tag:blogger.com,1999:blog-8073044064719108432.post4354168313605020688..comments2024-03-28T12:21:46.087+00:00Comments on CONVERSA AVINAGRADA : O fim dos exames, o facilitismo, a derrocada do ministro e "coisas" necessárias ao ensino!Rogério G.V. Pereirahttp://www.blogger.com/profile/06439394490702406927noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-8073044064719108432.post-92135115505920228872016-01-10T14:37:11.659+00:002016-01-10T14:37:11.659+00:00O que Crato e acólitos querem e defendem é a destr...O que Crato e acólitos querem e defendem é a destruição da Escola Pública , que a Educação e a Cultura só as merecem os poderosos, ninguém mais.<br /><br /><br />Bom domingoSãohttps://www.blogger.com/profile/08965198667073047690noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8073044064719108432.post-11813017510274282612016-01-08T23:33:57.525+00:002016-01-08T23:33:57.525+00:00Bingo!
É que é memo, memo, isso! Bingo!<br />É que é memo, memo, isso! Rogério G.V. Pereirahttps://www.blogger.com/profile/06439394490702406927noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8073044064719108432.post-4246104327018335242016-01-08T23:32:41.698+00:002016-01-08T23:32:41.698+00:00A questão é fundamentalmente essa!
Dignifiquemos ...A questão é fundamentalmente essa!<br /><br />Dignifiquemos então a escola e a profissão de quem prepara essa pequena gente a ser gente grande!<br /><br />Obrigado Lídia<br />(estava a ver que não aparecia...)Rogério G.V. Pereirahttps://www.blogger.com/profile/06439394490702406927noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8073044064719108432.post-10982657891008458922016-01-08T23:17:21.319+00:002016-01-08T23:17:21.319+00:00Ó Rogerito, desculpe-me o que aqui vou escrever......Ó Rogerito, desculpe-me o que aqui vou escrever... Facilitismo, uma ova!!! O que eles defendem é elitismo! E ensino privado. Filhos da mãe!!!Graça Sampaiohttps://www.blogger.com/profile/14426692082355221328noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8073044064719108432.post-64044516640964112972016-01-08T23:08:36.290+00:002016-01-08T23:08:36.290+00:00A questão é fundamentalmente esta: queremos que as...A questão é fundamentalmente esta: queremos que as escolas preparem seres pensantes, futuros adultos capazes de se questionarem, de intervirem na sociedade como cidadãos responsáveis, conscientes e autónomos ou preferimos que a aprendizagem seja treino, repetição monótona de conteúdos, mecanização, com vista à obtenção de resultados positivos num exame? <br />Creio que o exame nacional tem como pior aspeto a uniformização das aprendizagens, (o fato “pronto a vestir” que tem de servir a gordos e a magros). Não tem em conta as especificidades de cada comunidade educativa, o meio onde se insere, desvaloriza os projetos das escolas, afunila os caminhos do Conhecimento… <br />As escolas, empenhadas em mostrar resultados, tendem a direcionar as práticas pedagógicas para essa prova, o que pode ser e é redutor, em muitos casos. <br />Pôr uma criança a escrever sem erros ortográficos e a acertar as operações aritméticas é muito mais fácil do que levá-la a fazer algumas perguntas sobre o que a rodeia, digo-vos eu. Isto, como resposta àqueles que embrenhados no mofo do “antigamente”, pensam que os alunos do passado eram melhores que os de hoje.<br />Tenhamos a inteligência de dar à criança tempo para aprender a perguntar. As respostas surgirão, depois, naturalmente. <br /><br />Bj.<br />Olívia Marqueshttps://www.blogger.com/profile/18182666407569789707noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8073044064719108432.post-42913716737111097402016-01-08T22:15:28.720+00:002016-01-08T22:15:28.720+00:00eté,
estique-se sempre
pois quem não se sente
não...eté,<br /><br />estique-se sempre<br />pois quem não se sente<br />não é filho de boa gente<br /><br />Diz: «Se a evolução aconselha a banir os exames e a apostar numa avaliação contínua ao longo do ano letivo - que em tudo parece mais justa - não vejo a necessidade de fazer disso uma questão política.»<br /><br />pois!, mas a questão politica é inseparável das opções em disputa. A visão do Ministro Crato, nunca passaria por dar mais recursos à escola pública. E a avaliação contínua ao longo do trajecto escolar ( e não apenas no ano lectivo) requer mais e melhores professores.<br />Mais, significa mais despesa<br />e melhores também significa mais investimento...<br /><br />Olhe só a figura acima: <br />- professores com competências para tudo isso?<br />- em cada sete professores regulares, haver um para recuperar aprendizagens?<br />É obra!<br /><br />Apareça sempre!Rogério G.V. Pereirahttps://www.blogger.com/profile/06439394490702406927noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8073044064719108432.post-58454224006022973612016-01-08T21:58:14.729+00:002016-01-08T21:58:14.729+00:00Tem razão, Elvira
É preciso estruturar o ensino de...Tem razão, Elvira<br />É preciso estruturar o ensino de forma diferente. <br />E nem é preciso inventar a roda, <br />basta seguir o que se chamam "boas práticas"<br />e entregar a gestão a quem saiba "da poda"<br /><br />Bons exemplos não faltam... (o desenho acima alude a um)Rogério G.V. Pereirahttps://www.blogger.com/profile/06439394490702406927noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8073044064719108432.post-1894441600582493512016-01-08T16:22:45.192+00:002016-01-08T16:22:45.192+00:00Esta história dos exames, faz-me lembrar a tropa: ...Esta história dos exames, faz-me lembrar a tropa: quando os jovens magalas entram para a recruta, são alvo de praxes e "brincadeiras" de que se queixam frequentemente. Contudo, mal acabam a recruta, são eles que vão repetir as mesmas com os novos recrutas. O que diz bastante sobre a Natureza humana...<br /><br />A conversa de que eu fiz e não me fez mal nenhum, parece-me, antes de tudo o mais, retrógrada.E indiciadora daquele espírito mesquinho e vingativo dos tais tropas. Se a ideia é estagnar, não há nada melhor que manter o sistema de ensino como no tempo dos nossos avós. Se a evolução aconselha a banir os exames e a apostar numa avaliação contínua ao longo do ano letivo - que em tudo parece mais justa - não vejo a necessidade de fazer disso uma questão política. <br /><br />Ou seja, o sistema de ensino só tinha a ganhar se os principais partidos chegassem a acordo nestas questões fundamentais e não andassem constantemente a mudar, de modo que os alunos nunca sabem o que lhes calhará na rifa.Isso sim, seria uma prova de puro bom senso - mesmo que decidissem a favor dos exames, embora, como já disse, eu discorde dos mesmos.<br /><br />E pronto, já me estiquei um bocadinho. Sorry! :)Tetéhttps://www.blogger.com/profile/15629877060104374998noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8073044064719108432.post-720591279433890572016-01-08T00:53:53.041+00:002016-01-08T00:53:53.041+00:00Fiz o exame da 4ª classe, mas não acredito que ele...Fiz o exame da 4ª classe, mas não acredito que ele me tenha acrescentado alguma mais valia. Não fiquei a saber mais nem menos do que sabia, antes do exame, e antes de o fazer já a professora me tinha avaliado, pois se achasse que não estava preparada não me tinha proposto a exame. Penso que a avaliação durante o ano é que dá ao professor a dimensão exacta do que o aluno sabe.<br />Porque o filho e a nora estavam a trabalhar fui eu que fui à reunião na escola da neta. A professora disse que apenas 3 alunos estavam preparados para estar no primeiro ano. E disse que ia propor que pelo menos seis alunos tivessem apoio. Disse também que esse apoio não é dado pelas escolas no primeiro ano e que ela se tem batido para que passe a ser dado logo desde o primeiro ano, pois muitos alunos não estão preparados e começam logo a ficar para trás no primeiro ano. Por isso penso que o preciso é estruturar o ensino de forma diferente. <br />Um abraçoElvira Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/07080776366776921716noreply@blogger.com