08 maio, 2022

DE HÁ MUITO ME SINTO... FRANCISCO...


«O Papa Francisco sugeriu que a NATO poderá ter motivado a invasão da Rússia à Ucrânia, numa ocasião onde voltou a reforçar a sua vontade de se encontrar com o presidente russo.

Francisco disse que a NATO “ladrou” à porta da Rússia e que isto pode ter provocado a invasão da Ucrânia.

Numa entrevista ao jornal italiano “Corriere della Sera”, o Papa refletiu sobre a agressão letal da Rússia ao seu vizinho e disse que, embora não se possa chegar ao ponto de dizer que a presença da NATO em países próximos “provocou” Moscovo, e “talvez facilitou” a invasão.

Relativamente ao uso de armas, o pontífice está dividido quanto ao fornecimento de armas aos ucranianos.

“Estou muito longe de poder responder à questão sobre se é certo fornecer armamento aos ucranianos. O que está claro é que as armas estão a ser testadas naquela terra. Os russos sabem agora que os tanques são de pouca utilidade e estão a pensar noutras alternativas. As guerras são travadas para isso: para testar as armas que produzimos”, garantiu.

Quanto à visita aos países em guerra, o Papa explicou que primeiro quer ir a Moscovo e referiu que sente que não tem de ir à Ucrânia.

“Não vou a Kiev agora. Enviei o Cardeal Michael Czerny e o Cardeal Konrad Krajewski, que lá foram pela quarta vez. Sinto que não preciso ir. Primeiro tenho que ir a Moscovo, primeiro tenho que conhecer Putin”, destacou.

O Papa tem demonstrado, em diversas ocasiões, a sua vontade de se encontrar com e presidente russo e três semanas depois de ter começado a guerra, a 24 de fevereiro, Francisco formalizou um pedido e ainda aguarda resposta.»

14 comentários:

  1. O Vaticano há muito que, perante determinadas crises, usa uma abordagem multifacetada. E estou em crer que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia é uma delas. Não me parece que Putin esteja muito interessado em ver o Papa e ouvir as suas boas e apaziguadoras palavras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, teu comentário. Contudo, deve-se considerar que a pressão da igreja ortodoxa russa tem sido determinante em manter Francisco afastado... coisa que não lembra ao diabo!

      Eliminar
    2. Eu sei. O Patriarca Ciril tem muiiiito poder!

      Eliminar
  2. A NATO, a Rússia e a Ucrânia são uma trilogia desastrosa!
    Não sei se Francisco conseguirá resultados positivos!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engano teu, a Ucrânia para a paz pouco conta... NATO, Rússia e EUA é a trilogia certa...

      Eliminar
  3. Um homem esclarecido que não disfarça a verdade só para agradar aos EUA e à UE.
    Os detractores de quem não alinha na opinião única serão capazes de usar com o Papa o mesmo palavreado ofensivo?

    ResponderEliminar
  4. Esperemos que sim, que Francisco chegue à fala com Putin...

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em programa recente, alguns comentadores referiam que se Putin o fizesse talvez tivesse uma saída airosa... a ver vamos!
      Abraço!

      Eliminar
  5. Este Papa é um ser humano a sério e espero que Putin o receba muito em breve e ele também com seriedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já referi, por aí, há resistências internas... designadamente por parte da Igreja Ortodoxa Russa

      Eliminar
  6. Eu que sempre detestei o Francisco … agora começo a gostar dele 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde sempre, estive com ele. Já em 2013 o citava, assim:
      «"Enquanto os problemas dos pobres não forem radicalmente resolvidos por meio da rejeição da autonomia absoluta dos mercados e a especulação financeira, e pelo ataque às causas estruturais da desigualdade, nenhuma solução será encontrada para os problemas do mundo ou, nessa matéria, para quaisquer problemas“

      Eliminar
    2. O Vaticano é uma pocilga de criminosos e pedófilos.
      A igreja católica em Portugal 🇵🇹 esteve sempre ao lado dos ricos, dizendo palermices como „O reino do céu está aberto aos pobres e não aos ricos.“ O Francisco encobriu um amigo argentino que era pedófilo e deu nomes de pessoas adversárias à JUNTA. Agora está arrependido de tantos pecados. Velho e com um pé na cova ☠️

      Eliminar