01 abril, 2025

HOJE DEVIA SER O DIA DA PÓS-VERDADE (O "dia das mentiras" faz parte do passado...)

Hoje é um dia, ele próprio, mentiroso. Dizer que este dia continua a ser o dia das mentiras é a "peta" do dia. Tal dia faz parte do passado, faz parte dos tempos em que era necessário respeitar as receitas de Goebbels, repetir mil vezes a mentira para que ela fosse tomada como verdade. Eram também tempos em que se reconhecia ser "mais fácil apanhar um mentiroso que um coxo", em que a mentira era socialmente recriminada e era honroso honrar a palavra.
 


Hoje vivemos tempos da pós-verdade. E esta veio para ficar, pois criou raízes na imprensa, consta dos verificadores ortográficos e em todos os dicionários. A mentira cedeu lugar à pós-verdade:
«circunstância ou contexto, geralmente de ordem cultural ou política, em que a opinião pública e o modo como esta se comporta, se fundamentam mais em apelos emocionais falaciosos e na afirmação de convicções pessoais avulsas do que em factos objectivos e observáveis tempo em que se verifica a desvalorização da verdade objectiva, atestada pelos factos e colectivamente estabelecida, e se toma por certo qualquer enunciado contraditório, de origem arbitrária, subjectiva e falaz»


«Informação que se divulga ou aceita como facto verdadeiro devido à forma como é apresentada e repetida, mas que não tem fundamento real (ex.: estas pós-verdades negam anos de evidências científicas).
Que atribui mais importância a notícias falsas ou não fundamentadas do que à verdade objectiva (ex.: era pós-verdade; política pós-verdade).»

10 comentários:

  1. “A verdade e a mentira foram tomar banho no rio. Despiram-se e entraram nas águas . A mentira, enganosa como sempre, saiu primeiro e vestiu-se com as roupas da verdade. A verdade preferiu andar nua a vestir as roupas da mentira. Resultado? As pessoas preferiram a mentira disfarçada com as roupas da verdade do que a própria verdade nua e crua ."

    Adaptado de um antigo conto do Oriente Médio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está muito engraçada esta adaptação.
      Talvez daí venha o dito popular "Com a verdade me enganas".

      Abraço de quem detesta a mentira

      Eliminar
    2. Na verdade, a verdade
      nua e crua
      anda constipada
      por ter sido obrigada
      a andar assim p´la rua

      Abreijos

      Eliminar
  2. Existe nesta questão uma ironia e uma tragédia.
    A ironia é a de que são os tradicionais meios de comunicação os principais manipuladores da informação e a tragédia é que uma grande parte dos cidadãos mesmo tendo os factos á sua frente recusam-se a acreditar.

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão, deixa de fazer sentido haver um dia especial para as mentiras quando todos os dias os dias do ano são dedicados a ela. Não me agrada nada esta Era da Pós Verdade. Ainda que correndo o risco de falhar redondamente, tentarei desmascará-la sempre que puder.

    Caramba, ainda me recordo bem do tempo da outra senhora em que o lápis azul tratava de tornar ilegíveis todas as verdades que entendesse serem perigosas para o velho regime. A verdade, embora nua e escarnecida, acabou sempre por conseguir fazer-se ouvir. Aqui cantada, ali poetizada ou mesmo dançada ou pintada, ou esculpida, a Verdade nunca desistiu e continuará em busca de si própria enquanto nós a procurarmos.
    Não será fácil atravessarmos o pântano a saltitar de nenúfar em nenúfar, como a velha anedota do elefante., mas vamos ter de aprender a fazê-lo.

    Beijinhos "radiantes"* da avó feita em cacos

    *Cheios de radiações

    ResponderEliminar
  4. rsssss, desde que me conheço por gente, esse
    Dia é comemorado, ninguém abre mão dele, os mentirosos continuam a crescer com mais cara de pau, incrível! Parece que estão exaltando, louvando os mentirosos...
    Uma ótima semana, Rogerio!
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu que sou um grande mentiroso
      nesse dia sinto-me glorioso
      (claro que estou no gozo)

      Beijo brincalhão

      Eliminar