24 fevereiro, 2025

MESA REDONDA 16 - TEMA: O MEU 80º ANIVERSÁRIO

Apresentação, a contar da esquerda: Eu, Meu Contrário e Minha Alma

Eu (com ar feliz) - Hoje, atendendo à data, nem seria necessário a convocatória, pois... 

Minha Alma (antecipando-se, cortando a palavra) - Pois é um dia histórico. Passar de septu a octo é passar uma fasquia que só nos pode dar alegria...

Meu Contrário (desafiando Minha Alma) - Cantemos, então!

Meu Contrário e Minha Alma (em coro) - Parabéns a você! / Nesta data querida/ Muitas felicidades/ Muitos anos de vida

Eu (esticando o polegar direito) - Então vamos a isto! Chegar a nona, todos juntos, vai ser com uma perna às costas.

(ao som de fortes aplausos de toda a família, cai o pano)


23 fevereiro, 2025

AS ELEIÇÕES ALEMÃS? NOVIDADES, NOVIDADES, NEM NO CONTINENTE!


Quando pensei neste post, hesitei em dar-lhe este título. A alternativa era "É A ECONOMIA, ESTÚPIDO!" e de facto o que se vem verificando na Alemanha é o declínio do sistema económico que explica tudo. Não há muito, dizia-se, lá como cá, que os níveis de desemprego são baixos só que os salários não acompanharam o elevadíssimo agravamento do custo de vida o que tem conduzindo ao descontentamento de vastíssimas camadas da população.

Assim, lá como cá, a extrema direita ganha espaço e força. Lá como cá e por todo o lado. Por todo o lado e até na cada vez mais desunida UNIÂO EUROPEIA.

De há pouco, a esta parte, NOVIDADES, NOVIDADES, NEM NO CONTINENTE!
 
 

21 fevereiro, 2025

HOJE, NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA UMA SESSÃO DE 4 HORAS NUMA SÍNTESE DE MENOS DE 4 MINUTOS


Votar abstenção? Como não?

Senão, vejamos. O voto contra do PCP foi pré-anunciado e tal voto faria todo o sentido. Contudo, no decurso das intervenções que se seguiram às respostas do Primeiro Ministro tivemos de ouvir 15 perguntas de 15 deputados do PSD em que cada pergunta questionava André Ventura se também censurava isto, e mais aquilo e ainda mais outra coisas, em que todas as 15 coisas eram referidas medidas do programa do Governo. Em cada pergunta, os deputados terminavam do mesmo modo "O Chega censura e o Governo responde com competência!"
Ou seja, a bancada do PSD colocou a Assembleia entre a Moção de Censura e o voto de confiança. E, assim, votar contra seria tido como um voto de confiança no Governo!

18 fevereiro, 2025

17 fevereiro, 2025

VÁ AO (MEU) TEATRO - II


Já deixei por aqui um convite. Também o coloquei um pouco por todo o lado e já tenho inscrições de pais, avós, professores, catequistas e até artistas...  
Se não pode ir ou não quer ter essa maçada, ao menos veja o vídeo... 

16 fevereiro, 2025

OS 100 ANOS DE CARLOS PAREDES, OS 50 ANOS DO 25A E... MEMÓRIAS MINHAS


No dia em que se celebra o nascimento de Carlos Paredes, as homenagens proliferam mas dão uma imagem limitada à projecção dada à sua (extraordinária) obra e ao instrumento que usava. De facto deu alma à guitarra. Mas tudo passa ao lado da sua luta, como homem de Abril!

Trago aqui essa dimensão e partilha com a notável (e muito querida) voz do Xico.

Assisti a um espectáculo do Carlos Paredes que, mais uma vez, convosco partilho. Foi assim:

"Convenci a Teresa e aquela que viria a ser minha sogra a ir ao concerto de Carlos Paredes, nas "Belas Artes". A sala estava apinhada e o concerto ia correndo como eu previa e Minha Alma esperava. Tinham sido ainda poucas as pautas tocadas, quando um coro de vozes berraram: "czardas, carzadas, czardas". As palavras gritadas eram acompanhadas por palmas. Digno, o mestre levantou-se e silencioso abandonou a sala. Num rápido momento a sala tomou-se de arrependimento e silenciosamente abandonou também o salão. Aquela que viria a ser minha sogra  ainda me perguntou o que se tinha passado. Acho que lhe terei respondido..."
28/11/2011

14 fevereiro, 2025

Dia dos Namorados, com gestos não tabelados... (publicado em 14/2/2012)

Ela acordou com um acordar dentro de um número par. Ele já tinha saído sem o beijo 29 e ela reagiu com o encolher de ombros 32, da tabela dos afectos. Apurou-se no trajar 112 a condizer com o dia, tomou o pequeno almoço do menu, o 9 habitual. Saiu. No emprego, o mesmo desvelo nas tarefas 6, 12, 28 e 42 e também nos procedimentos depois. Na pausa para o almoço, fez as compras da tabela do dia festivo, e comeu a correr. A tarde, como a manhã, as mesmas tarefas, mas por ordem inversa. Há hora regulamentar, saiu. E a correr, sempre a correr, comprou-lhe a prenda 79 do catálogo das ofertas. Em casa, pôs a mesa, as velas, as flores e foi preparar o jantar com a receita 108, que já antes fizera e ele tanto gostara. A mesa estava bela e foi experimentar as luzes e a música a tocar, regulando o som à altura do falar. Findo tudo, esperou... estava na hora que o catálogo do tempo indicava para o seu chegar.


Ouviu-lhe os passos. A chave a rodar. Levantou-se, segundo o gesto 52 da rotina das chegadas. A porta se abriu, mas ele não entrou. Com os olhos pousados no chão, disse: "Anda, vamos ali, temos que falar". Sem pensar em nada, atordoada, saiu como estava. No percurso que ensaiavam para algures, junto ao mar, ele lhe contou a conversa tida com o encarregado e da incerteza quanto à indemnização. Depois não mais falaram. Sentaram-se no paredão com o olhar a se suicidar no mar. Deram-se as mãos, numa ternura de gestos, pela primeira vez sem numeração no catálogo dos afectos... 

08 fevereiro, 2025

VÁ AO TEATRO


Não foi há muito que fiz o convite, mas ninguém ligou "puto"...

06 fevereiro, 2025

QUE SAUDADE ESTA, DE MAIS UMA VEZ NÃO HAVER O QUE SEMPRE HOUVE...

Logo, ao jantar,
não haverá o que sempre houve,
não haverá à volta da mesa:
a alegria costumada
não rirás
não rirei
não rirão
não riremos
Não haverá velas num bolo,
troca de olhares
e flashes 
Não cantaremos
(os miúdos não vão poder apagar
as velas, nem também cantar)
Depois,
depois não fará sentido voltar a dizer
Ah, quanto te quero bem...
Ou, saudoso, talvez ainda diga
aquela frase batida
assim
Se não fosses tu
não sei o que seria de mim
 Disse-lhe um dia 
"O melhor de mim, somos nós"
...e assim será, para o resto

da vida que me resta 

Rogério Pereira/6Fev2025 

05 fevereiro, 2025

CONVITE (SE VOÇÊ NÃO FOR, VERÁ DEPOIS... É QUE IREI FILMAR...)

 CONVITE

CONVIDA-SE TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA, BEM COMO TODAS AS ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS, A ASSISTIR A ESTE ESPECTÁCULO.


 

Sinopse: O tema da peça liga-se com a crescente dependência do uso do telemóvel. No decurso da representação são lançados teatrais alertas, ao som de uma conhecida composição de António Variações, sobre os efeitos de tais dependências e, também, sobre a necessidade de se incrementarem hábitos de leitura. Sobre este relevante aspeto, serão lidos em palco extratos de um livro de contos para crianças (da autoria, também, de Rogério Pereira) e do conto “A Maior Flor do Mundo” de José Saramago (Prémio Nobel da Literatura).

A peça, de curta duração, desenvolve-se, num primeiro ato, no pátio de recreio entre crianças, sendo estas representadas por fantoches e, num segundo ato, no decorrer de uma refeição em família, representada por atores amadores que fazem parte do elenco do GTNM.

No final da peça, haverá “mesa-redonda” reunindo convidados, com formação em psicologia e neurociências, que deixarão alertas sobre os efeitos da dependência, não deixando produzir as suas próprias recomendações sobre cuidados a ter.

A peça irá ter várias representações dirigidas às escolas de Oeiras, cujo agendamento está a cargo do Departamento OEIRAS ENSINA.

 ___________________________


Ficha Técnica

Encenação de Nuno Loureiro

Com Fátima Apolinário, Maria João Vieira, Mário Santos e Nuno Loureiro

Luz e sonoplastia de Armando Vieira

__________________________

 

Dia 1 de Março, 21h no Auditório do GTNM, 

Av. Fundadores 59A, 2770-072 Paço de Arcos:

MARCAÇÕES: teatro.novamorada@gmail.pt

04 fevereiro, 2025

IN MEMORIAM: MARIA TERESA HORTA (1937-2025)


Fico sentido por mais esta perda. A outra, a da Maria Velho da Costa, mereceu a minha sentida homenagem. Então escrevi um texto que agora repito, com um renovado apelo:
"um apelo à leitura de um trabalho "Mulheres: a outra metade da humanidade" e onde se dá uma ideia do papel desempenhado pelo julgamento das célebres «Três Marias» no contexto do desenvolvimento dos movimentos feministas no que respeita aos direitos das mulheres. Este trabalho viria a receber, em 2010, o Prémio «Paridade: Mulheres e Homens na Comunicação Social», da CIG."

Até sempre, Maria!

01 fevereiro, 2025

SÁBADO... FOI ASSIM, A SEMANA QUE HOJE FINDA (23)

Há semanas que correm e nada se passa. Há semanas que vão correndo e algumas coisas vão acontecendo. Ultimamente tem acontecido e é perturbador o frenesim e a avalancha de situações que ameaçam tudo e todos. Mas foi esta semana que aconteceram situações que, em última análise, são rastilho para... vamos lá saber para quê...

Mas e por outro lado, há coisas que sendo menores podem-se tornar grandes pelo alento que nos dá.


Sobre as ocorrências-rastilho, nem as referirei pois uma imagem vale mais que mil palavras e são milhentas as palavras ditas e repetidas em extensos telejornais. E, essas, bastam para nos arrepiarem a pele e me fazer perguntar a mim próprio: "Que posso eu fazer, para mudar o Mundo?" 

Sobre as tais coisas menores que (me) poderão dar alento, é cedo para falar delas. Foram várias, mas é cedo para falar delas! Talvez no próximo sábado, quem sabe?

Até lá, entretenham-se, pois há comentadores a quem importa dar espaço...