09 maio, 2022

A VERDADEIRA GENEROSIDADE


 
O acto generoso está normalmente associado à necessidade de reconhecimento por parte de quem o pratica. Frequentemente resulta da compreensão da necessidade do outro. Contudo, a verdadeira generosidade deve ter por impulso a ternura e o amor, nunca a pena...

19 comentários:

  1. „O ideal do amor e da verdadeira generosidade é dar tudo de si, mas sempre sentir como se isso não houvesse lhe custado nada.“

    Simone de Beauvoir

    ResponderEliminar
  2. Sempre vi a minha mãe praticar – ao longo da sua vida e enquanto manteve as suas faculdades cognitivas intactas – verdadeiros atos de generosidade. Por isso acredito na generosidade verdadeira, aquela que não exige/requer reconhecimento e que não revela caridade ou pena .

    ResponderEliminar
  3. Exactamente, meu generoso amigo, exactamente... digo eu, reconhecida por, graças a ti, ter algum dinheiro comigo, bem como por estarem pagas as facturas da água e da energia eléctrica :)

    Abraço grande!

    ResponderEliminar
  4. Se faço alguma coisa é porque penso que devo/quero fazê-la. O reconhecimento não entra nesta equação. O que me admira verdadeiramente é quando ele vem. Serve para me fazer sentir constrangida, sobretudo.

    Bj.

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto desse constrangimento... em mim funciona como estímulo

      Bjinho

      Eliminar
  5. Para ser franca não sei se sou generosa mas, realmente, faça o que fizer não espero retorno.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca sabemos, mas sentimos pelos sorrisos que recebemos

      Deixo-te um sorriso

      Eliminar
  6. A verdadeira generosidade não espera recompensa.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... mas, reconheça-se, um elogio funciona sempre como um estímulo

      Abraço

      Eliminar
  7. Concordando, Rogério
    Ser generoso não pode ser só compaixão, precisa estar baseado no amor e em consequência no compartilhamento..
    Beijo, Rogério

    ResponderEliminar
  8. Tive no liceu um professor de Religião e Moral, que era um padre chamado Alexandrino Brochado, já falecido, que, mesmo antes do 25 de Abril, não deixava de manifestar nas aulas a sua admiração pelos comunistas. Dizia ele que, enquanto os cristãos praticavam o bem na expectativa de serem recompensados no Além, os comunistas faziam-no, e até arriscavam a sua própria vida, sem esperarem qualquer recompensa neste mundo ou noutro qualquer. Ele não era comunista, longe disso, mas dizia que os comunistas é que eram as pessoas mais generosas, porque davam tudo sem esperarem nada em troca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Numa das últimas Festas do Avante, eu tinha a tarefa de "Contacto com os visitantes", falando com um pequeno grupo onde estava uma catequista, dizia-me ela que "nós" e a Igreja temos, em larga medida, os mesmos valores... só que os católicos esperam o céu, nós nem tanto! :)

      Eliminar