23 maio, 2022

EM TEMPO DE GUERRA, UM LIVRO QUE FALA DE GESTOS DE PAZ...


Se bem se lembram, a imagem mostra o momento em que ofereço o meu primeiro livro à Marta no decurso de um almoço em que celebrávamos o "25 de Abril". 

Na sexta feira passada a Marta ligou-me: "Rogério, vai haver uma aula onde a professora nos vai pedir para falarmos de um livro. Escolhi o teu. Mas ajuda-me. Como posso apresentar-te como autor? Como achas que faça?"

Ontem, mandei-lhe um e-mail, recomendando qualquer coisa, assim:

«O autor deste livro, mora na minha praceta e conta 77 anos.
 
Ofereceu-me o livro e disse-me para vos dizer que, se não tivermos a memória do seu tempo, corremos o risco de voltar a passar por coisas más. Cada povo deve ter a sua memória e o livro dele é um contributo para que essa memória não se perca.

Coisas más, por ele passadas? Ele destaca o ter perdido 4 anos da sua juventude vestindo farda. Ter passado dois, desses quatro, numa guerra. Contudo, afirma, que sua alma nunca se admitiu fardada...

Ao oferecer-me o livro, fez-me uma dedicatória onde se lê "Para a Marta, com quem partilho a memória de afectos, angústias e medos... como enfermeiro militar, na guerra em Angola, e assina"
 
Agora vou ler-vos a página 85, por ele recomendada, que podem seguir pelo livro que podem ler aqui... »

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Saúdo o leitor...
      E pergunto se já leste alguma passagem a alguém...

      Eliminar
    2. Não tenho ninguém próximo a quem fazer uma sessão de leitura, sou um homem no exílio.

      Eliminar
  2. Fui direitinha ao original, reler a página 85 :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leste eu fazendo algo
      para o qual
      não estava habilitado...

      Mas o desfecho emocionou-me muito

      Abraço

      Eliminar
  3. Um livro que já li, e que muito me agradou. Parabéns à Marta pelo livro escolhido. É importante que os novos conheçam as memórias dos mais velhos para que não se deixem iludir.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedi à Marta que me contasse os detalhes...
      Ainda não me ligou. O que me disser, eu conto!

      Abraço

      Eliminar
  4. Irei ler o teu livro e voltarei ao tema quando acabar de o ler.
    Mas gostei de saber que há jovens que se interessa pela nossa história contemporânea e não deixam esquecer o que certos políticos tentam apagar a todo o custo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Tive o gosto de conhecer o autor e de ler o livro.

    Abraço

    ResponderEliminar