebro, um processo crítico. Contudo, estes anormais registam fortes intermitências nesta função. Assim, este hemisfério deixa de ser alimentado regularmente por processos que resultam da aprendizagem lúdica, da observação do Mundo, convívio com os outros e do saber dos livros...
ANÁLISE DETALHADA DO HEMISFÉRIO ESQUERDO - Dispenso-me de o fazer. A imagem vale mais que mil palavras. Só uma chamada de atenção: Os poucos processos que aí se encontram desenvolvidos são do mais alto nível que a "Rogériografia" é capaz de captar. Talvez por isso estes anormais ocupem cargos também de elevado nível.
DESAFIO AO LEITOR
Para além dos comentários que queiram fazer, desafio a que identifiquem grupos sociais portadores deste cérebro anormal. Deixo ainda o desafiante desafio de, no próximo domingo, ir assistir ao meu teatrinho.
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NOTA: esta publicação, sendo antiga, foi devidamente actualizada
24 maio, 2025
O MEU TEATRINHO VAI, ENFIM, SUBIR AO PALCO
23 maio, 2025
20 maio, 2025
A QUARTA AULA, FOI POR MIM DADA
GUIÃO QUE VIRIA A SER SEGUIDO*
19h25 – Abertura, pelo coordenador do Centro Qualifica, Prof. António Martins
19h30 – Inicio com a passagem do vídeo “Vivíamos Assim” (ver aqui) seguido da leitura, pelos alunos do Centro Qualifica, do texto de Mário de Carvalho. Este texto (ver aqui) irá ser objeto de apreciação prévia em sala de aula e de molde a poder ser lido pelos alunos, no início da sessão
20h00 – Tema: “A Guerra Colonial” – Participação de Ana Vargas abordando as questões na perspetiva humanística, fazendo anuncio do lançamento do livro “Querido Pai” que foca aspetos da separação, causada pela guerra, entre os pais e os filhos (ver aqui). Este módulo termina com um apelo “Paz, sim! Guerra, não!”
20h30 – Intervalo para jantar
21h00 – Tema: “Contributo do Movimento Associativo e Popular para a Revolução de Abril” - Augusto Flor, ex-Presidente da Direção da Confederação Portuguesa da Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto fará exposição sobre o papel da cultura e dos movimentos e das organizações populares de base, tiveram na Revolução de Abril. A fim de poder antecipar tal abordagem e a título de mero exemplo veja-se este documento.
21h15 – Tema “Os três “dês” da Revolução de Abril” - Rogério Pereira, com base na sua experiência profissional, na qualidade de consultor industrial foca o “D” de Desenvolvimento dando conta do caminho percorrido até aos nossos dias com foco nas profundas alterações na economia (desindustrialização e cultivo intensivo na agricultura) e seu impacto nas alterações da composição social do nosso País. Inicia a sua participação com este vídeo e finaliza fazendo a ligação entre o neoliberalismo e a Paz.
21h50 – Encerramento, pela Presidente da Associação “Desenhando Sonhos”, Dr.ª Olívia Matos.
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* Como é referido no vídeo, Rogério Pereira teve que reduzir a a sua aula
19 maio, 2025
ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2025
17 maio, 2025
PENSANDO A TRAÇO FINO... A VERDADEIRA REFLEXÃO
- se os ventos não lhe estão de feição... de onde lhe foram sopradas as más rajadas?
- se sua vida parou no tempo, que relógio a fez parar?
- se seu bem-estar entrou em queda, o que aconteceu para a empurrar?
16 maio, 2025
15 maio, 2025
IN MEMORIAM: JOSÉ MUJICA (1935-2025)
JURO QUE NÃO FUI EU QUEM ESCREVEU ESTE TESTEMUNHO DE MUJICA (mas até parecia...)
Na verdade, há muita gente a dizer o que Pepe Mujica veio dizer.
Só que Mujica disse como eu diria!
11 maio, 2025
REDACÇÕES DO ROGÉRITO - 61 (quando for crescido meu voto está garantido)
08 maio, 2025
A GREVE E... O RESTO
...se não tiver efeitos, qual é o objectivo da greve?
"Luís Montenegro diz que tem um país cheio de maravilhas para oferecer a quem queira retribuir presenteando-lhe o voto. Não é o país dos comboios. Estão parados. Os trabalhadores da CP estão fartos de ser gozados por governantes que poupam nos seus salários. Estão e estarão em greve.Também não é o país da Saúde. O país da Saúde também está parado, em greve nuns casos, com urgências paradas noutros. A greve é por melhores condições de trabalho, compatíveis com um SNS que funcione todos os dias.E também não é o país do crescimento económico, nem o país da Habitação, nem o país da Educação. Todos eles estrebucham pelos mesmos motivos que pararam os comboios e motivaram a greve na Saúde.Será o país dos espertalhaços. O país dos favores. Nenhum trabalhador da Spinunviva está em greve."
NOTA: ESTE TEXTO FOI ROUBADO À "OUTRA MARGEM"
07 maio, 2025
04 maio, 2025
REDACÇÕES DO ROGÉRITO - 60 (em Dia da Mãe)
03 maio, 2025
E PELA CULTURA, TAMBÉM SE LUTA!
"O concerto teve a participação de vários músicos convidados, actuais e antigos alunos e professores encheram a Casa do Alentejo, em Lisboa, em defesa de um espaço digno e com condições necessárias ao ensino artístico, no centro de Lisboa. Esta instituição centenária tem actualmente mais de 300 alunos dezenas de professores e trabalhadores que fazem um trabalho de excelência na área do ensino artístico. O PCP e a CDU acompanha e tem intervindo, nos últimos três anos, na CML, na AML e na Assembleia da República para se encontrar uma solução definitiva para a Academia, uma vez que o seu edifício histórico tem como futuro a consequência da política de especulação imobiliária que reina na cidade de Lisboa e no país.
01 maio, 2025
INCRÍVEL: NESTE 1º DE MAIO FUI TESTEMUNHA DE HABILIDOSA MANIPULAÇÃO!
Aí, testemunhei como habilidades muito hábeis foram manipulando um jornal que merece mais circulação!
Já viram?
... e vejam, também, aquilo que eu perdi
https://www.flickr.com/photos/cgtp-in/albums/72177720325802434/with/54489774181