06 maio, 2022

O "BOOMERANG" ANTICOMUNISTA (ou se o tiro não sairá pela culatra de quem tanto ataca)


Ela, com este meio sorriso, testemunha ter siso.  Siso,  bom senso e sinal de tudo em que reflecte fazer sentido. Segue extracto, em que escreve assim: 

«A verdade é que ao ideal comunista – altruísta e igualitário, com abolição de classes e eventualmente do próprio Estado – não foi feita justiça com as tentativas conhecidas de o concretizar. Há quem diga que nunca seria possível, que são ideais utópicos. Não é preciso fazer essa avaliação. É que indo ao programa do PCP e à sua história, encontramos a defesa da democracia, o combate às desigualdades sociais, a defesa das lutas tradicionais e, mais recentemente, das progressistas. Não há revolução, não há estado totalitário ou ditadura do proletariado.»

Ou ainda, indo ao final do seu texto:

«... o resultado desta convergência em torno da crítica ao PCP pode trazer resultados inesperados: é que as pessoas, quando sentem um aperto, inclinam-se para onde o seu lado sentimental, chamemos-lhe assim, pende. Ninguém de esquerda pode sentir prazer em assistir ao linchamento de um partido como o PCP. Estão a esticar uma corda que pode partir numa parte em que não se esperaria.

O PCP, contrariamente ao que seria previsível, pode sair daqui com vigor. Entre os que atrai ao puro engano – um bom exemplo são os putinistas – e os que sentem o instinto de proteger o partido, que diariamente está nas trends como alvo a abater, o fim do partido pode estar mais longe do que se tem afirmado.

Faz sentido perguntar: o que querem os anticomunistas? Acabar com o PCP. O que vão conseguir? Talvez dar-lhe um novo alento.»

 Carmo Afonso, in Público (ler tudo aqui)

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Não sei de onde saiu esta mulher...
      ou melhor, não sei de onde saiu tanta lucidez

      Eliminar
  2. Os descomprometidos lúcidos fazem muitíssima falta a este país. Sim, mais ao país do que aos comunistas...

    ResponderEliminar
  3. Uma única andorinha não faz a PRIMAVERA.
    Saudações de Düsseldorf.

    ResponderEliminar
  4. O problema da sociedade actual é que está infestada de comentadores e especialistas com um ego tão grande que imbuídos da sua cegueira e falta de
    ética moral são como as hienas atacam em bando.
    Felizmente surgem cada vez mais, vozes lúcidas e descomprometidas como Carmo Afonso.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E até de áreas insuspeitas, muitas vozes se juntam...
      Tenho vindo a procurar testemunhos, posições, alertas, avisos
      para além de camaradas e amigos..

      Abraço, confiante!

      Eliminar