O meu bairro, conhecido pelo "bairro novo das caixas", faz parte de um agregado urbanístico que integra "o bairro velho". Estes bairros são originários do antigo sistema de previdência, um e outro construídos pela "Caixa de Previdência" e pela "Caixa Nacional de Pensões" respectivamente.
Junta-se a esses, um bairro de iniciativa municipal, mais recente. Estes três bairros alojam famílias da classe média baixa e neles residem cerca de 3800 eleitores, na sua grande maioria gente idosa e como já referi
aqui, gente de magras reformas ou pensões.
Amanhã, a partir das 10h da manhã, vou estar à porta da CGD a recolher assinaturas, de um abaixo assinado, com o seguinte texto:
A
Administração da Caixa Geral de Depósitos tenciona encerrar dezenas de balcões
em todo o país. Entre esses balcões está o balcão da Medrosa, cujo encerramento
está previsto para o final do mês de Junho.
BASTA! Toda a população local, e
em especial os idosos, precisam dos Serviços Públicos! E a Caixa (CGD) é o
banco público do Estado!
Não podemos permitir que se
continue a financiar a banca privada e os seus desmandos com dinheiros públicos
(que são o enriquecimento de alguns, com o fruto do trabalho de todos), e que
depois se encerrem os serviços públicos, fundamentais às populações, alegando
falta de recursos!
É pois hora de defender as
populações e os interesses do Estado e exigir que o Governo através da
Administração que nomeou para a CGD mantenha em funcionamento os balcões,
fundamentais à população, como é o caso da Agência do Alto da Barra, na Medrosa!
Face ao exposto, os abaixo-assinados:
1. Exigem da Administração da
Caixa Geral de Depósitos o recuo na decisão de encerramento da agência;
2. Exigem da Junta de Freguesia
da União de Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias,
da Câmara e da Assembleia Municipal de Oeiras toda a solidariedade e
diligências necessárias junto das entidades competentes para garantir a
continuidade do funcionamento da agência;
3.
Exigem ao Governo que actue junto da Administração da Caixa Geral de Depósitos
para garantir a continuidade do funcionamento da agência.