31 março, 2025

UMA AULA EM QUE O ZÉ FANHA FOI O PROFESSOR E... NEM O CARLOS PAREDES FALTOU


Foi na sexta-feira passada, aconteceu poesia dita ou declamada por quem estava. E estavam muitos professores que lecionam no Centro Qualifica - Agrupamento de escolas de Paço de Arcos. E estavam muitas turmas. Cerca de 100 assistentes, muitos foram os alunos participantes, alguns deles lendo poesia encenada. Os temas? Corresponderam ao cartaz.
Não podemos deixar de voltar a agradecer a todos e em particular ao Prof. António Martins (Coordenador do Centro Qualifica) pela excelente parceria no apoio a mais esta iniciativa da nossa Associação.
Uma palavra de grande agradecimento ao poeta-escritor José Fanha por na sua "aula", para além dos poemas que nos trouxe, nos ter trazido as memórias de tempos em que imperava o fascismo e dos riscos que corriam quem se dedicasse a lutar contra ele, nomeadamente através da cantares de resistência e luta.
Do que foi tal iniciativa montei e produzi este vídeo sobre essa memorável "aula":

29 março, 2025

VAI SENDO DITO PELO O PAPA FRANCISCO, O QUE RAIMUNDO VEM DIZENDO


Em maio de 2022, escrevia eu, citando:

"O Papa Francisco sugeriu que a NATO poderá ter motivado a invasão da Rússia à Ucrânia, numa ocasião onde voltou a reforçar a sua vontade de se encontrar com o presidente russo."

Diz ele, agora:

“Que 2025 seja um ano em que a paz cresça! Aquela paz verdadeira e duradoura, que não se detém nas querelas dos contratos ou nas mesas dos compromissos humanos. Procuremos a verdadeira paz, que é dada por Deus a um coração desarmado.” 

26 março, 2025

A Lídia Jorge não foi poupada nas palavras, mas ela apenas quis ser rigorosa...

(Foi há 12 anos, mas está tão, tão actual...)


O que então disse foi isso, mas hoje diria o que não há muito foi dito...
"Cleptocracia, é um termo de origem grega, que significa, literalmente, “Estado governado por ladrões”, cujo objectivo é o do roubo de capital financeiro dum país e do seu bem-comum. A cleptocracia ocorre quando uma nação deixa de ser governada por um Estado de Direito imparcial e passa a ser governada pelo poder discricionário de pessoas que tomaram o poder político nos diversos níveis e que conseguem transformar esse poder político em valor econômico, por diversos modos. (...) O Estado passa a funcionar como uma máquina de extracção de renda ilegal da sociedade, isto é, população como um todo, em contraposição à máquina de extracção de renda legal, o sistema de cobrança de impostos, taxas e tributos dos Estados que vivem em um regime não-cleptocrático[. Todos os Estados tendem a se tornar cleptocratas se não ocorrer um combate real pelos cidadãos, em sociedade. Em economia, a capacidade de os cidadãos combaterem a instauração do Estado cleptocrático é fortemente correlacionada ao capital social da sociedade[3]. A fase “cleptocrática” do Estado ocorre quando a maior parte de sistema público governamental é capturada por pessoas que praticam corrupção política, institucionalizando a corrupção e seus derivados como o nepotismo, o peculato, de forma que estas acções delitivas ficam impunes, devido a que todos os sectores do poder estão corruptos, desde a Justiça, os funcionários da lei e todo o sistema político e económico." in wikipédia

23 março, 2025

FOI UMA TARDE MEMORÁVEL (E A NOSSA POETA ESTAVA BEM EMOCIONADA)

Foi na sexta-feira passada, no Dia Mundial de Poesia, corriam em Oeiras e em simultâneo várias iniciativas. A "Desenhando Sonhos" organizou a sua própria e juntou ao tema "POEMAS E CANÇÕES DA RESISTÊNCIA" uma homenagem à nossa poeta-sonetista, Maria João B. de Sousa.

Por dificuldades técnicas, inicialmente não ultrapassadas, o primeiro vídeo não contempla tal homenagem...


Resolvidas as referidas dificuldades, próprias de um amador, aqui está a tão bela e sentida homenagem. Sem mais palavras pois está tudo aqui. Ora vejam:

21 março, 2025

SONDAGENS: FIZ (OUTRA VEZ) UMA SONDAGEM AOS SONDADOS!

Antes de ir à sessão em que foi homenageada a "minha avó", fiz uma sondagem aos sondados. Os da classe alta estão encantados. Os outros andam a ler toda a ficha técnica a ver se entendem esta merda.

". Ficha técnica 

Amostra: 802 entrevistas, telefónicas.

Amostragem: Seleção aleatória de números fixos e de números móveis de forma proporcional à distribuição por prefixos no território e por operadoras, respetivamente. Respondentes selecionados através do método de quotas, com base numa matriz que cruza as variáveis Sexo, Idade (3 grupos), Instrução (3 grupos) e Região (9 Regiões NUTS II 2024).

Ora leiam também https://sondagens-ics-ul.iscte-iul.pt/wp-content/uploads/2025/03/Relatorio-Final-Completo-Mar%C3%A7o-2025.pdf

 

19 março, 2025

NESTE DIA DO PAI, A "MINHA-MAI-NOVA" VOLTA AO MESMO CARINHO, 10 ANOS DEPOIS

Foi há dez anos atrás, 
quando Eu ainda era bonito, 
o Diogo era um puto
e o meu genro um gato!


A obra foi daquela que então apelidava de mais miúda
(as outras usaram os canais mais tradicionais)

18 março, 2025

CONTINUO NA BERLINDA, MAS JÁ TENHO MANEIRA DE FUGIR DELA...

 


Como todos sabem, ou não sabendo se terão apercebido, tenho andado na berlinda, perseguido e limitado no meu espaço. Isto é, o blogger empurra-me para uma bolha, não me permitindo usar outras imagens (ou vídeos) que não sejam aquelas que já antes tenha publicado. Mas já tenho uma maneira de fugir ao cerco: uso uma imagem-tema e desenvolvo o texto à medida da espuma dos dias, daquilo que vai acontecendo ou em conformidade com a minha inspiração ou desejo.
Assim:
  • As "Redacções do Rogérito" voltarão, trazendo a visão de uma criança de como vai o mundo, de forma bem influenciada pela escrita de Sttau Monteiro;
  • "A Dona Esmeralda e a sua vizinha do 4º andar", terão conversas de como se responde a uma ingénua que vai a reboque do que comentadeiros e politólogos vão dizendo;
  • "As  conversas de esplanada" proporcionarão que eu meta o bedelho em tertúlias ou em conversas sérias que ocorrerão em grupos sociais bem determinados, com a predominância das gerações mais jovens;
  • "As mesas redondas" terão temas que porão em confronto com a Minha Alma e com o Meu Contrário (que como é sabido, é o Meu Juízo)
  • Por fim não faltará nem a filosofia nem a poesia...
De quando em quando salto e by-passo esta orientação, como oportunamente verão.

Que tal?

15 março, 2025

A MÃO QUE EMBALA O BERÇO, DESGOVERNA O MUNDO! COMO PODE?

(reeditado com alterações)

COMO PODE?

Como pode
a mesma mão que esculpe a arte
semear a guerra e a morte?

Como pode
a mesma mão que desenha a vida
semear sede e fome?

Como pode
a mesma mão que inventa e cria
dar ao mundo tão má sorte?

Como pode
a mesma mão que embala o berço
desgovernar o Mundo?

Eu sei como pode!
(mas não é hora
de trazer tal tema
ao poema)

Rogério Pereira/2022

13 março, 2025

E A MARIA JOÃO BRITO DE SOUSA VAI TER A MERECIDA HOMENAGEM!


Foi (e está sendo) o cartaz enviado a muitos poetas, amantes da poesia ou àqueles que aproveitam a iniciativa para celebrar Abril. E já temos confirmações que vão dar ânimo à Maria João. Entre elas a do Presidente da Associação Portuguesa de Poetas! Boa?

Estejam também! Bora lá!

11 março, 2025

DEMOCRACIA? O DEMO TOMOU CONTA DELA...


De há muito que fumo! Meu pulmão degrada-se à mesma velocidade com que se degrada a democracia (o demo tomou conta disto...) e há pouca esperança de se sair disto... não que o chumbo à moção não seja um passo, mas será um passo a ser dado para percorrer um caminho viciado e vicioso... 
E lembrar-me eu que há 50 anos atrás, neste mesmo dia, poder-se-ia ter tomado o rumo certo...


10 março, 2025

ESTOU ORGANIZANDO UMA HOMENAGEM À "MINHA AVÓ"


Esta foto, como não há muito referi, estava e continua a estar desactualizada. Dizia eu, então, que o diagnóstico metia medo... e comprova-me o medo tido. A expressão dela nunca mais foi esta. 

Continuo indo de um lado para o outro, levando-a onde tem de ir. Esta manhã, foi totalmente ocupada em levá-la, primeiro ao Centro de Saúde, depois a um Centro de Análises e por fim à farmácia, perto da sua casa... Enquanto a esperava num e noutro sitio, tinha a Minha Alma ocupada a pensar que, tendo ela deixado de escrever, era chegada a hora de a levar ao reconhecimento, da comunidade local, o seu valor poético. 

Planifiquei o projecto e lancei as coisas. Vamos ver!

09 março, 2025

E DIZ-SE QUE DEUS CRIOU O HOMEM À SUA IMAGEM...

MESMO QUE HAJA A INDICAÇÃO DE INDISPONÍVEL FAÇA CLIQUE EM CIMA


Muito além de um martírio
Muito dentro do genocídio 

____________

08 março, 2025

NO DIA DA MULHER, UMA FLOR E DOIS POEMAS

Desenho de Óscar Niemeyer

Flor, desenhada
. vês esse ponto aí atrás?
é o bico do meu lápis afiado
Seque essa ponta e verás
que o bico vai subindo e depois descreve um arco
De seguida desce, desce até quase ao ponto de partida
Que desenhei? Isso mesmo: uma pétala, minha querida
Agora, no centro, uma muito pequena bola
Um botão, botãozinho, pequenininho
Há volta, repito o primeiro desenho feito
Uma, duas, três, várias pétalas, colocadas a preceito
Depois faço um traço, para baixo e... uma mão
Que o segura

Então... 
toma, é tua esta flor
Chamo-lhe bem-te-quer
Guarda-a, onde te aprouver
Neste teu dia

- a escrita, por cima desenhada
é de um poeta
da arte do concreto e da pedra
Rogério Pereira - Março de 2014
                                                                          _____________________

A Primavera das mulheres pueris 
 
I
O corpo
dengoso ia desenvolvendo
um andar, um caminhar, lento,
voluptuoso,
ao encontro do que parecia ser seu destino
Tirou os olhos do chão
sem os colocar no ar
Virou para dentro de si
esse seu olhar
Parecia não ter visto outra coisa,
enquanto a densa teia a envolvia,
do que a asa que lhe nascia,
e também a outra, em síncrono movimento
Feliz, nesse encantamento,
falava com outras, suas iguais...
Falava da cor das asas,
da beleza dos locais
para onde iria voar
e das flores todas em que iria pousar,
do céu para onde nunca olhara antes...
Dissertava sobre seus amantes,
com a alma em cio
ouvindo das demais
conversas tão parecidas, quase iguais
em palavras gargalhadas
pois só estas, e não as graves,
passavam as paredes aveludadas
do casulo, sem entraves

II
Chegado o momento,
a parede se rompeu e saiu
Exercitou o bater de asas,
segura como nunca se viu
Voou na direcção do éden
sem lá chegar, mergulhando antes
em nunca experimentada escuridão.

III
Abri o livro disposto a ler
uma página qualquer
Entre a página aberta e a outra,
ali estava ela
a mais bela borboleta
parecendo ainda sorrir
num sorriso pueril


Rogério Pereira, Março de 2011

07 março, 2025

ACHO QUE AINDA ACABO SENDO FORNECEDOR DAS LOJAS "PINGO DOCE"


Liguei à pouco à Yury e lancei-lhe o desafio desafiante. Falámos e do falado concluímos por uma estratégia de oferta que, resumindo, será assim: ser só eu ganhar tal estatuto; ser só ela; sermos os dois! Mais de seiscentas lojas a receber o nosso produto? 
(esta noite vou sonhar com isso)

E qual o conto? Já tenho um na manga (e desse a Yury gostou muito) o qual, nem por acaso, fala em devastações causadas pela fome, fala em solidariedade com as comunidades, fala em bem-estar e em felicidade... e é fácil falar de tudo isso a crianças de 10 anos? Depois se verá!

04 março, 2025

EU, PALHAÇO EM TRISTE RECORDAÇÃO...


 Bah! Você é um homem?

Bah! Hoje você é palhaço!
Vista sua fantasia,
passe pó vermelho no rosto.
Aqui as pessoas pagam e querem rir.
E se Arlequim (a morte)
lhe roubou sua Colombina,
ria, palhaço, e todos vão aplaudir!
Mude para risos
esses seus espasmos e o choro,
vire o soluço e faça uma cara engraçada
Ah! Corra com a dor
Ria! Ria Palhaço,
no seu amor em pedaços.
Ria da dor que lhe envenena seu coração

 Rogério Pereira - Fevereiro/2024

"I paglacci", letra adaptada

03 março, 2025

PENSANDO A TRAÇO FINO... A VERDADEIRA COERÊNCIA


A verdadeira coerência está caindo em desuso. A verdadeira coerência está cada vez mais a ser confundida  com a linha alinhada com a palavra discursada. Se o dito de hoje bate alinhado com os princípios definidos. Tal é importante que aconteça. Mas tal não deve ser confundido com a verdadeira coerência pois esta assenta, para além do dito, com o feito. Resumindo, é coerente aquele que faz (ou vai fazendo) em concordância com o discurso produzido e com os princípios que defende, doa a quem doer!

E aqui está um exemplo disso!

 

02 março, 2025

NESTE DOMINGO GORDO, VOLTEI A SER PALHAÇO! PALHAÇO, POIS! E QUE PENSAM VOÇES QUE SOIS?

PROVOCAÇÃO
 
Levantei-me
Barbei-me 
E fiz o que sempre faço
Mascarei-me de palhaço

Desci à rua
Andei
Depois atravessei
Segui em frente
Passando por muita gente

Gente
Passando indiferente

Subi a rua
Andei
Regressei
Tanta, tanta gente
Passando indiferente

Só então reparei
Tinham todos a mesma máscara
Fazemos parte 
da mesma palhaçada

Ah, o que teria rido
Fosse eu, palhaço rico

Rogério Pereira, reeditado (c/alterações)

01 março, 2025

HOJE É O DIA DELA, DA DO MEIO DA TABELA!


E... há cinquenta e seis anos que este dia é o dia dela, 
E sempre que tal acontece
meto esta canção que minha família não esquece