31 maio, 2020

Dor, raiva, fúria atingem os EUA


De tudo o que se tem escrito, mostrado e dito, extraio este apontamento de um texto publicado num jornal que não perco:
«Alguns jornalistas que procuravam cobrir os eventos, apesar de exibirem os seus cartões ou se identificarem perante as autoridades, foram objecto de repressão policial. O caso mais conhecido é o Omar Jiménez, correspondente local da CNN, preso quando se encontrava a meio de um  directo nacional (ver vídeo, ao 1' 20") e libertado por uma intervenção do director da cadeia televisiva, mas outros jornalistas reclamam terem sido directamente visados por forças policiais, seja com disparos de balas de borracha seja com lançamentos de granadas de gás lacrimogéneo sem aviso prévio nem provocação, refere a NBC

30 maio, 2020

Duas notícias e uma conclusão...


«Em um breve discurso feito na tarde desta sexta-feira (29/05) na Casa Branca, o presidente americano, Donald Trump, anunciou o "término da relação" do país com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em plena pandemia de coronavírus.
"A partir de hoje encerraremos nossa relação com a Organização Mundial da Saúde e redirecionaremos estas verbas para outras necessidades globais, urgentes e merecedoras na saúde", afirmou o republicano, sem detalhar como tal rompimento seria feito.»
E VAI DAÍ... 
«A NATO está a desconfinar os jogos de guerra na Europa que, em boa verdade, nunca chegou a confinar. Manobras militares vão decorrer durante duas semanas na Polónia – uma imensa base militar norte-americana – no âmbito dos envolventes e abrangentes exercícios Defender-Europe 20. Milhares de soldados dos Estados Unidos, o país mais atingido pela epidemia, desembarcam na Europa, continente onde se viveu uma carnificina, para queimar milhões de dólares e euros que seriam essenciais para os sistemas de saúde pública e uma genuína recuperação da economia.»
Ler tudo n´O LADO OCULTO
E, ASSIM:

29 maio, 2020

Canções para o desconfinamento - 6 e 7


Ao que lembro...
Não sei porque razão 
de quando em quando 
dou por mim a trautear 
uma ou outra canção 

ao que lembro
elas nos fizeram sair
de um outro 
confinamento

28 maio, 2020

Canções para o desconfinamento - 5

"Um país abandonado, deixado à mercê de um destino que não se vislumbra no horizonte. Um povo descalço, que cai a cada passo que dá, empurrado por uma gigantesca mão feita de aço. Paisagens inóspitas arrancadas, à força, do coração de que é feito esta gente. Um coração que bate, forte, indestrutível. O povo que cai, mas que se ergue sempre após cada queda e continua a caminhar. O povo que é o país, o povo que somos nós. Todos."
Dead Combo/2014